Para fins de ilustração, hoje a disposição da sala do Departamento de Customer Success encontra-se com o layout disponível na imagem a seguir:
Imagem: Elaborada pelo Autor através da Plataforma online Planner 5D, 2023.
Descrição da Imagem: A imagem representa uma planta baixa de uma sala quadrada, com todas as paredes medindo 5 metros, resultando em uma área total de 25m². Há uma porta localizada no canto superior direito da sala que dá acesso ao interior da sala, enquanto na parede inferior há duas janelas. No canto inferior direito da sala, há uma pequena sala dividida por divisórias, com cada parede medindo 2,5m. Nesta pequena sala, há uma mesa em L destinada ao gerente, que inclui um computador, um armário e três cadeiras - uma cadeira para o gerente e duas para atendimentos eventuais. Na lateral inferior esquerda da sala, há uma mesa oval destinada a reuniões com seis cadeiras dispostas ao seu redor. Próximo à porta de entrada da sala, na parte superior da imagem da planta, há uma grande mesa com dois computadores e duas cadeiras, onde trabalham os analistas. Por fim, na frente da sala do gerente, na lateral direita, há uma pequena mesa com um computador e uma cadeira destinada ao estagiário.
Seguem algumas informações importantes:
- O Departamento de Customer Success não atende clientes pessoalmente nesta sala, apenas virtualmente e/ou por telefone.
- Ao todo, hoje a equipe é composta por 4 pessoas, sendo: 1 Gerente, 2 Analistas e 1 Estagiário.
- A sala dispõe de um espaço de 25 m² e possui duas janelas de ventilação ao fundo.
- A sala da gerência é separada por divisória em material MDF, padrão escritórios.
- Antes da mudança, os móveis que o setor possui estão listados da seguinte forma:
*** Uma mesa grande com duas cadeiras (2,4m x 0,6m) – Analistas;
*** Uma escrivaninha pequena com uma cadeira (1,0m x 0,6m) – Estagiário;
*** Mesa de reunião ovalizada com seis cadeiras (1,5m x 1m) – Uso comum;
*** Mesa em L com três cadeiras (1,5m x 0,5m x 1,3m) – Gerente;
*** Um armário (0,7m x 0,4m) – Sala do gerente.
- Ao sugerir o novo arranjo físico para a sala, considere todas as possibilidades para garantir o distanciamento adequado, a acessibilidade, a segurança e o bem-estar de toda a equipe.
- Use a criatividade e considere grandes mudanças no layout, inclusive a possibilidade de retirar a divisória da sala da gerência, se achar necessário dentro de sua proposta.
- Você poderá se desfazer de alguns móveis e adquirir outros novos que considerar necessário em sua nova proposta de layout, porém, no orçamento não está autorizada a troca de 100% dos móveis já existentes, apenas parcial se isso otimizar o espaço físico.
- Após a intervenção no arranjo físico, a equipe será composta por 6 pessoas, sendo: 1 Gerente, 2 Analistas, 2 Prospectores e 1 Estagiário.
- Lembre-se, a mudança deve ser feita apenas neste espaço de 25 m² para acolher todas as 6 (seis) pessoas que comporão a nova equipe.
Agora é com você, Consultor(a) de OSM. Para concretizar a entrega da sua Atividade MAPA, você deverá apresentar as seguintes resoluções:
1 – Redesenhar o Layout do Departamento de Customer Success da Startup, considerando as regras gerais de distanciamento, ergonomia e circulação na sala. Para isso, considere também todas as informações importantes apresentadas anteriormente na descrição desta atividade MAPA. Neste item você deverá apresentar a imagem do novo arranjo físico (layout) proposto por você. OBS.: você poderá apresentar este Layout de três formas, conforme achar mais adequado: 1) digitalmente, utilizando alguma plataforma que tenha afinidade, 2) desenhando à mão, se preferir, tirando uma foto do seu desenho depois para inserir no Formulário Padrão, ou 3) descrevendo cada detalhe sobre como os móveis ficariam dispostos em sua nova proposta.
2 – Descrever/listar cada uma das mudanças feitas em comparação com o arranjo físico anterior, bem como as medidas adotadas para receber com conforto e comodidade os dois novos integrantes da equipe. Neste item você deverá, apenas, escrever ou listar quais foram as mudanças feitas e as medidas adotadas, pensando no contexto apresentado.
3 – Justifique, por meio de um texto discursivo, sobre as mudanças feitas no layout e as medidas adotadas por você e que foram listadas no item 2. Neste item você deve dizer os porquês das mudanças feitas e das medidas adotadas frente à proposta apresentada.
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
- Realize uma Leitura da Unidade 4 do Livro da Disciplina.
- Realize pesquisas complementares sobre Arranjo Físico (layout) de empresas.
- Assista ao Vídeo de Orientações gravado pelo professor. Copie e cole o link em seu navegador: https://www.youtube.com/live/0fH--ggT06I?feature=share
- Assista a Aula Estudo de Caso da disciplina.
- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão que está disponível para download no Material da Disciplina.
- Mais importante que o número de linhas é a qualidade da sua resposta, portanto, certifique-se de que está atendendo exatamente e por completo ao que está sendo solicitado no comando de cada etapa.
- Se certifique de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de Finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
Bons estudos. Sucesso!