O planejamento, de um modo geral, diz respeito à intencionalidade da ação humana em contrapartida ao agir aleatoriamente, ao "fazer de qualquer jeito", desconsiderando um fim, um objetivo e um agir de forma organizada (os meios) para construir/atingir o resultado desejado. O planejamento de ensino, portanto é uma construção orientadora da ação docente, que como processo, organiza e dá direção a prática coerente com os objetivos a que se propõe. Tem que responder às seguintes questões: -Ao como? Com quê? O quê? Para quê? Para quem? na forma de plano. Para que seja possível a concretização desta atividade docente, há a necessidade de uma outra instância de planejamento que são, o projeto político-pedagógico e o projeto curricular, que serão norteadores da ação docente coerente e responsável, e antecedem ao planejamento de ensino propriamente dito.
Fonte: BOSSLE, F. Planejamento de ensino na educação física-uma contribuição ao coletivo docente. Movimento, v. 8, n. 1, p. 31-39, 2002.
A organização de um plano de aula é essencial para que o docente possa avaliar o processo de ensino e aprendizagem das suas turmas. De tal modo, sua tarefa nesta atividade MAPA é CONSTRUIR UM PLANO DE AULA, que dê sequência ao planejamento do "plano 01", disposto no material didático da disciplina entre as páginas 134-137.
Neste sentido, você deverá dar CONTINUIDADE à aula que já está organizada no livro, sobre Corporeidade, para o 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, considerando o tema: Estruturas Perceptivas e Capacitativa - Motoras - Equilíbrio Corporal. Atente-se que você deverá partir de uma ideia que já foi apresentada.
O seu plano de aula deverá conter obrigatoriamente: tema, assuntos, objetivos (geral e específicos), desenvolvimento da aula (que deverá ser dividido em primeiro, segundo e terceiro momento, assim como o modelo disposto no livro), avaliação, recursos utilizados e referências.
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES PARA DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE (LEIA TUDO COM BASTANTE ATENÇÃO E CALMA):
As cópias literais do livro didático não serão aceitas, uma vez que é necessário descrever com suas próprias palavras e cópias literais são consideradas como PLÁGIO.
Todas as atividades são avaliadas conforme o que está sendo solicitado e as instruções fornecidas. Sendo assim, o descumprimento dessas orientações sempre acarreta em algum desconto na nota.
Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de entregar sua atividade.
A atividade deverá ser realizada individualmente.
A atividade deverá ser entregue no MODELO DE MAPA, disponível na pasta Material da Disciplina.
Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto.
Utilize o livro (PDF), as aulas conceituais e as aulas ao vivo, como principais fontes de apoio.
Lembre-se de finalizar a sua atividade quando enviar o seu arquivo.
A Unicesumar não se responsabiliza por arquivos postados errados ou por atividades não finalizadas.
Os prazos das atividades NÃO SERÃO ALTERADOS, desta maneira, EVITE deixar a realização para última hora.
Plano de aula |
TEMA: |
ASSUNTOS: |
OBJETIVOS GERAIS: |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: |
DESENVOLVIMENTO DA AULA: |
AVALIAÇÃO: |
RECURSOS: |
REFERÊNCIAS: |