Nesse sentido, saber posicionar uma marca, um serviço, um espaço de saúde é primordial e, para isso, os diversos profissionais da área podem utilizar das redes sociais. Em uma matéria publicada pela Forbes (2023), ficou constatado que o Brasil é o terceiro país que mais consome redes sociais em todo o mundo. A constatação é de um levantamento da Comscore. O estudo mostra que esses canais são a preferência dos brasileiros frente a outras categorias on-line, elevando o país à terceira posição entre as nações que mais consomem redes sociais em todo o mundo — atrás de Índia e Indonésia e à frente de Estados Unidos, México e Argentina.
Fonte: https://forbes.com.br/forbes-tech/2023/03/brasil-e-o-terceiro-pais-que-mais-consome-redes-sociais-em-todo-o-mundo/. Acesso em: 16 abr. 2024.
Com isso, percebemos o quanto as mídias digitais, em especial, as redes sociais, podem potencializar o alcance de informações e de profissionais da área da saúde. Portanto, para que nossa atividade seja o mais imersiva possível, convido você para fazer uma análise conforme as etapas a seguir.
ATIVIDADE/AVALIAÇÃO:
1ª ETAPA: mesmo que você não possua uma conta no Instagram, é possível acessá-lo de forma gratuita para vislumbrar os conteúdos nele disponível. Por isso, convido você a fazer uma pesquisa na rede social Instagram, identificando e escolhendo um perfil de um espaço de saúde: pode ser uma clínica odontológica, saúde da mulher, fisioterapia etc., desde que ofereçam algum serviço em saúde. Após escolher, descreva o nome do perfil e coloquei o link de acesso (basta copiar da barra de navegação do seu computador). Coloque, também, algumas imagens que possam identificar o perfil (pode ser print da tela desse perfil).
2ª ETAPA: após escolher a rede social para sua análise, preencha o checklist apontando: 1. data de abertura do Instagram; 2. total de seguidores e seguidos; 3. total de publicações; 4. características visuais (principais cores, fotos, estilos); 5. tipos de conteúdos postados; 6. se há dicas de saúde (destaque ao menos uma). Pode acrescentar outra curiosidade, caso localize.
3ª ETAPA: depois de ter feito o levantamento solicitado na etapa anterior, busque, em seu livro, na página 162, o Quadro 1 — Conteúdo e objetivos da comunicação versus estágio do ciclo de vida. Busque compreender o quadro e, na sequência, indique, mediante sua análise do perfil escolhido no Instagram, em qual Estágio do Ciclo de Vida o produto/marca/empresa/perfil está e descreva, de forma idêntica ao que está no quadro, os objetivos da comunicação.
4ª ETAPA: de forma sucinta, clara e objetiva, justifique, com suas palavras, como uma rede social, como, no exemplo, o Instagram, pode favorecer os profissionais da área da saúde.
Orientações para desenvolver sua atividade MAPA:
- Leia o livro da disciplina.
- Assista às aulas conceituais, aulas ao vivo e ao vídeo explicativo que o Professor Thiago gravou, disponível na Sala do Café e no Fórum Interativo.
- Baixe o "Modelo de entrega do MAPA", disponível no ambiente Studeo, na pasta “Material da Disciplina”, e preencha corretamente todos os campos solicitados.
- Anexe seu “Modelo de entrega do MAPA” respondido no espaço específico da atividade MAPA.
- Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação.
- Caso utilize o material de outros autores, não se esqueça de referenciar corretamente, pois o uso de trechos ou textos não referenciados será considerado plágio.