Uma decisão que, muitas vezes, é difícil para as empresas é o de descontinuar um produto. Para que seja possível identificar esse momento de maneira assertiva, é imprescindível que o(a) gestor(a) esteja atento(a) ao produto e à relação dele com os 4Ps do marketing, afinal, eles permitem uma análise mais aprofundada do produto, dos resultados e das variáveis dele, pois, em muitos casos, o produto já está em fase de declínio.
DOMINGUES, D. A. S. Gestão de produtos, marcas e serviços. Maringá: Unicesumar, 2023.
Diante do exposto, assinale a alternativa correta:
Alternativa 1:
Quando a produção é suspensa, a empresa não tem mais a obrigação de fornecer assistência e suporte ao consumidor.
Alternativa 2:
Quando a empresa precisa descontinuar um produto, é importante que ela realize a venda de todo o estoque desse produto para minimizar as perdas.
Alternativa 3:
A descontinuidade de um produto pode ser programada, ou seja, a empresa lança o produto com uma data predefinida, para que ele seja retirado do mercado.
Alternativa 4:
Quando a empresa precisa descartar o produto, ela realiza a doação para alguma empresa beneficente ou para os funcionários, resolvendo esse impasse.
Alternativa 5:
A descontinuidade de um produto ocorre somente quando há implicações legais. As outras falhas e questões relacionadas aos produtos podem ser corrigidas, sem que haja a necessidade da descontinuidade.