PROJETO DE ENSINO - AE 1 - CURSO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE IC - 52/2023
QUESTÃO 1
A revisão da literatura é indispensável não somente para definir bem o problema, mas também para obter uma ideia precisa sobre o estado atual dos conhecimentos sobre um dado tema, as suas lacunas e a contribuição da investigação para o desenvolvimento do conhecimento.
BENTO, António Maria Veloso. Como fazer uma revisão da literatura: Considerações teóricas e práticas. Revista JA (Associação Académica da Universidade da Madeira), nº 65, ano VII (pp. 42-44). Disponível em: <https://www3.uma.pt/bento/Repositorio/Revisaodaliteratura.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2021.
Diante do exposto, acerca dos passos para elaborar uma revisão de literatura, analise as afirmativas a seguir, considerando V para as verdadeiras e F para as falsas.
- Os passos para elaborar uma revisão de literatura consistem somente na leitura aprofundada de diversos livros.
- Os passos para elaborar uma revisão de literatura envolvem, dentre outros, definir o tema de estudo, as palavras-chave, assim como escolher as bases de dados para a pesquisa.
III. Para elaborar uma revisão de literatura deve-se apenas definir o tema de estudo.
- Para elaborar uma revisão de literatura basta selecionar as bases de dados para a pesquisa.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente
Alternativas
Alternativa 1:
QUESTÃO 2
Fazendo uma breve análise da quantidade de banners confeccionados em eventos acadêmicos organizados pela universidade e, visto que, os mesmos geralmente são guardados ou descartados de maneira inadequada, conclui-se que a confecção das persianas e aplicação como meio de suprir a necessidade de contenção de luz e calor nas salas de aulas é uma proposta viável, do ponto de vista econômico, e ainda uma proposta ambientalmente correta.
CARDOSO, Lana et al. Alternativas sustentáveis para reutilização de banners em Universidade do Estado do Pará. In: XXXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção. João Pessoa: ABEPRO, 2016.
A partir do excerto acima e com base nas discussões sobre propostas para minimizar os impactos ambientais por meio do reaproveitamento de materiais utilizados para a produção de banners, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
A quantidade de banners produzidos em universidades não é razão para alardes e campanhas socioambientais.
Alternativa 2:
A reciclagem e o reaproveitamento de banners são formas de atender aos princípios do desenvolvimento sustentável.
Alternativa 3:
Do ponto de vista econômico e ambiental, é mais viável comprar persianas novas do que criá-las a partir de banners reciclados.
Alternativa 4:
A proposta de reciclagem e reaproveitamento de banners só é viável em estados do Nordeste brasileiro, onde as temperaturas são mais elevadas.
Alternativa 5:
A reciclagem de banners é um exercício exclusivamente acadêmico, já que os materiais não podem ser reaproveitados em outras esferas sociais.
QUESTÃO 3
O banner é uma ferramenta popular de divulgação dos avanços ou resultados de uma pesquisa em eventos científicos, uma vez que permite a comunicação informal e sintética. Considerando os aspectos formais de elaboração de um banner, analise as afirmações.
- Recomenda-se evitar o uso excessivo de textos, resumindo e condensando os dados em uma apresentação concisa, clara e simples.
- Deve-se evitar o uso de tamanhos de fonte pequenos e escolher um tipo de letra apropriado e visível.
III. Os resultados devem se apresentados, preferencialmente, por meio de textos longos e detalhados.
- É preciso usar adequadamente as cores. O uso da cor deve ajudar a transmitir a mensagem, podendo ser usada para dividir e/ou destacar seções, orientar a direção da leitura, entre outros.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
III e IV, apenas.
Alternativa 3:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
QUESTÃO 4
A partir da década de 1990, o banner se popularizou no mundo científico, visto que é uma solução prática para acomodar os participantes em um evento com horários limitados. Considerando as orientações para apresentação de um banner em um evento científico, analise as afirmações.
- Respeitar as normas e os critérios da instituição promotora do evento.
- Verificar o local e o horário de fixação do banner.
III. Conferir se o evento determina o tipo de material para a confecção do banner: digital, papel, lona ou tecido.
- Certificar se o evento disponibiliza normas e/ou template para a elaboração do banner.
- Elaborar o banner de forma criativa, integrando texto e imagens que gerem impacto informativo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 3:
I, IV e V, apenas.
Alternativa 4:
III, IV e V, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III, IV e V.
QUESTÃO 5
A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.
PLATAFORMA AGENDA 2030. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: <https://www.agenda2030.com.br/sobre> Acesso em 12 fev. 2021.
No que diz respeito à atuação da Organização das Nações Unidas (ONU) nas campanhas desenvolvimento sustentável, analise as afirmativas seguir considerando V para verdadeiro e F para falso.
- Entre outras ações, a ONU promove a dignidade humana através de políticas de desenvolvimento sustentável.
- Cidades e comunidades sustentáveis e consumo e produção responsáveis correspondem ao 11º e ao 12º Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
III. Ao se preocupar com o meio ambiente, a ONU foge de seus parâmetros originais, diretamente ligados à economia e ao militarismo.
- Para a ONU, a erradicação da fome e da pobreza são tão importantes para uma vida digna quanto as ações globais em prol do meio ambiente.
- Os banners científicos não se enquadram na política da ONU, uma vez que a utilização de painéis e banners se restringe às universidades e não atinge o meio ambiente em nível global.
As afirmações I, II, III, IV e V são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, F, V, F.
Alternativa 2:
V, V, V, F, V.
Alternativa 3:
V, F, F, V, V.
Alternativa 4:
F, V, F, V, F.
Alternativa 5:
F, F, V, F, V.
QUESTÃO 6
Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), uma citação é a menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte. As citações podem diretas, indiretas e citação de citação. Diante do exposto, analise as afirmações a seguir.
- A citação direta consiste na transcrição dos conceitos do autor e a citação indireta na cópia do texto apresentado pelo autor.
- A citação indireta refere-se à cópia na íntegra do texto consultado, dispensando a referência ao autor.
III. A citação direta é a transcrição textual dos conceitos do autor consultado e a indireta é a transcrição livre do texto do autor consultado.
- A citação de citação, também conhecida como apud, refere-se à forma de escrever suas ideias inspirado em outro autor.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
III, apenas.
Alternativa 4:
IV, apenas.
Alternativa 5:
III e IV, apenas.
QUESTÃO 7
A revisão da literatura é uma parte vital do processo de investigação. Aquela envolve localizar, analisar, sintetizar e interpretar a investigação prévia (revistas científicas, livros, atas de congressos, resumos etc.) relacionada com a sua área de estudo; é, então, uma análise bibliográfica pormenorizada, referente aos trabalhos já publicados sobre o tema.
BENTO, António Maria Veloso. Como fazer uma revisão da literatura: Considerações teóricas e práticas. Revista JA (Associação Académica da Universidade da Madeira), nº 65, ano VII (pp. 42-44). Disponível em: <https://www3.uma.pt/bento/Repositorio/Revisaodaliteratura.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2021.
A revisão bibliográfica pode ser dividida em dois grupos: as revisões que mapeiam e aquelas que avaliam e sintetizam. Sobre isso, analise as afirmações a seguir.
- São consideradas revisões de avaliação e síntese somente os tipos: meta-análise, metassíntese qualitativa e metassumarização.
- São considerados como revisões de mapeamento somente os estudos bibliométricos, que preconizam análises mais específicas.
III. A metassumarização é um tipo de estudo comum na área de ciências humanas, sendo um processo de pesquisa não tão profundo quanto a metanálise.
- São consideradas revisões de mapeamento o levantamento bibliográfico e a revisão de literatura ou bibliográfica, dentre outros, os quais são estudos mais amplos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
IV, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
III e IV, apenas.
QUESTÃO 8
Os banners descartados usados em faculdade ou propaganda ganharam outro destino e agora viram matéria-prima para produzir bolsas em Dourados, a 225 km de Campo Grande. Através de um projeto local, mulheres aprendem a reciclar o material e encontram uma nova fonte de renda a partir de um material que muitas vezes é descartado: a lona.
G1-MS. Projeto de reciclagem transforma banners em bolsas em Dourados. MS. G1 MS, Campo Grande, 19/07/2016.
Disponível em:< https://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2016/07/projeto-de-reciclagem-transforma-banners-em-bolsas-em-dourados-ms.html >Acesso em 12 fev. 2021.
Sobre a deterioração e o reaproveitamento dos materiais utilizados para a confecção de banners científicos, analise as afirmativas a seguir.
- Embora leve muito tempo para se degradar na natureza, o banner de lona plástica pode ser reciclado e reutilizado na produção de ecobags, frasqueiras, aventais, cortinas e produtos de decoração.
- Apesar de implicarem em menos impacto ambiental, os banners de papel não são recicláveis ou reaproveitáveis.
III. Ao oferecer uma forma alternativa de renda para mulheres de Dourados, o reaproveitamento dos banners comprova que a sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente se relacionam com a economia e com a redução das desigualdades.
- Conforme a reportagem atesta, a reciclagem de banners no Brasil é uma atividade exclusivamente feminina, o que fere os princípios de igualdade de gênero propostos pela ONU.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e III, apenas.
Alternativa 3:
II e III, apenas.
Alternativa 4:
II e IV, apenas.
Alternativa 5:
II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 9
Os eventos científicos são fontes essenciais para busca e compreensão de novos conhecimentos, tendo como finalidade reunir profissionais e estudantes de uma determinada especialidade para troca e transmissão de informações de interesse comum aos participantes. A apresentação oral do trabalho científico cumpre um importante papel nesta dinâmica. Acerca das orientações sobre os aspectos formais da elaboração de uma apresentação oral para eventos científicos, analise as afirmações a seguir.
- Deve-se improvisar na apresentação e descontrair na oratória.
- Evite usar um tamanho de fonte pequeno e escolha tipos de letras artísticas.
III. Apresente os resultados, preferencialmente, por meio de textos com fontes grandes.
- Escreva um bom roteiro para guiar sua apresentação.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
II, apenas.
Alternativa 2:
IV, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 5:
II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 10
Para elaborar uma revisão de literatura, o aluno/pesquisador deve ter clara a tarefa de pesquisar obras de autores especializados no tema sobre o qual pretende escrever, selecionar vários deles, e colocar-se a ler e interpretar cada um dos assuntos que são do interesse de seu tema.
DEL-BUONO, Regina. Como fazer uma revisão de literatura.
Disponível em: <https://www.abntouvancouver.com.br/2014/09/como-fazer-uma-revisao-de-literatura.html>. Acesso em: 10 fev. 2021.
A revisão de literatura consiste na articulação de dados e conceitos de diferentes obras, ao passo que na redação da revisão de literatura devem ser observados alguns critérios. Nesse sentido, analise as alternativas e assinale aquela que melhor reflete os critérios a serem adotados na escrita da revisão de literatura.
Alternativas
Alternativa 1:
Consistência, precisão e uso de vocabulário comum.
Alternativa 2:
Objetividade, clareza, linguagem pessoal e termos populares.
Alternativa 3:
Precisão, consistência, linguagem impessoal e uso do vocabulário técnico.
Alternativa 4:
Consistência, subjetividade, linguagem pessoal e dialetos contemporâneos.
Alternativa 5:
Objetividade, clareza, precisão, consistência, linguagem impessoal e uso do vocabulário técnico.