PROVA SUB - FSCE - FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL E ÉTICA I - 51/2023
QUESTÃO 1
Se olharmos para o radical da palavra política, verificamos que esse termo vem do grego politikos, que significa assuntos relacionados a polis, isto é, aos modelos de cidade-estado da Grécia Antiga. É claro que as cidades mudaram muito do período em que o termo foi criado até os dias de hoje; mas, tanto as cidades-estado da Grécia quanto as cidades brasileiras têm os mesmos ingredientes para definirmos o que é a política e seus efeitos: povo, governantes e disputas em torno do poder do governo que somente a política pode proporcionar.
VALENCIANO, Tiago. A política e seu campo próprio: como entendê-la? Formação Sociocultural e Ética I. Unicesumar: Maringá, 2023.
A partir da leitura do texto e do estudo do Material Digital, analise as afirmações a seguir e assinale a opção correta.
Alternativas
O fazer política atualmente se mantém semelhante à Grécia Antiga, devido à persistência de conflitos políticos e de poder.
Os elementos básicos da política, como o povo, governantes e disputas pelo poder, foram alterados com o passar do tempo.
O texto sugere que a política pode existir independente de um contexto de disputa pelo poder, que é uma característica inerente à sua definição.
O texto afirma que a política está relacionada somente aos interesses de uma elite privilegiada, e não ao bem-estar da sociedade como um todo.
A referência às cidades-estado gregas e brasileiras ignora a importância da participação popular na política, como um elemento central na formação de um governo democrático.
QUESTÃO 2
Aprender política envolve a necessidade do homem refletir sobre os rumos de sua vida em sociedade, e não apenas confiar no que lhe é dito, pois a política não é apenas feita de homens, em carne e osso, desejos e necessidades, mas também de grupos que possuem maior ou menor força, em torno de interesses que nós, em nossa vida cotidiana, sequer temos possibilidade de conhecer. Dessa forma, desconfie de tudo que se refere à política, como jornais, televisão e redes sociais. Forme seu arcabouço particular de pensamento, pautado na ciência, pois apenas assim poderemos nos tornar autônomos dentro de nosso labirinto social.
VALENCIANO, Tiago. A política e seu campo próprio: como entendê-la? Formação Sociocultural e Ética I. Unicesumar: Maringá, 2023. (adaptado)
Considerando o exposto no texto, relacionando ao tema estudado no material digital, assinale a resposta correta.
Alternativas
O texto enfatiza a necessidade do cidadão confiar em tudo que se refere à política, como jornais, televisão e redes sociais.
Implicitamente, criar um arcabouço particular de pensamento significa lembrar que política é apenas a disputa em torno do poder.
O eleitor considerado autônomo dentro do seu labirinto social é aquele que foge de assuntos sobre política e sobre o dia a dia da política.
A partir do texto entendemos que é responsabilidade do cidadão participar da política para além do voto, contudo, sem tentar compreendê-la.
Se o cidadão refletir sobre os rumos de sua vida em sociedade, ele votará de modo consciente, com responsabilidade, pensando na coletividade.
QUESTÃO 3
Considere a seguinte situação fictícia.
Gabriel quer seguir a carreira de Diplomata, em contato com a área de Relações Internacionais, tomou conhecimento de que os direitos humanos constituem as liberdades civis e políticas dos indivíduos ao redor de todo o mundo, conforme determina a ONU (Organização das Nações Unidas) desde a Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinada em 1948, por um conjunto de países que aceitaram princípios como: todos nascem livres e iguais em dignidade e direitos e devem permanecer iguais perante a lei; todos têm direito à vida e não devem ser submetidos à escravidão; todos devem ter direito à educação; devem ser respeitadas liberdades de opinião, de expressão e de manifestação de religião etc.
A partir da situação hipotética acima e dos conhecimentos abordados no Material Digital, assinale a resposta correta.
Alternativas
Os direitos humanos e liberdades conquistadas até hoje são suficientes e garantem o direito à instrução em instituição privada.
Podemos considerar que todos devem permanecer iguais perante a lei, ou seja, é arrogante da parte do cidadão realizar manifestações.
Direitos Humanos, no que se refere aos direitos de cidadania, apresentam dois lados da moeda, de um lado há direitos, de outro, deveres.
A ONU (Organização das Nações Unidas) rege as normas de convivência em sociedade, para privar o ser humano de sua nacionalidade.
A instauração da Declaração Universal dos Direitos Humanos tornou possível a inexistência do desemprego, garantindo o direito econômico.
QUESTÃO 4
Considere a seguinte situação fictícia.
Pedro, que sempre se declarou contrário aos interesses sociais, mudou seu ponto de vista no momento em que, durante sua graduação, realizou diversas ações de voluntariado junto à comunidade em que mora. Nessas ocasiões, ele teve a oportunidade de compreender de forma mais abrangente os problemas sociais, que antes eram quase invisíveis aos seus olhos. Entendendo, portanto, de uma nova maneira o que é ética, cidadania e vida em coletividade.
A partir da situação hipotética acima e dos conhecimentos abordados no Material Digital, assinale a resposta correta.
Alternativas
Há uma perspectiva única que permeia a vida em sociedade, que faz com que os indivíduos mantenham o mesmo papel social, independente da situação em que se encontram.
Apesar de ser concebida enquanto um ramo da Filosofia, a ética possui um modo de pensamento essencialmente subjetivo, uma vez que se trata de uma ciência que ignora o pensamento crítico.
O conceito de ética e de cidadania permanece o mesmo ao longo dos séculos, ou seja, historicamente, desde a clássica sociedade grega até a modernidade, não houve alterações consideráveis.
Embora a responsabilidade com a vida coletiva se constitua como um dos objetivos da ética, é cabível que o comportamento dos indivíduos esteja pautado na liberdade ilimitada em relação aos outros.
As ações de voluntariado, assim como a interação com os outros indivíduos no âmbito familiar, nas relações afetivas e nos ambientes sociais - como escolas, clubes e igrejas - relacionam-se com as implicações da ética no campo da consciência (racional e sentimental).
QUESTÃO 5
TEXTO 1
ZANATTA, Pedro. Aparição de objetos voadores influencia relação entre EUA e China? Entenda. CNN Brasil. Disponível em: http://www.cnnbrasil.com.br/internacional/aparicao-de-objetos-voadores-influencia-relacao-entre-eua-e-china-entenda/. Acesso em: 13 fev. 2023.
TEXTO 2
CASTRO E MELO, E. M. de. Pêndulo. Disponível em: http://www.exempl.com.br/poesia-concreta/. Acesso em: 13 fev. 2023.
Com base nos textos apresentados e com o estudo do Material Digital: Unidade III, avalie as afirmações a seguir.
I. O texto 1 faz uso da função conativa, pois tenta influenciar os leitores do jornal a acreditarem na existência de vida extraterrestre.
II. O texto 1 difere-se do texto 2 em seu recurso linguístico, dado que o primeiro faz uso da linguagem objetiva e o segundo, da linguagem estética.
III. É possível reconhecer, no texto 2, o uso da função poética, uma vez que o autor brinca com o estilo para fazer presente o movimento da palavra central do poema.
IV. A linguagem literária é aquela que se compromete com a estética e com a liberdade do autor, podendo este brincar com as palavras e formas para expressar mensagens; a linguagem não literária, por sua vez, é aquela que expressa objetivamente seus elementos. Assim, deve-se afirmar que o texto 1 utiliza a linguagem literária; e, o texto 2, a linguagem não literária.
É correto o que se afirma em
Alternativas
I, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
QUESTÃO 6
Refletindo acerca do funcionamento das sociedades na atualidade, Hall (2006) afirmou que as alterações nas estruturas e nos padrões culturais nos dias de hoje decorreriam de rupturas que gerariam fragmentações que permeiam as relações sociais como um todo.
GIMENES, Éder Rodrigues. Interesse Social- Ética, Democracia e Cidadania. Formação Sociocultural e Ética I. Unicesumar: Maringá, 2023.
A partir da leitura do texto e de seu Material Digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As sociedades contemporâneas ou pós-modernas concentram o seu poder em um único centro que articula e organiza as demandas nos mais variados âmbitos, desde as políticas, econômicas, sociais e pessoais.
PORQUE
II. A própria identidade do sujeito que vive nesse mundo pós-moderno acompanha essa rigidez, ou seja, assim como em tempos anteriores, o sujeito contemporâneo é estável e seguro de todas as suas escolhas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 7
Os Três Poderes estão presentes na administração do Estado brasileiro. A tripartição do poder no Brasil foi estabelecida pela Constituição Federal de 1988. Os poderes são: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário. A teoria dos Três Poderes tem origem na Antiguidade, com Aristóteles estabelecendo essa divisão, mas sua consolidação se deu por meio de autores iluministas como John Locke e Montesquieu. A tripartição do poder foi criada com o objetivo de impedir a concentração de poder e impossibilitar que o governo de uma só pessoa se transformasse em uma tirania. No Brasil, a adoção desse modelo tem exatamente essa função, sendo que cada um dos poderes deve atuar de maneira independente, cada um fiscalizando o outro para evitar que eles excedam seus limites.
BRASIL ESCOLA. Três Poderes. UOL. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/politica/tres-poderes.htm. Acesso em: 03 mar. 2023. (adaptado)
A partir da leitura do excerto acima e dos estudos sobre “Política”, assinale a opção correta.
Alternativas
O sistema denominado de freios e contrapesos permite que o Poder Legislativo esteja subordinado ao Poder Executivo.
Montesquieu (1689-1755) defendia a tese de separar as atribuições do poder em duas funções, desconsiderando o Poder Judiciário.
O Legislativo atua principalmente no julgamento de disputas entre os indivíduos, mediante a aplicação das leis elaboradas por esse poder.
É primordial ao Poder Judiciário desenvolver estruturas para organizar o serviço público, bem como arrecadar o dinheiro proveniente de impostos.
Apesar da divisão de poderes ser uma discussão ainda não superada, a realidade é que o Legislativo, o Judiciário e o Executivo fundamentam o sistema político brasileiro.
QUESTÃO 8
A divisão do poder é um conceito geral do Direito Constitucional, um campo do conhecimento destinado a estudar e desenvolver teorias voltadas às constituições dos países, aprimorando cada vez mais estas que são os princípios gerais de cada Estado. Como dito, os Estados são personalidades jurídicas e a lei que dá a “cara do Estado” é a constituição.
VALENCIANO, Tiago. Formação Sociocultural e Ética I: Política. Unicesumar, 2023.
A partir do estudo da Unidade 1, do Livro Digital, analise as afirmações a seguir e assinale a opção correta.
Alternativas
A divisão tripartida é uma mera convenção legal, pois, na prática, os poderes precisam interferir nas ações uns dos outros.
A divisão em três poderes foi proposta pelos primeiros governos democráticos que foram eleitos no Brasil, após a década de 1990.
Uma das atribuições do poder executivo é o de arrecadar dinheiro a partir de impostos, intervir nos assuntos do Estado e na organização do serviço público.
O poder legislativo, conforme o próprio nome sugere, tem o intuito de revisar as normas jurídicas, pois seu foco está na ampla garantia de justiça para todos os cidadãos.
A divisão tripartida é falha, pois ela não dá conta de pensar, por exemplo, no sistema político brasileiro em um nível municipal, uma vez que o seu foco está nas questões estaduais.
QUESTÃO 9
Leia o texto.
VIEGAS, Brenda. Medium. Disponível em: http://medium.com/@brendaviegas/comunica%C3%A7%C3%A3o-assertiva-b6cbf27813e3. Acesso em: 02 mar. 2023.
Com base na imagem apresentada e no estudo da Unidade 3, do Livro Digital, avalie as afirmações a seguir.
I. A imagem demonstra que houve mensagem, um remetente e um destinatário promovendo sucesso no ato comunicacional, pois obtiveram êxito na compreensão da mensagem.
II. A comunicação ocorre efetivamente quando remetente e destinatário conhecem o mesmo código. Dessa forma, fica evidente que as duas personagens possuem línguas maternas diferentes.
III. A imagem vai de encontro com a afirmação de Martelotta (2008, p. 33), a qual diz “a comunicação é uma atividade essencialmente cooperativa. É fundamental, portanto, algum tipo de interesse comum que crie uma conexão psicológica entre os participantes sem a qual a comunicação seria prejudicada”.
É correto o que se afirma em
Alternativas
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
QUESTÃO 10
Acerca dos temas de interesse social, o multiculturalismo nos coloca o desafio de considerar a multiplicidade de aspectos conformadores das identidades individuais para pensarmos, de modo coletivo, sobre a prática ética e os direitos democráticos por meio da cidadania em nível global: trata-se dos direitos humanos, que constituem as liberdades civis e políticas dos indivíduos ao redor de todo o mundo.
GIMENES, Éder Rodrigo. Interesse Social: Ética, Democracia e Cidadania. Formação Sociocultural e Ética I. Unicesumar: Maringá, 2023. (adaptado)
A partir da leitura na íntegra do texto abordado no Livro Digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Em 1948 foi assinada a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), essa declaração trouxe consigo o princípio de que todos nascem livres em igualdade, dignidade, direitos e devem permanecer iguais perante a lei.
PORQUE
II. Grande parte dos objetivos da DUDH, por tratar dos direitos que constituem as liberdades dos indivíduos, exerceu grande influência na evolução de direitos assegurados que garantem maior qualidade de vida à população, principalmente das minorias.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.