QUESTÃO 2
Os objetivos antecipam os resultados e processos esperados do trabalho conjunto do professor e dos alunos. Para que haja harmonia na estruturação e hierarquização dos objetivos é importante que se atente ao fato de que deverá existir uma relação entre eles. São eles que irão conduzir todas as ações do professor durante seu trabalho.
OLIVEIRA, A. A. B. PERIM, G. L. Fundamentos Pedagógicos para o Programa Segundo Tempo. Brasília: Ministério dos Esportes; Porto Alegre: UFRGS, 2008.
Por isso, o material didático traz alguns cuidados que são necessários para manter a relação entre os objetivos. Analise as afirmativas:
- Organizar os objetivos para verificar resultados que permitam o controle avaliativo
- Especificar conhecimento para assimilação e aplicação na vida cotidiana.
III. Oferecer gradatividade nas experiências, tornando o ensino motivante.
- Garantir sequência lógica para compreensão conjunta.
- Garantir clareza dos objetivos.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
I apenas.
Alternativa 2:
II apenas.
Alternativa 3:
I, II e V apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV apenas.
Alternativa 5:
I, II, III, IV e V.
QUESTÃO 3
O Programa Segundo Tempo tem se constituído como uma ação imprescindível ao processo de inclusão social de nossas crianças, adolescentes e jovens. Contudo, como para qualquer ação que se coloque como séria e comprometida, ela não pode prescindir de uma estrutura organizacional e de planejamento, o qual apresenta uma sequência de ações. Essas ações são fundamentais para que se tenha uma atuação efetiva e pontual dentro do projeto.
Fonte: OLIVEIRA, A. A.; PERIM, G. L. Fundamentos pedagógicos para o Programa Segundo Tempo. Brasília: Ministério dos Esportes; Porto Alegre: UFRGS, 2008.
A seguir estão os elementos que compõe o planejamento.
( ) Seleção e organização dos conteúdos
( ) Estruturação dos objetivos
( ) Diagnóstico
( ) Estratégias metodológicas
( ) Processos avaliativos
Enumere seguindo a ordem de acontecimento de cada elemento citado e encontre a sequência correta entre as alternativas a seguir.
Alternativas
Alternativa 1:
1, 2, 3, 4, 5.
Alternativa 2:
2, 5, 3, 1, 4.
Alternativa 3:
3, 2, 1, 4, 5.
Alternativa 4:
4, 3, 2, 5, 1.
Alternativa 5:
5, 4, 2, 1, 3.
QUESTÃO 4
De modo geral, o treinamento da técnica tem sido realizado a partir de atividades/exercícios analíticos isolados, dissociados do contexto do jogo. No entanto, essa forma de treinamento não tem sido a mais eficaz ne ensino-aprendizagem. Uma possível linha de pensamento para a formatação de um modelo de treinamento técnico, conforme proposto por Roth (1997), caracteriza-se na ênfase dos processos atencionais, bem como na continuidade e combinação de fases que abrangem.
Fonte: OLIVEIRA, A. A. B.; PERIM, G. L. Fundamentos Pedagógicos para o programa segundo tempo. Brasília: Ministério dos Esportes; Porto Alegre: UFRGS, 2008.
Sobre as quatro fases propostas por Roth (1997) para o aprendizado da técnica, respectivamente, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
(1) Aprender uma técnica nova; (2) Aperfeiçoar o aprendido; (3) Atenção-automatização; (4) Estabilização-variação.
Alternativa 2:
(1) Aperfeiçoar o aprendido; (2) Estabilização-variação; (3) Atenção-automatização; (4) Aprender uma técnica nova.
Alternativa 3:
(1) Aprender uma técnica nova; (2) Aperfeiçoar o aprendido; (3) Estabilização-variação; (4) Atenção-automatização.
Alternativa 4:
(1) Aprender uma técnica nova; (2) Atenção-automatização; (3) Estabilização-variação; (4) Aperfeiçoar o aprendido.
Alternativa 5:
(1) Aperfeiçoar o aprendido; (2) Aprender uma técnica nova; (3) Atenção-automatização; (4) Iniciar uma nova técnica.
QUESTÃO 5
Observa-se que conceitos novos de treinamento são sempre solicitados a fim de se maximizar o rendimento dos atletas, nesse sentido a prática caminha a frente da pesquisa, da produção e divulgação do conhecimento científico. Diante disso observe a figura abaixo:
OLIVEIRA, A. A. B.; PERIM, G. L. Fundamentos Pedagógicos para o programa segundo tempo. Brasília: Ministério dos Esportes; Porto Alegre: UFRGS, 2008. 296 p.
De acordo com a figura, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
A figura descreve o processo de treinamento integrado, e as relações entre os conteúdos técnicos, táticos, físicos e diminuição do volume e intensidade dos treinamentos, em relação a participação em competição.
Alternativa 2:
A figura descreve o processo de treinamento integrado, e as relações entre os conteúdos táticos apenas e o necessário aumento do volume e intensidade dos treinamentos, em relação a participação em competição.
Alternativa 3:
A figura descreve o processo de treinamento integrado, e as relações entre os conteúdos técnicos, táticos, físicos e o necessário aumento do volume e intensidade dos treinamentos, em relação a participação em competição.
Alternativa 4:
A figura descreve o processo de treinamento integrado, e as relações entre os conteúdos técnicos, táticos, físicos e a diminuição do volume e intensidade dos treinamentos, a fim de proporcionar um aumento em relação à participação em competições.
Alternativa 5:
A figura descreve o processo de treinamento integrado, e as relações entre os conteúdos técnicos e físicos e o necessário aumento do volume e intensidade dos treinamentos, levando em consideração uma diminuição da participação em competições esportivas.
QUESTÃO 6
Para assegurar a organização do planejamento das aulas no PST, os processos de aprendizagem tática são subdivididos em estruturas menores, que são os conteúdos, alguns desses conteúdos possuem ainda conteúdos mais específicos que, por sua vez, possuem, por fim, uma série de parâmetros.
Fonte: GRECO, P. J.; MORAES, J. C. P. COSTA, G. C. T. (org.). Manual das práticas dos esportes no Programa Segundo Tempo. Maringá: Eduem, 2013.
Com relação à Aprendizagem Tática, com base no Manual de Práticas para a Iniciação Esportiva no PST, assinale a alternativa que contenha apenas parâmetros relacionados aos conteúdos específicos das Capacidades Táticas Básicas.
Alternativas
Alternativa 1:
Acertar o alvo; criar superioridade numérica; reconhecer espaços; superar o adversário.
Alternativa 2:
Jogo reduzido; pressão de tempo; pressão de variabilidade; sair da marcação.
Alternativa 3:
Criar superioridade numérica; reconhecer espaços; sair da marcação; pressão de tempo.
Alternativa 4:
Criar superioridade numérica; treinamento técnico-tático; pressão de tempo.
Alternativa 5:
Acertar o alvo; criar superioridade numérica; reconhecer espaços; treinamento tático-técnico.
QUESTÃO 7
O trabalho da educação pelo esporte é organizado na forma de projetos educativos que abordam temas de relevância sugeridos pelo próprio contexto educativo ou pela realidade social mais ampla. As peculiaridades dessa ação educativa transformaram a busca pela interdisciplinaridade em um desafio diário de humildade, voltado à construção e reconstrução de novos saberes, à ressignificação de princípios e metodologias e à revisão de posturas frente a todo o processo educativo. Foi localizado três dimensões que são consideradas essenciais para que a interdisciplinaridade se concretize: a dimensão dos saberes ou conteúdos, a dimensão pessoal e a dimensão institucional.
OLIVEIRA, A. A. B. PERIM, G. L. Fundamentos Pedagógicos para o Programa Segundo Tempo. Brasília: Ministério dos Esportes; Porto Alegre: UFRGS, 2008.
De acordo com o recorte acima e o material didático, analise as afirmativas:
- Na dimensão dos saberes ou conteúdos, adotar a prática interdisciplinar significa considerar o esporte nas relações que mantém com diferentes dimensões da vida social como à política, a econômica, a cidadania, os valores humanos, a saúde etc.
- O projeto educativo é um plano de trabalho que define, de modo integrado e intencional, objetivos, conteúdos, estratégias, resultados e formas de avaliação, visando a desenvolver os potenciais de crianças e adolescentes.
III. A organização do trabalho pedagógico na forma de projetos educativos interdisciplinares nos permite vivenciar de forma integrada os princípios sustentadores de nossa proposta educacional.
- Os projetos interdisciplinares possibilitam aos educandos estabelecerem as conexões existentes entre o tema central e as áreas relacionadas a ele.
- Não basta simplesmente integrar conteúdos, é preciso integrar as pessoas envolvidas no processo educativo.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II apenas.
Alternativa 2:
I, II e V apenas.
Alternativa 3:
I, III e IV apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV apenas.
Alternativa 5:
I, II, III, IV e V.
QUESTÃO 8
“Os Jogos para Desenvolvimento da Inteligência e da Criatividade Tática “JDIC”, é caracterizado como jogos com situações de oposição e colaboração, com ou sem a invasão do campo da equipe adversária, mas que não apresenta relações diretas com uma modalidade específica, se apoiam nos elementos comuns das modalidades.”
OLIVEIRA, A. A. B.; PERIM, G. L. Fundamentos Pedagógicos para o programa segundo tempo. Brasília: Ministério dos Esportes; Porto Alegre: UFRGS, 2008. 296 p.
De acordo com o exposto acima e o material da disciplina, avalie as afirmações abaixo:
I – No JDIC não é permitido a variação de situações.
II – São jogos em que é necessário ter presentes as características das modalidades.
III- É importante que o professor estabeleça regras que possibilitem a maior variedade de situações táticas.
IV – Situações de oposição, aumento gradativo de participantes, variabilidade técnica e diversidade de decisões são importantes no JDIC.
É correto o que se afirma:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e III, apenas.
Alternativa 3:
I, II e IV apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
Todas as alternativas estão corretas.
QUESTÃO 9
Para os especialistas das “ciências do esporte” as capacidades coordenativas compõem a base central da denominada “inteligência motora”. O desenvolvimento das capacidades coordenativas oportuniza uma aprendizagem motora mais acabada e completa. O nível de conhecimento sobre as capacidades coordenativas não é tão diferenciado como o das capacidades condicionais de força e resistência. No entanto, a melhoria das capacidades físicas decorre fundamentalmente do desenvolvimento da capacidade de rendimento coordenativo na infância e adolescência.
DE OLIVEIRA, A. A. B., PERIM, G. L. Fundamentos pedagógicos para o programa segundo tempo. Brasília: Ministério dos Esportes; Porto Alegre: UFRGS, 2008.
Com base no texto acima sobre o desenvolvimento das capacidades coordenativas e no material disponibilizado da disciplina, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As capacidades coordenativas não possuem relação, no sentido regulador e condutor, com as ações de movimentos necessários à solução de tarefas e problemas motores do esporte.
Alternativa 2:
O planejamento do processo de ensino-aprendizagem das capacidades coordenativas não considera quais são as capacidades coordenativas, além de não planejar e nem sistematizar o conteúdo descrito, por não ser um tema importante.
Alternativa 3:
As capacidades coordenativas facilitam a realização de ações tanto em situações ambientais previsíveis (estereótipo de movimentos, tarefas fechadas) quanto nos momentos imprevisíveis do jogo (adaptação da técnica em tarefas abertas como os jogos esportivos coletivos).
Alternativa 4:
O desenvolvimento da coordenação e, paralelamente, das capacidades coordenativas, não possuem importância nos jogos esportivos coletivos já que a dinâmica do jogo permite que o jogador execute permanentemente de forma exata um modelo padrão ou ideal da técnica.
Alternativa 5:
No treinamento da coordenação, a apresentação das exigências de informação e os condicionantes da ação não devem ser modificados, sendo que durante o processo de ensino-aprendizagem, as tarefas devem estar relacionadas a movimentos convencionais e bem conhecidao.
QUESTÃO 10
A fim de levar o conhecimento aos alunos, o professor deve seguir estratégias de ensino que devem estar relacionadas tanto aos conteúdos que serão ensinados quanto as características do aprendiz. Libâneo (1994) aponta exposição do professor, trabalho independente, elaboração conjunta, trabalho em grupo, atividades especiais como conceitos relacionados a metodologia de ensino.
OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de; PERIM, Gianna Lepre. Fundamentos Pedagógicos para o programa segundo tempo. Brasília: Ministério do Esporte; Porto Alegre: UFRGS, 2008.
A partir do enunciado acima e dos conceitos apresentados por Libâneo (1994) estudados na disciplina, analise as afirmativas:
I: Situações extra-escolares, discussões cotidianas envolvendo a temática família, trabalho, meio ambiente dentre outros, são considerados atividades especiais.
II: A exposição do professor deve ser ou verbal ou demonstrativa, onde o mesmo deverá explicar o conteúdo e representar a realidade por meio da demonstração.
III: A diferença entre a elaboração conjunta e o trabalho em grupo é que o primeiro estimula a capacidade organizativa e administrativa dos alunos e a segunda pressupõe a conversa baseada nas perguntas propostas pelo professor, onde irá estimular o pensamento dos alunos.
IV: O método de trabalho independente diz respeito às atividades que devem ser orientadas para que o aluno tenha capacidade de resolvê-las de forma independente.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I e IV, apenas.
Alternativa 5:
II, III e IV, apenas.