MAPA – ELETRÔNICA ANALÓGICA – 52/2023
Para fazer com que um sinal de áudio possa atingir grandes distâncias é necessário ampliar sua intensidade, tarefa que os amplificadores de áudio realizam com maestria. Existem diversas topologias de circuitos que são amplamente utilizadas para que um sinal de entrada seja elevado várias vezes, na saída de um estágio amplificador. Este acopla o sinal proveniente de uma fonte de baixa intensidade ao estágio de ganho e, posteriormente, acopla-o ao sistema de reprodução de áudio, no caso, alto falantes.
O efeito de amplificação resulta em se aplicar ganho ao sinal de entrada para que o sinal de saída tenha sua amplitude aumentada, ou até mesmo atenuada. No caso dos amplificadores de áudio é comum encontrarmos diversas topologias que diferenciam-se de acordo com o projeto e o propósito do amplificador, assim, um amplificador de áudio utilizado em um smartphone pode ter topologia diferente do
amplificador de áudio de um palco dedicado a um show musical, assim, existem algumas classes de amplificadores, a exemplo das classes A, B, AB e D.
Atividade MAPA:
Desenvolver um amplificador de áudio classe AB com transistores bipolares, amplificando um sinal senoidal, apresentando-se:
- os gráficos dos sinais de entrada e saída, com ganho mínimo de 4 vezes e
- o circuito alimentado em 12 Vcc, admitindo sinal de entrada de 500 mV e frequência de 200 Hz.
Sugestão: utilizar o ambiente LTSpice para desenhar o circuito e plotar as curvas.
MAPA – EMPREENDEDORISMO – 52/2023
Startup é uma empresa emergente que busca identificar oportunidades de negócios em mercados em transformação ou ainda pouco explorados. Normalmente, as startups são criadas por empreendedores que desejam inovar, desenvolvendo novos produtos, serviços ou modelos de negócios. Elas são caracterizadas por uma cultura ágil, flexível e inovadora, onde o foco está em identificar as necessidades dos clientes e criar soluções que atendam a essas demandas de forma personalizada e inovadora. Como é o caso da Apple, que transformou o segmento de comunicação ao criar o iPhone.
Por outro lado, a empresa tradicional é uma organização estabelecida que opera em mercados consolidados, com uma estrutura de custos já definida. Normalmente, essas empresas têm uma cultura mais conservadora e uma estrutura organizacional mais rígida, com diversos níveis hierárquicos e departamentos claramente definidos (departamento comercial, marketing, contabilidade, recursos humanos etc.). Elas têm uma estrutura de financiamento mais estável, com acesso a fontes de capital próprio e empréstimos bancários, o que lhes permite manter suas operações em longo prazo. A exemplo, na mesma área de comunicação, podemos destacar como empresa tradicional a gigante da telefonia Vivo.
Fonte: MAGNO NETO, W. B. Empreendedorismo. Maringá: UniCesumar, 2018.
ETAPA 1:
Durante nossas aulas, já compreendemos melhor quais são as principais diferenças entre empresa tradicional e startup. Durante a nossa atividade prática MAPA, o objetivo é que você compreenda melhor quais são as principais diferenças no desenvolvimento de um produto ou serviço de uma empresa tradicional e startup de mesmo segmento. Dessa forma, você terá condições de pensar em melhores formas de promover ganho de produtividade no seu segmento de trabalho. Para isso, veja as orientações a seguir:
a) Com base nos nossos estudos sobre o tema “Diferenças entre startup e grande empresa”, identifique como uma empresa tradicional desenvolve e faz o lançamento de um novo produto, explicando com suas palavras pelo menos dois dos "pecados mortais" no modelo de lançamento de um produto.
b) Para uma melhor compreensão, agora, você vai realizar uma pesquisa para identificar e descrever o processo de desenvolvimento do cliente de uma startup.
c) Na sequência, você vai identificar e descrever três diferenças nas formas de desenvolvimento e lançamento de produto/serviço de uma startup e uma empresa tradicional. Essas diferenças entre empresa tradicional e startup não podem ser as mesmas que já foram mencionadas nas questões anteriores.
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ETAPA 2:
Com 19 unicórnios, Brasil fica em 10º lugar no ranking global
País desceu uma posição em 2023 após ser desbancado pela Coreia do Sul; lista compara startups consideradas como unicórnio. A startup é considerada unicórnio quando o seu valor de mercado ultrapassa US $1 bilhão.
O Brasil desceu uma posição no ranking de países com mais startups unicórnios em 2023. Agora, está em 10º lugar com 19 empresas de inovação avaliadas em mais de US $1 bilhão. Marcas como iFood, Quinto Andar e Loft estão entre os representantes do país. A Coreia do Sul agora ocupa o 9º lugar, com 22 unicórnios. A lista é encabeçada pelos Estados Unidos, que contam com 712 companhias do tipo. China (248) e Índia (85) vêm em seguida. Os números são de um levantamento da Tipalti feito a partir de dados da Crunchbase.
Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-empreendedor/com-19-unicornios-brasil-fica-em-10o-lugar-no-ranking-global/>. Acesso em: 23 abr. 2023.
Partindo da compreensão que você já possui sobre as diferenças entre empresa tradicional e startup, e com base no texto apresentado sobre o posicionamento do Brasil no ranking de maiores startups, você vai continuar a desenvolver seu MAPA conforme as orientações a seguir:
a) Realize uma pesquisa dentro do segmento da sua área de formação e identifique uma startup que está crescendo no Brasil. Faça uma breve explicação sobre essa startup, apresente qual é o segmento de clientes que ela possui e qual a proposta de valor que ela tem.
b) Permanecendo dentro do segmento da sua área de formação, identifique dois problemas relevantes que existem no segmento dessa startup que você apresentou.
c) Agora, você vai desenvolver uma proposta de valor para solucionar um desses dois problemas levantados anteriormente, a qual possa proporcionar ganho de produtividade ao segmento da sua área de formação.
MAPA – ESTRUTURA DE AÇO E MADEIRA – 52/2023
M.A.P.A. – ESTRUTURA DE AÇO E MADEIRA
Verificações em Estrutura de Aço e Madeira
Olá, aluno(a)!
Seja bem-vindo(a) à nossa atividade M.A.P.A. da disciplina de Estrutura de Aço e Madeira. Nessa atividade você deverá executar algumas atividades que fazem parte de um projeto estrutura. Para executar essa atividade você precisará utilizar os conteúdos estudados ao longo da nossa disciplina, assim como conhecimentos já adquiridos em disciplinas anteriores como Teoria das Estruturas I e II. Pronto para começar?
Suas tarefas nessa atividade M.A.P.A. serão:
Realizar a verificação de uma peça de madeira à tração;
Dimensionar a espessura de uma chapa também solicitada à tração.
Bom trabalho!
Prof.ª Amanda Soares
INSTRUÇÕES DE ENTREGA
Este é um trabalho INDIVIDUAL.
As respostas podem ser entregues utilizando o Template disponibilizado.
Sobre o seu preenchimento, é necessário o cumprimento das seguintes diretrizes:
Não serão aceitas respostas que constam apenas o resultado numérico, sem que seja demonstrado o raciocínio que o levou a encontrar aquela resposta;
Toda e qualquer fonte e/ou referência utilizada para responder os questionários deve ser citada ao final da questão;
Após inteiramente respondido, o Template deve ser enviado para correção através do Studeo em um dos formatos sugeridos abaixo:
.jpg, .pdf, .doc, .zip ou .rar.
Obs.: para o envio de outros tipos de arquivos, verificar com o mediador.
O Template pode ter quantas páginas você precisar para respondê-lo, desde que siga a sua estrutura;
O Template deve ser enviado única e exclusivamente pelo Studeo, no campo destinado à esta atividade da disciplina de Estruturas de Aço e Madeira. Toda e qualquer outra forma de entrega não será considerada.
A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então preencha tudo com cuidado, explique o que está fazendo, responda as perguntas e mostre sempre o passo a passo das resoluções e deduções.
Quanto mais completo seu trabalho, melhor!
Problemas frequentes a evitar:
Coloque um nome simples em seu arquivo para não haver confusão no momento do envio;
Se você usa Open Office ou MAC, transforme o arquivo em .pdf para evitar incompatibilidades;
Verifique se você está enviando o arquivo correto! É a atividade M.A.P.A. da disciplina de Estruturas de Aço e Madeira? Ele está preenchido adequadamente?
Como enviar o arquivo:
Acesse, no Studeo, o ambiente da disciplina e clique no botão “M.A.P.A.”. No final da página há uma caixa tracejada de envio de arquivo. Basta clicar nela e, então, selecionar o arquivo de resposta (template) da sua atividade;
Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que tudo está certo, pois uma vez finalizado não será possível modificar o arquivo. Sugerimos que clique no link gerado da atividade e faça o download para conferir se está de acordo com o arquivo entregue.
Sobre plágio e outras regras:
Trabalhos copiados da internet ou de outros alunos serão zerados!
A equipe de mediação está à disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” no Studeo. Aproveite essa ferramenta!
CONTEXTUALIZAÇÃO
Projetar estruturas envolve uma série de conhecimentos a respeito dos sistemas estruturas disponíveis, tipos de vinculações, ações atuantes nas estruturas e as propriedades e características dos materiais empregados.
Dessa forma, você pode perceber que a formação de um projetista passa por diversas disciplinas como resistência dos materiais, teoria das estruturas I e II, e disciplinas específicas como a de estruturas de aço e madeira.
Você como um aluno do 5° ano, já cursou a maioria dessas disciplinas e, portanto, está preparado para compreender todos os passos que envolve um projeto estrutural.
Na atividade dessa disciplina você foi contratado por um grande escritório projetista e no seu período de teste na empresa foi escalado para fazer as verificações de algumas etapas do cálculo estrutural.
Não se engane, caro (a) aluno (a), as verificações são tão importantes quanto a etapa de dimensionamento, é através das verificações que constatamos se a nossa estrutura está em segurança garantindo a qualidade do trabalho.
Você está preparado para mais esse desafio? Então mãos à obra!
ETAPA 1
Uma tesoura está sujeita a combinações normais de ações. Após a determinação dos esforços solicitantes para estas combinações de ações, verifica-se se os elementos da treliça atendem os critérios de segurança no estado limite último. Verifique a tensão e a carga resistente de cálculo de projeto à tração paralela às fibras (ftd), sabendo que:
-Será utilizada madeira serrada de pinho-do-paraná, tipo coníferas, classe de carregamento de longa duração, de 2ª categoria, nas condições de umidade padrão, sendo que o local da construção tem umidade relativa do ar média igual a 80%.
Considere:
ft0 média (resistência a tração média paralela as fibras) = 93,10 Mpa;
Seção transversal da madeira retangular de largura (60mmx120mm);
Carga solicitante à tração de 150KN;
Resistência característica ft,풌 = 65,17 MPa.
Observação: caso a peça atenda, demonstre as verificações necessárias e caso a peça não atenda, além das verificações necessárias escreva quais são as soluções que devem ser tomadas.
ETAPA 2
Calcular a espessura necessária de uma chapa de 100 mm de largura, sujeita a um esforço axial de 100 kN (10 tf). Resolver o problema para o aço ASTM A36 (fy=250MPa e fu = 400MPa), utilizando o método dos estados limites.
Utilize a tabela abaixo para determinar a espessura:
Tabela 1: Medidas.
Fonte: http://www.aluplexbrasil.com.br/produto/chapas-de-a-o-carbono-inox-e-galvanizadas/chapa-a-o-
lisa/chapa-de-a-o-lisa/207/
MAPA – ESTRUTURAS DE CONCRETO II – 52/2023
MAPA DE ESTRUTURAS DE CONCRETO II
TEMA: PROJETO ESTRUTURAL DE UMA RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR
Olá, estudante! Tudo bem?
Seja bem-vindo(a) à nossa atividade MAPA da disciplina Estruturas de Concreto II. A atividade tem como tema “projeto estrutural de uma residência unifamiliar” e está dividida em três etapas, abordando os conteúdos que serão estudados ao longo de toda a disciplina.
CONTEXTUALIZAÇÃO
A Romano Engenharia é um escritório que atua há 10 anos no mercado produzindo projetos
complementares. Dentro do escritório, você foi contratado(a) para ser o(a) engenheiro(a) responsável pelo cálculo e pela análise estrutural dos projetos. Seu atual trabalho no escritório é o desenvolvimento do projeto estrutural de uma residência de 161 m², que será construída na cidade de Londrina. A fachada do projeto arquitetônico está apresentada na Figura 1:
Figura 1 - Fachada do projeto arquitetônico de residência unifamiliar
Fonte: o autor.
A residência será uma edificação térrea, mas o cliente pretende deixar a estrutura preparada para, futuramente, receber um pavimento superior em uma parte da casa. Portanto, o projeto estrutural deverá prever as cargas necessárias para suportar todo o sobrepeso nessa região.
Sabe-se que desenvolvimento do projeto estrutural acontece em três fases, sendo elas:
(a) concepção;
(b) pré-dimensionamento; e
(c) análise.
Na etapa de concepção, é realizada a escolha do sistema estrutural mais adequado ao projeto arquitetônico; na fase de pré-dimensionamento, são lançadas as geometrias dos elementos, em que se consideram as referidas ações a que cada elemento está sujeito; e, por fim, na fase de análise, são realizadas as verificações dos comportamentos de cada elemento já pré-determinado, sendo realizadas verificações em Estado Limite Último (ELU) e Estado Limite de Serviço (ELS).
Ao iniciar os trabalhos, foi definido um pré-dimensionamento da estrutura do pavimento térreo, de acordo com a planta apresentada na Figura 2:
Figura 2 - Pré-dimensionamento da estrutura
Fonte: o autor.
A partir desse contexto, leia atentamente as orientações das etapas descritas a seguir e responda cada item solicitado.
ETAPA 1
ENTENDENDO AS CARACTERÍSTICAS DO PROJETO
Todas as fases do desenvolvimento do projeto são essenciais para o desenvolvimento de uma estrutura eficiente, segura e com alta durabilidade. Nesse projeto, as fases de concepção e de pré-dimensionamento já foram realizadas, mas é importante entender algumas características que foram consideradas. Por exemplo, a classe de agressividade ambiental desse projeto é a II, e a classe mínima do concreto é o C25.
A partir disso, RESPONDA o que se pede:
1.1 EXPLIQUE qual é a importância da etapa de pré-dimensionamento da estrutura.
1.2 EXPLIQUE o que representa a classificação de agressividade do concreto e qual é a importância em determiná-la.
1.3 FAÇA UMA ANÁLISE do porquê, para este caso, deve-se utilizar a classe II como parâmetro de dimensionamento.
1.4 Considerando esse contexto, DETERMINE o cobrimento mínimo nominal dos pilares, das vigas e das lajes de concreto armado.
ETAPA 2
DIMENSIONAMENTO DA ESTRUTURA
Considerando as informações que você encontrou ao preencher o checklist (classe de agressividade, cobrimento nominal dos pilares, vigas e lajes e classe mínima de concreto), os dados indicados na Figura 2 e as informações adicionais mostradas a seguir, responda os itens a seguir.
Considere:
Peso específico do concreto γconc = 24 kN/m³.
Coeficiente de ponderação de ações γf=1,4.
Análise de combinações normais (γc = 1,4e γs = 1,15).
Revestimento e regularização da laje igual a 1,44 kN/m².
Ação variável nas lajes de 3,5 kN/m².
Laje maciça com altura pré-estabelecida de 12 cm.
AÇO CA50.
CONCRETO C25.
Utilizar o espaçamento entre 10 e 18 cm.
2.1 DESENVOLVA o dimensionamento das lajes L1, L2 e L3.
ATENÇÃO: após o cálculo de todos os parâmetros do exercicio, organize, em forma de quadro, os resultados finais, conforme Figuras 3 e 4.
Tabela 1 - Tabela de dados
Fonte: o autor.
Tabela 2 - Tabela de valores finais
Fonte: o autor.
ETAPA 3
DOCUMENTAÇÃO DO PROJETO
Após finalizados os cálculos de dimensionamento, o(a) projetista deve reunir todas as informações em pranchas detalhadas, garantindo que a equipe da obra seja capaz de executar o projeto. Considerando que essa é uma etapa importante, visto que é a forma de comunicação entre o engenheiro projetista e o da execução, CONSTRUA UM TEXTO de 15 a 25 linhas (fonte: Arial 12) que explique quais são os elementos e as informações de cada um deles que devem constar no projeto estrutural.