MAPA SUB – SAÚDE COLETIVA – 51/2023
CARO(A) ALUNO(A),
Seja bem-vindo(a) à atividade MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) SUB da disciplina de Saúde Coletiva!
Instruções iniciais: utilize o modelo de MAPA SUB padrão para realizar esta atividade. Ele se encontra em “Material da Disciplina”. Siga todas as instruções constantes nesse modelo.
O Sistema Único de Saúde (SUS) é “inspirado em valores como igualdade, democracia e emancipação, o SUS está inserido na Constituição, na legislação ordinária e em normas técnicas e administrativas”. Para operacionalizar o sistema no Brasil, empreendeu-se “a descentralização de atribuições e de recursos, ampliando a oferta e o acesso aos serviços e ações, com impacto nos níveis de saúde. Essa diretriz constitucional, com comando único em cada esfera de governo, foi implementada em menos de uma década para 27 unidades da federação e quase 5.600 municípios, garantindo a participação da comunidade através de conferências e conselhos, bem como criando instâncias de pactuação, a exemplo das comissões intergestoras tripartite e bipartite. Esse processo de construção do SUS tem gerado entusiasmo e compromisso de trabalhadores da saúde vinculados às secretarias e ao Ministério, apesar das limitações impostas pela gestão do trabalho nas três esferas de governo que geram insatisfações nos serviços públicos”.
Fonte: https://www.scielo.br/j/csc/a/Qg7SJFjWPjvdQjvnRzxS6Mg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 abr. 2023.
Neste cenário, o sistema de saúde, a partir do levantamento das reais necessidades da população, criou as políticas públicas, as quais devem elaborar planos de ação com o objetivo de minimizar e/ou resolver os problemas da sociedade. Para tornar possível a organização das ações, as políticas públicas de saúde estão separadas de acordo com o seu público-alvo: mulher, criança, adulto e idoso, populações vulneráveis e saúde mental e outras. Sobre as políticas pulicas de saúde, responda as questões a seguir:
Questão 1
Em 2004, foi elaborada a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM), a fim de atender às reais necessidades das mulheres brasileiras e, nesse sentido, reduzir índices de morbidade e mortalidade por causas evitáveis. APRESENTE 10 ações estratégicas do PNAISM.
Questão 2
Percebe-se que, ao longo da história, as políticas públicas de saúde voltadas à criança foram se transformando, adequando-se tanto ao papel social exercido pela criança como ao perfil epidemiológico e às demandas de saúde de cada época. Devido ao número significativo de nascimentos prematuros e com baixo peso, em 2020, o Ministério da Saúde lançou o Método Mãe Canguru — Atenção Humanizada ao Recém-nascido de Baixo Peso. EVIDENCIE a vantagem do uso desse método.
Questão 3
“Atualmente, o Brasil encontra-se em processo de transição demográfica e epidemiológica, causado pelo aumento do número de idosos em relação às demais faixas etárias. Esse processo ocasiona o fenômeno do envelhecimento populacional e, consequentemente, está associado a maior prevalência de doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT) em detrimento de doenças agudas”.
Fonte: https://www.scielo.br/j/csc/a/97LpXcVCCNwFdZyCLMDPXGd/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 abr. 2023.
Sobre as DCNT, responda as questões:
a) O Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) 2011–2022 foi elaborado considerando a dimensão das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no território brasileiro. INDIQUE os principais grupos de DCNT que fazem parte desse plano.
b) ENUMERE os fatores de risco modificáveis e em comum para as DCNT.
Questão 4
O termo “envelhecimento ativo” passou a ser utilizado no final dos anos 90 com o intuito de expandir os fatores que afetam o envelhecimento para além da saúde. As políticas públicas passaram, então, a pensar em ações que abordassem a alimentação saudável, prática de atividade física, combate às situações de violência familiar e urbana, redução do consumo do tabaco e álcool etc. Em outubro de 2006, é aprovada a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI). APRESENTE a finalidade principal dessa política.