Na pesquisa de Gontijo e Gomes (2019, p. 314), o objetivo principal foi realizar um mapeamento da utilização de algoritmos de Aprendizado de Máquina nas Humanidades Digitais. De forma específica, pretendeu-se identificar quantitativos de trabalhos que utilizam algoritmos, modelos e técnicas de Aprendizado de Máquina utilizados nas Humanidades Digitais. Realizando uma busca nas bases de dados Google Acadêmico e Periódicos Capes com os termos (strings de busca) “Digital Humanities” AND “Machine Learning”, é retornado como resultado, respectivamente, 5.350 e 570 trabalhos científicos tratando do tema.
Fonte: GONTIJO, J. V.; GOMES, A. K. Algoritmos de Aprendizado de Máquina nas Humanidades Digitais: um mapeamento suporte para revisão de literatura. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE GOIÁS (ERI-GO), 7., 2019, Goiânia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 313–322.
De acordo com os materiais disponibilizados, a palestra IA: “IA, te seduz ou te assusta” e com a pesquisa citada, os algoritmos, os modelos e as técnicas de AM mais utilizados nas Humanidades Digitais para estudos de predição são:
Alternativas
Alternativa 1:
Regras de Classificação.
Alternativa 2:
Redes Neurais.
Alternativa 3:
Random Forest.
Alternativa 4:
Regras de Associação.
Alternativa 5:
Máquina de Suporte Vetorial.