Prezado(a) acadêmico, bem-vindo a nossa atividade MAPA!
Leia o texto a seguir com atenção:
“A avicultura de corte brasileira é uma atividade em franca expansão. É responsável por, aproximadamente, 1,5% do PIB nacional e pela geração de quase 5 milhões de empregos diretos e indiretos na produção e na indústria, contribuindo assim, para que o Brasil se mantenha como um dos maiores produtores e exportadores mundiais de commodities agrícolas. Isso se deve em grande parte, ao sistema de integração, responsável por mais de 90% da produção de frangos de corte no país, que surgiu na região Sul, em meados da década de 1960 e, desde então, as parcerias entre integradoras e integrados se multiplicaram intensamente, resultando na produção de mais de 12 milhões de toneladas anuais”.
ABPA - Associação Brasileira de proteína Animal. Mercados – Aves. Disponível em: https://abpa-br.org/mercados/. Acesso em: 28 fev. 2023 (adaptado).
Como indica o texto acima, a avicultura de corte brasileira se diferencia das demais atividades agropecuárias nas relações existentes entre a unidade produtiva e a agroindústria, devido ao sistema de integração. Sendo assim, como futuro Tecnólogo em Agronegócio, pesquise sobre o desempenho da avicultura brasileira e realize os tópicos a seguir:
- Conceitue o Sistema de Integração ou Sistema de Produção Integrada (“parceria”).
- Pontue as obrigações da empresa integradora e do integrado (pelo menos cinco obrigações).
- Classifique as vantagens do sistema de Integração (pelo menos cinco itens).
- Relate o porquê dessa “parceria” de Integração ser tão importante e viável ao produtor rural/integrado.
- Sinalize um risco para cada um dos envolvidos (integradora e integrado) no “Contrato de Parceria de Integração”.
- Pesquise sobre as contribuições e/ou demandas do governo para que o setor avícola continue proporcionando à sociedade brasileira proteínas a baixo custo, verificando qual seria o mínimo esperado pelo setor em relação ao governo.