O manual apresenta a definição das demências e da Doença de Alzheimer e informações detalhadas desde os primeiros sintomas até as fases avançadas da doença. Além disso, o manual apresenta também estratégias práticas para lidar com alterações de comportamento a atividades, segurança em casa e situações especiais, encorajando os cuidadores a adaptarem as sugestões conforme as necessidades específicas de seus familiares.
Fonte: https://metodosupera.com.br/wp-content/uploads/2021/10/Manual-para-cuidadores-da-Doenca-de-Alzheimer-1-1-2.pdf. Acesso em: 1 mar. 2024.
Lembre-se que, embora você possa ser o profissional contratado pelo Sr. Afonso, provavelmente uma das suas tarefas será capacitar e orientá-lo sobre como deve proceder nos cuidados, no estímulo cognitivo e no manejo da Dona Marisa. Para além de prestar o cuidado, é fundamentar instrumentalizar a rede de apoio ao paciente. Você pode ser uma peça-chave nesse processo.
O desafio da atividade MAPA da disciplina Fundamentos do Processo de Cuidar no Envelhecimento é proporcionar a reflexão, pesquisa e experimentação, considerando sua inserção profissional como tecnólogo em gerontologia, na assistência às famílias cuidadoras de pessoas idosas.
Considerando a relevância do seu papel e da necessidade de instrumentalizar famílias para estarem aptas ao manejo de demências em seus idosos, vamos elaborar uma proposta de manual com orientações que pode ser oferecido às famílias sobre manifestações em casos de demência, condução em casos de crise e exercícios cognitivos que podem auxiliar na redução da ansiedade e das alterações de humor e comportamento.
Não se preocupe, vamos te ajudar com um belíssimo exemplo, o material educativo A vida com a doença de Alzheimer: Rotinas e a vida familiar, caderno de estimulação para pessoas que vivem com a doença de Alzheimer. Esse material faz parte do projeto PlenaMente, proposto pelo Instituto Não Me Esqueças, para ser uma ferramenta de engajamento cognitivo, sensorial, motor e emocional.
O caderno está disponível no link, convidamos você a dar uma boa olhada e entender como criar um roteiro atrativo, de fácil compreensão e aplicável para familiares. Veja e se inspire!
Fonte: MONTEIRO, A. C. R. et al. Plenamente: a vida com a doença de Alzheimer – rotinas e vida em família. Londrina: Midiograf, 2023. Disponível em: https://naomeesquecas.org.br/wp-content/uploads/2023/11/cadernoeducativo_volume2_1911-PT1_merged-2.pdf. Acesso em: 1 mar. 2024.
Certamente, para a criação do seu material, você deverá se apropriar dos conhecimentos sobre os tipos de demência, como elas interferem nas AVD e AIVD, na rotina e como podem impactar a vida do idoso e dos seus familiares. Também será necessário conhecer um pouco mais sobre o potencial que estratégias de estímulos mental e cognitivo podem ter no manejo de casos de demência, detendo seu avanço.
Após as leituras, confeccione um breve mapa mental, de modo a organizar os conteúdos e, assim, facilitar a confecção do seu próprio manual autoral.
Questão 1. Sei que você pode estar ansioso, mas tranquilize-se, pois seu manual não precisará ser tão complexo, porém ele deverá conter alguns elementos:
A) Definição breve sobre as demências, com linguagem acessível para cuidadores familiares.
B) Descrição sobre manifestações mais frequentes, que possam ser reconhecidas por eles.
C) Pelo menos cinco (5) estratégias com objetivo de estimular memória mediata e imediata, localização temporal e espacial, raciocínio e lógica, usando recursos de fácil acesso, como fotos, músicas, desenhos, jogos, entre outros.
Monte um material atrativo, colorido, com imagens e sugestões de atividades que possam efetivamente ser aplicadas, envolvendo não só o idoso, mas outros membros da família.
Agora, com seu material confeccionado, aplique o manual em pelo menos um idoso (e familiar cuidador) de seu convívio. Não é necessário que o idoso tenha demência, mas que seja um idoso com restrição de mobilidade, que passe longos períodos em casa. Entregue o manual, explique seu propósito e oriente o familiar sobre como aplicar as atividades de estímulo cognitivo e de memória sugeridas, conforme sua orientação quanto a formato, periodicidade e duração.
Não se esqueça de pedir que ele faça fotos e registre o idoso realizando os exercícios orientados por você.
Questão 2. Ao final do período proposto para aplicação, pergunte para eles:
- A) Ao idoso: você considera que estas atividades foram positivas para sua memória e raciocínio?
- B) Ao familiar: você considera que este material forneceu informações de fácil compreensão sobre as demências? Você considera que estas atividades foram positivas para a memória e raciocínio do seu familiar?
- C) Transcreva as respostas dadas, e não se esqueça de incluir as imagens da aplicação da ferramenta.
Questão 3. Você deve inserir seu manual produzido, as imagens do processo de criação, as fotos da aplicação e do resultado da atividade, bem como o feedback dado pelo idoso e seu familiar, nos campos indicados no FORMULÁRIO PADRÃO PARA RESPONDER ATIVIDADE MAPA disponível no material da disciplina.