MAPA SUB Teorias da Administração 52/2023
Olá, estudante!
A Atividade MAPA SUB proporcionará a você o desenvolvimento de habilidades importantes para o contexto organizacional. Assim, o objetivo dela é que você seja capaz de analisar uma estrutura organizacional, bem como a dinâmica adotada e que reconheça, por meio da observação, as Teorias da Administração presentes na estrutura organizacional apresentada e identifique ações e processos que caracterizam determinadas Teorias da Administração. Para realizar a atividade proposta, você deverá seguir estas etapas:
PRIMEIRA ETAPA: leitura e análise da resenha do filme Tempos Modernos.
* Ler com atenção a resenha do filme Tempos Modernos.
* Refletir sobre as situações e o contexto organizacional apresentados na resenha.
* Analisar e identificar as Teorias da Administração ali existentes.
SEGUNDA ETAPA: realização e envio da atividade
* Realizar e enviar a atividade solicitada.
Dica dos professores:
* Se desejar, poderá assistir ao filme na íntegra acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=fCkFjlR7-JQ&t=24s. Para isso, copie e cole o link em seu navegador.
* Consulte a bibliografia do curso e todo o material de apoio que considerar necessário para apresentar o seu melhor desempenho.
PRIMEIRA ETAPA: leitura e análise da resenha do filme Tempos Modernos.
Resenha do filme Tempo Modernos
Tempos Modernos é um filme de 1936 idealizado por Charles Chaplin. A produção se tornou um clássico do cinema e é uma das mais conhecidas do cineasta. O filme descreve, sem falas, como era o processo de trabalho na época da quebra da bolsa norte-americana de 1929, bem como faz referências à Revolução Industrial. A história começa com Carlitos sendo operário em uma fábrica. Lá, o trabalho é cansativo e desinteressante, pois sua única função é rosquear parafusos. O personagem de Chaplin retratava muito bem como era a labuta diária, mostrando que cada funcionário exercia funções predeterminadas, individuais e imutáveis durante seu tempo na empresa.
A transformação do homem em máquina também é mostrada, como quando uma empresa desenvolve uma máquina em que seria possível o funcionário almoçar enquanto trabalhava, para que a produção não parasse. Na verdade, era um aparelho que prometia “alimentar” os operários enquanto eles continuavam executando suas tarefas. Obviamente, a invenção não funciona direito, o que rende uma interpretação engraçadíssima de Chaplin.
Fonte: https://www.todamateria.com.br/tempos-modernos-filme-chaplin/. Acesso em: 25 jan. 2023.
Descrição da imagem: homem sentado a uma mesa redonda. Há uma máquina que segura uma espiga de milho sobre essa mesa que desliza na boca do homem para que ele coma sem precisar colocar suas mãos.
É perceptível que o processo de produção em massa é exaustivo, o que se evidencia quando o personagem principal, em um surto, acostumado com seu trabalho repetitivo, enxerga — em tudo que vê — a necessidade de arrumar, apertar, mexer, como, por exemplo, apertar os botões do vestido de uma mulher na calçada, sendo preso por isso.
Em alguns momentos, o detentor dos meios de produção aparece nos telões espalhados pela fábrica e pede ao seu subordinado que aumente a velocidade da produção, aumentando a velocidade da esteira por onde passam as peças que devem ser montadas, sem se preocupar com a situação do empregado. Assim, fica evidente o compromisso com o lucro e a grande produção. Além disso, toda a disposição no interior da fábrica é pensada para garantir que não se perca tempo com movimentos desnecessários. As peças que serão montadas são colocadas sobre uma esteira que passa pelos funcionários, que se posicionam em pé ao longo dela. Conforme a esteira passa, cada funcionário executa a sua tarefa na montagem específica de uma parte da peça, não há variação de função e nem montagem de mais que uma parte da peça por trabalhador, o que inviabilizava o entendimento da construção do produto final.
Fonte: https://www.todamateria.com.br/tempos-modernos-filme-chaplin/. Acesso em: 25 jan. 2023.
Descrição da imagem: em um interior de fábrica, há uma esteira rolante com peças sendo trabalhadas conforme a esteira passa por quatro trabalhadores que estão em pé de frente para essa esteira. Cada trabalhador executa uma parte da montagem da peça.
Há uma passagem em que o ator principal desiste do trabalho na fábrica e encontra um serviço no píer. Lá, ele deveria procurar por um pedaço de madeira, porém, graças à sua especialização do trabalho, não conseguiu pensar em qual seria a utilização do pedaço de madeira. Por fim, ele escolhe o objeto e o leva a seu destino, mas, como era para segurar o barco e o caibro era muito fraco, o barco afundou e deixou todos os outros trabalhadores decepcionados. Com isso, o personagem de Chaplin é obrigado a voltar para a fábrica. Outra passagem importante na fábrica é quando Carlitos fica atrapalhado com o trabalho e acaba sendo “engolido” pela máquina e entrando nas suas engrenagens. Essa parte mostra a desumanização do homem, quase como se fosse uma peça mecânica.
Depois disso, Carlitos sofre uma crise nervosa e é mandado embora. O homem, então, liga-se a um protesto de rua e acaba preso, o que demonstra a repressão aos movimentos sociais. Na prisão, ele ingere drogas acidentalmente, mas consegue ser liberado. O homem, assim, vai em busca de outro emprego e consegue ser segurança de uma loja de departamentos, mas logo é despedido.
Carlitos conhece Ellen, uma jovem que estava em situação igualmente difícil e roubava comida para sobreviver. Os dois se apaixonam, mas logo ele se envolve novamente em uma confusão e vai preso mais uma vez. Ao sair da cadeia, eles se reencontram. Nessa altura, a moça trabalhava como dançarina em um café. Ela consegue um emprego para Carlitos como garçom. Além disso, ele também faz apresentações para os clientes. Ellen é considerada criminosa por vadiagem e passa a ser procurada pela polícia. Nesse momento, Carlitos se une a ela e os dois partem em busca de melhores condições de vida.
Fonte: adaptado de: https://www.todamateria.com.br/tempos-modernos-filme-chaplin/. Acesso em: 25 jan. 2023.
Fonte: adaptado de: https://jus.com.br/artigos/37872/resenha-do-filme-tempos-modernos-1936-as-relacoes-de-trabalho-no-passado-e-atualmente. Acesso em: 25 jan. 2023.
Agora, é com você!
SEGUNDA ETAPA: realização e envio da atividade
A partir das leituras realizadas sobre as Teorias da Administração e considerando a resenha do filme Tempos Modernos, faça o que se pede.
1. Apresente, no mínimo, cinco situações citadas na resenha que fazem referência às características de alguma das Teorias da Administração estudadas e relacione cada um desses elementos a uma ou mais das Teorias da Administração. Para isso, utilize o quadro disponível no Formulário Padrão MAPA SUB, semelhante ao quadro apresentado a seguir:
SITUAÇÕES
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Fonte: o autor.
2. A partir dos estudos da Administração Científica e da Organização Racional do Trabalho (ORT), que é a base da ciência administrativa desenvolvida por Taylor, cite e descreva uma das nove características apresentadas no livro da disciplina que fica evidente na resenha do filme Tempos Modernos. Justifique sua resposta apresentando um trecho da resenha que evidencia claramente a característica da ORT escolhida por você.
3. Selecione uma das teorias identificadas no filme e se aprofunde nos estudos desse tema. Então, descreva algum processo que, atualmente, encontramos nas organizações e que evidencia elementos próprios dessa teoria. Importante mencionar a teoria escolhida para estudo.
Orientações importantes
– Leia o conteúdo da Unidade 2 do livro didático disponível no Studeo, que explica as características básicas da Matriz SWOT.
– Assista ao vídeo de orientações gravado pela professora. Para isto, copie e cole o link a seguir em seu navegador: https://youtu.be/Kq_kv1LbUJ8.
– Utilize o Formulário Padrão MAPA SUB, arquivo em Word, disponível no ambiente da disciplina (Material da Disciplina).
– Antes de finalizar a atividade, certifique-se de que está anexando o arquivo correto no seu Studeo, pois, após a finalização, não é permitido realizar quaisquer alterações.
– A atividade será aceita somente pelo Studeo, e atividades fora do prazo não serão aceitas! Ah, arquivos em branco, corrompidos ou incorretos não terão atribuição de nota.
– Em casos de dúvidas, entre em contato com o(a) seu(sua) professor(a) mediador(a) pelo Studeo, via Fale com o Mediador.