Uma das principais formas de contaminação dos alimentos, que pode gerar uma DTA, é através da sua manipulação por profissionais, principalmente durante o preparo, devido à falta ou falha nos processos de higienização, por exemplo, na lavagem das mãos.
Um exemplo da importância desse processo foi um estudo (OLIVEIRA e GONÇALVES, 2015 Apud COELHO, ANDRADE e MOURA, 2021) que analisou as mãos de manipuladores de alimentos em creches na cidade Juazeiro do Norte, no Ceará, identificando diversos patógenos (agentes causadores de doenças), listando como os principais Klebsiella sp (64,29%) Staphylococcus aureus (14,29%) e Escherichia coli e Candida albicans (7,14%), sendo estes bactérias e fungos associados a má higienização das mãos após utilização do banheiro.
Fonte: COELHO, R. H.; ANDRADE, V. de O. Al.; MOURA, G. S. Contaminação de alimentos e seus fatores predisponentes: uma revisão integrativa. Brazilian Journal of Health Review, 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/ind.... Acesso em: 10 jan. 2024.
A qualidade higiênico-sanitária de um alimento pode ser afetada desde a produção da matéria-prima até o processo de preparo do alimento, sendo que os perigos que afetam essa qualidade podem ser separados em físicos, químicos ou biológicos. No caso dos perigos biológicos, temos os microrganismos como principais agentes contaminantes. Como destacado no artigo, dentre os microrganismos, os dois grupos mais comuns são bactérias e fungos e, nesse aspecto, para que se possa conscientizar e estabelecer procedimentos corretos de prevenção da contaminação, é preciso conhecer as características destes microrganismos.
Com base no que foi exposto, responda:
- a) Explique o que é uma célula procariótica e aponte qual tipo de microrganismo possui esse tipo de célula.
- b) Explique a diferença entre bactérias e fungos.
- c) Exemplifique cinco diferenças entre células eucarióticas e procarióticas.