“No seu início, a Inteligência Artificial (IA) invadiu a Filosofia, a Matemática (Lógica) e a Linguagem, importando ideias sem uma interação de mão dupla com essas disciplinas. Hoje em dia, a multidisciplinaridade cedeu lugar à interdisciplinaridade (Ciência Cognitiva), levando a IA a conversar com as neurociências para poder ler o cérebro (de forma geral, esses estudos são baseados em Ressonância Magnética Funcional por Imagem [fMRI]). Essa conversa entre áreas permitiu a Aprendizagem Profunda (Deep Learning) com alguns êxitos. Entretanto, depois de se atingir um alvo, é desejável que se vá além, usando a criatividade e a imaginação para inovar ainda mais” (VICARI, 2021, p. 79).
Fonte: VICARI, R. M. Influências das Tecnologias da Inteligência Artificial no ensino. Estudos Avançados, v. 35, p. 73-84, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/VqyZbNzYfnCJ8s8Psft4jZf/?format=html. Acesso em: 5 maio 2023.
Qual era o sentido predominante da interdisciplinaridade entre a IA e outras disciplinas no início (1956)?
Alternativas
Alternativa 1:
A interdisciplinaridade era inexistente no início da IA.
Alternativa 2:
A interdisciplinaridade tinha um sentido colaborativo, em que todas as disciplinas envolvidas ganhavam.
Alternativa 3:
A interdisciplinaridade tinha um sentido competitivo, em que havia sempre uma disciplina que ganhava.
Alternativa 4:
A interdisciplinaridade tinha um sentido subordinado, em que a IA era sempre a disciplina que se submetia às outras.
Alternativa 5:
A interdisciplinaridade tinha um sentido isolado, em que a IA buscava conhecimento apenas em si mesma.