MAPA – GESTÃO DE PESSOAS E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES – 52/2023
CONTEXTUALIZAÇÃO
“O surgimento de um novo vírus com alto potencial de contágio e relativamente elevado índice de letalidade, com origem na cidade de Wuhan (China) e conhecido como Covid-19, trouxe inúmeros impactos à sociedade como um todo e ao mundo do trabalho, em particular. Para uma parcela de empresas e trabalhadores, os impactos do novo coronavírus praticamente inviabilizaram suas atividades econômicas.
Para outras empresas e empregados, porém, ferramentas digitais evitaram falências e demissões, permitindo algum nível de continuidade.
É nesse contexto que o teletrabalho (também conhecido como trabalho remoto ou home office) passa a ganhar destaque como ferramenta de trabalho capaz de manter (ou até aumentar) a produção de determinada empresa e os empregos de seus trabalhadores. Como será tratado neste artigo, embora a legislação brasileira já contemplasse o teletrabalho desde 2017, essa modalidade de trabalho ganhou impulso inédito por conta da pandemia do Covid-19.
Fonte: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15256. Acesso em: 24 mar. 2023.
“A possibilidade de trabalhar em casa é uma ideia que tem animado cada vez mais trabalhadores e empresas. Nos últimos anos, o número de trabalhadores que não se veem compelidos a se deslocar de suas residências para realizar as atividades laborais tem crescido significativamente, seja trabalhando por conta própria, seja por ter essa modalidade de trabalho disponibilizada por seus empregadores. Com o enorme
desenvolvimento e a popularização das tecnologias de informação e comunicação (TIC), a possibilidade de poder trabalhar em qualquer lugar se tornou uma realidade bastante acessível e, muitas vezes, atrativa.
Assim, o tema teletrabalho (também denominado home office, trabalho remoto, trabalho a distância, entre outros termos) mostra-se bastante atual.
Ao se aproximar mais do tema, porém, pode-se constatar que, muitas vezes, ele tem sido tomado como uma grande panaceia: uma modalidade capaz de resolver todos os problemas do trabalho e que só apresenta vantagens a todos os interessados, uma prática que pode chegar a mascarar questões preocupantes sobre o mundo do trabalho contemporâneo. A própria conceituação de teletrabalho ainda se mostra bastante heterogênea; existem diferentes nomenclaturas se referindo às mesmas práticas, bem como situações bastante divergentes referidas pelos mesmos termos. Então, esta revisão de literatura investiga o estado da arte das produções sobre o conceito de teletrabalho e das diferentes aplicações que vêm sendo observadas, assim como o que tem sido discutido na literatura científica acerca do tema. Além disso, textos midiáticos são discutidos para ilustrar questões atuais que têm circulado sobre o assunto. Demonstra-se que, longe de ser mera novidade, essa modalidade de trabalho tem trazido à tona diversas questões que devem ser cuidadosamente analisadas.”
“(…)O termo teletrabalho está associado ao trabalho realizado remotamente, por meio de TIC, possibilitando a obtenção dos resultados do trabalho em um local diferente daquele ocupado pela pessoa que o realiza (ROSENFIELD; ALVES, 2011). Há registros sobre a realização do trabalho a distância desde os anos 1950, sendo que nas décadas de 1960 e 1970 não era incomum a prática do trabalho em casa para a produção de vestuário, têxteis e calçados, embalagem e montagem de materiais elétricos.”
Fonte: ROCHA, C. T. M. da.; AMADOR, F. S. O teletrabalho: conceituação e questões para análise. Cad.EBAPE.BR, v. 16, n. 1, Rio de Janeiro, jan./mar. 2018, p. 153. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/cebape/a/xdbDYsyFztnLT5CVwpxGm3g/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 24 mar.
2023.
Diante do contexto apresentado sobre o teletrabalho, essa atividade de aprendizagem prática tem como objetivo te levar a buscar informações sobre este assunto. Assim, nesta atividade MAPA seu desafio consiste em:
1) Encontrar uma empresa que adotou o regime de teletrabalho e conversar com o gestor de pessoas levantando as seguintes informações:
a) Fazer uma breve apresentação da empresa, do ramo, localização, tempo no mercado, catálogo de produtos, quantidade de trabalhadores etc.
b) Identificar como são dispostos os cargos da organização de maneira gráfica, isto é, fazendo a estrutura organizacional hierárquica (organograma).
c) Especificar dois cargos dentro dessa organização. Considere o conteúdo do cargo, quais são os métodos e processos de trabalho, as responsabilidades e a autoridade.
2) Agora que você já conhece um pouco da empresa, a(o) questione sobre a realização dos treinamentos em teletrabalho:
a) Quais foram os maiores desafios?
b) Quais os pontos positivos?
Caso a empresa não tenha realizado nenhum, pergunte ao Gestor de Pessoas os motivos que levaram a empresa e o gestor a não implementar programas de treinamento neste período.
3) Agora, faça um texto apresentando um treinamento que fora elaborado, ou, caso a empresa ainda não tenha elaborado um, pergunte como o gestor de pessoas da empresa o faria.
OBSERVAÇÃO: as perguntas a serem feitas ao gestor devem ser com relação à metodologia de treinamento, ou seja, o alinhamento com o planejamento estratégico da empresa, a necessidade que se pretende atender (o problema que será resolvido), seu planejamento (se os cursos foram/serão escritos, a sequência de temas, como esses temas foram/serão abordados), como fora/será a execução deste treinamento (agenda, infraestrutura, instrutor e participantes) e se no final ocorreu/ocorrerá alguma prova prática ou teórica sobre o conteúdo, isto é, uma avaliação geral do treinamento. Baseie-se na breve metodologia para montagem de um programa de treinamentos mencionada na página 54 de seu livro da disciplina.
4) Agora, coloque-se como gestor de pessoas dessa organização. Você faria algo diferente neste treinamento que fora citado? Se sim, apresente as fragilidades encontradas e as soluções de melhoria. Caso sua resposta seja não, elenque e discorra sobre os acertos deste.
Bons estudos!
MAPA – GESTÃO DE PROJETOS – 52/2023
MAPA 01 – GESTÃO DE PROJETO – 52.2023
Projeto Implantação da ISO 9001- Sistema de Gestão da Qualidade na Indústria “Santa Rosa”.
A indústria de biscoitos “Santa Rosa” possui o Projeto Implantação da ISO 9001- Sistema de Gestão da Qualidade, que visa conquistar a certificação que representa um atestado de reconhecimento nacional e internacional à qualidade do trabalho, pois a norma assegura boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores. Além disso, possibilita maior desenvolvimento dos colaboradores, serve como alavanca na busca pela qualidade total, propicia condições para maior competitividade no mercado, otimização de processo e a redução de custos.
A indústria de biscoitos “Santa Rosa”, visa ampliar suas relações comerciais internacionais, com um aumento de 25% da sua renda anual e para que isso aconteça, é fundamental que a mesma possua a certificação da ISO 9001- Sistema de Gestão da Qualidade.
O projeto tem como foco conquistar a certificação em 6 meses de implantação das normas e regularização dos processos, iniciando no mês de junho a dezembro de 2023, contando com um custo inicial de R$50.000,00 e uma equipe de 15 pessoas que trabalham na empresa e que já possuem atividades de rotina das suas funções. Para auxiliar a empresa na certificação desejada, será contratada uma empresa de consultoria.
Lembrando que, para a emissão da certificação a indústria de biscoitos “Santa Rosa”, deve passar em 2 etapas de auditoria por uma empresa especializada e credenciada, sendo uma no mês de setembro e outra em dezembro. Caso a empresa não cumpra com as demandas para a certificação e as etapas do projeto ela não obterá a certificação.
Elabore uma Tabela de identificação de risco conforme Tabela 01, utilizando a Matriz de Probabilidade e Impacto Quantitativa e Qualitativa, conforme ilustra as Figuras 01, 02 e 03 e como explicada no capítulo 06 de Gestão de Risco do livro da disciplina, contendo pelo menos 03 ameaças relacionadas ao projeto descrito acima, informando sua probabilidade de ocorrência no projeto e sugira uma forma de mitigar o risco atrelado a cada ameaça.
Tabela 01 - Dados de Probabilidade e Impacto Quantitativa e Qualitativa – Indústria Santa Rosa
MAPA – HIDRÁULICA – 52/2023
M.A.P.A. HIDRÁULICA
DETERMINAÇÃO DA BOMBA DE RECALQUE COMERCIAL DE UM PRÉDIO RESIDENCIAL DE MÚLTIPLOS ANDARES
Olá, aluno(a),
Tudo bem? Seja bem-vindo(a) à nossa atividade M.A.P.A. da disciplina Hidráulica. A atividade tem como tema “determinação da bomba de recalque comercial de um prédio residencial de múltiplos andares”, e está dividida em três etapas, abordando os conteúdos que serão estudados ao longo de toda a disciplina Hidráulica.
VOCÊ ESTÁ PREPARADO(A)?
Nas próximas páginas, você será DESAFIADO(A)! Como futuro(a) engenheiro(a), queremos que você desenvolva habilidades essenciais para a sua jornada, como: analisar, sistematizar, refletir e tomar decisão.
Uma aprendizagem ativa relevante é relacionada à nossa vida, aos nossos projetos e expectativas. E nisso, a Hidráulica é excelente! Analisar os desafios da vida real para a tomada de decisão, transformando-os em um objeto de estudo que permita a aplicação de conceitos de engenharia na vivência prática de concepção de projetos.
O objetivo deste desafio é provocar o seu senso crítico, buscando na leitura os fundamentos necessários à explicação e compreensão das questões propostas, conectando o conteúdo da Hidráulica à realidade. Além disso, este desafio proporciona autonomia para que você seja capaz de organizar suas atividades mentais, de modo a desenvolver não somente o que compete às suas atribuições como estudante, mas também como futuros profissionais.
Nossa atividade está dividida em três etapas que deverão ser feitas individualmente. Você será desafiado(a) a convencer seu gerente de projetos entre investir ou não no projeto autossustentável proposto por você.
Assim, seus conhecimentos serão colocados à prova! Você está preparado(a)? Vamos lá!
CONTEXTUALIZAÇÃO
Ao estudar a disciplina Hidráulica, observamos que se encontra no ramo da Engenharia Civil cuja principal atribuição é o planejamento e execução de obras ligadas aos diversos usos dos recursos hídricos, atendendo às necessidades básicas da população e possibilitando melhorias na saúde pública e também nas atividades econômicas.
Nesta atividade você é o(a) Engenheiro(a) deverá estimar o conjunto motobomba a ser utilizado em um prédio residencial de múltiplos andares.
ETAPA 1
Para esta primeira etapa, inicialmente você Engenheiro(a) deverá estimar o consumo diário de um prédio residencial de múltiplos andares contido na cidade de Maringá-Pr.
Para concepção de projeto, considere as seguintes questões:
Torro residencial com térreo + 15 pavimentos tipo;
Não possui apartamentos no térreo;
Cada pavimento possui 8 apartamentos;
Cada apartamento possui 3 dormitórios;
Área de cada apartamento é de 70 m².
OBS: Considere 1 mês com 30 dias.
Para o cálculo do consumo diário utilize a tabela de consumo potencial da SANEPAR que está em anexo I.
ETAPA 2
Para esta segunda etapa, inicialmente você Engenheiro(a) conhecedor(a) das propriedades hídricas e dos fatores que influenciam as perdas de carga em tubulações, irá determinar a vazão (Q) e a altura manométrica da bomba (Hm).
Para o cálculo da vazão da bomba, a mesma será determinada em função da regularidade com que se deseja que a bomba entre em funcionamento num período de 24h.
Para este projeto, será adotado: 3 períodos de 1:30h (cada) em um dia (24h).
Vazão:
Q=Cd/t
Sendo,
Q – Vazão (m³/h);
Cd – Consumo diário (m³);
t – número de horas da bomba em funcionamento (horas) * em um dia (24h).
Para a determinação dos diâmetros, a NBR recomenda o emprego da Fórmula de Forchheimmer para a escolha do diâmetro (DI) de recalque:
Onde:
Dr – diâmetro externo estimado para a tubulação de recalque (m);
Q – vazão (m³/s);
N – número de horas da bomba em funcionamento (horas).
OBS: β e t tem o mesmo valor.
Para a determinação do diâmetro comercial (DE) de recalque deve-se verificar os diâmetros na tabela do anexo II.
OBS: O diâmetro sempre será o valor comercial acima do valor encontrado. Deve-se utilizar para o projeto a tubulação de CPVC.
Para a determinação do diâmetro comercial (DE) da tubulação de sucção (Ds), utilizará 1 (um) diâmetro comercial superior ao diâmetro de recalque (Dr).
Perda de Carga
Para a determinação da perda de carga, utiliza-se a fórmula de Fair-Whipple-Hisao, sugerida pela NBR 5626.
Para tubos lisos (CPVC):
Onde,
J – é a perda de carga unitária, em kPa/m;
Q – é a vazão estimada considerada, em L/s;
D – é o diâmetro interno do tubo, em milímetros.
Deve-se calcular a perda de carga unitária para a tubulação de sucção e tubulação de recalque.
Verificação da velocidade
Deve-se realizar a verificação da velocidade do escoamento que deverá estar de acordo com o estabelecido
pela NBR 5626/98.
Q = V.A
Para a verificação de projeto a velocidade deve estar:
V ≤ 3m/s OK!
Determinação da perda de carga total (J total)
Para a análise do projeto, você utilizará a projeto isométrico da instalação predial (Figura 1).
Figura 1 – Projeto isométrico da instalação predial.
Fonte: Autor (2023).
Considere os comprimentos real e equivalentes.
Para os comprimentos equivalentes considerar:
Entrada de borda na sucção e saída da canalização no recalque.
Também considere utilizar o Joelho 90° na mudança das direções.
Verificam-se os comprimentos equivalentes (Le) na tabela do Anexo III.
Para o cálculo da perda de carga total (Jtotal).
Deverá ser calculado o Jtotal (Hs) para a sucção e o Jtotal (Hr) para o recalque.
ETAPA 3
Especificação da Bomba Instalada
Para a determinação da altura manométrica (Hm), deve-se realizar o cálculo da diferença entre a carga ou energia do escoamento à saída e à entrada da bomba.
Sendo,
Hm = altura manométrica total (m.c.a);
Hg = altura estática total (altura geométrica);
Hs e Hr = perda de carga total (distribuída e localizada) nas tubulações de sucção e recalque.
Para a estimativa da potência hidráulica da bomba:
Onde,
Q – vazão (m³/s);
Hm – altura manométrica (m.c.a);
Para a estimativa da potência real da bomba:
Onde,
PH – Potência Hidráulica (CV);
ηMotor – Rendimento do motor;
ηBomba – rendimento da bomba.
OBS: Considere para este projeto um rendimento de 60% para o conjunto motobomba.
Para a estimativa da potência nominal da bomba:
Onde,
PI – Potência Ideal (CV);
FS – Fator de Segurança.
Tabela 1 – Fator de segurança motores elétricos.
ANEXO I – Tabela de consumos potenciais SANEPAR.
Fonte: SANEPAR.
Anexo II – Diâmetros externo, interno e nominal das tubulações.
(3) Utilizar o valor entre parênteses para as perdas de carga localizadas.
Fonte: Macintyre, 2017.
Anexo III – Tabela de perdas de carga localizada – Equivalência em metros de tubulações de PVC rígido ou
cobre.
Fonte: Macintyre, 2017.
MAPA - INSTALAÇÕES PREDIAIS - 52/2023
Nas próximas páginas, você será DESAFIADO(A)! Como futuro(a) Engenheiro(a), queremos que você desenvolva habilidades essenciais para a sua jornada, como: analisar, sistematizar, refletir e tomar decisão.
Uma aprendizagem ativa relevante é relacionada à nossa vida, aos nossos projetos e expectativas. E nisso, a área de Instalações Prediais é excelente! Analisar os desafios da vida real para a tomada de decisão, transformando-os em um objeto de estudo que permita a aplicação de conceitos de engenharia na vivência prática de concepção de projetos.
O objetivo deste desafio é provocar o seu senso crítico, buscando na leitura os fundamentos necessários à explicação e compreensão das questões propostas, conectando o conteúdo das Instalações Prediais à realidade. Além disso, este desafio proporciona autonomia para que você seja capaz de organizar suas atividades mentais, de modo a desenvolver não somente o que compete às suas atribuições como estudante, mas também como futuros profissionais.
Nossa atividade está dividida em seis etapas que deverão ser feitas individualmente. Assim, seus conhecimentos serão colocados à prova! Você está preparado(a)? Vamos lá!
CONTEXTUALIZAÇÃO
Ao estudar a disciplina de Instalações Prediais, observamos que se encontra no ramo da Construção Civil cuja principal atribuição é o planejamento e execução de obras ligadas aos diversos usos dos recursos hídricos, atendendo às necessidades básicas da população e possibilitando melhorias na saúde pública e também nas atividades econômicas. Nesta atividade você é o(a) Engenheiro(a) deverá projetar e resolver problemas relacionados as instalações prediais de uma residência unifamiliar.
Para isso, você Engenheiro(a) utilizou a planta baixa a seguir.
Figura 1 – Planta Baixa de Residência Unifamiliar.
Fonte: O autor (2023).
ETAPA 1
Para esta primeira etapa, inicialmente você Engenheiro(a) foi contratado para elaborar o projeto hidráulico de uma casa residencial de médio padrão, na qual residirá 4 pessoas. Para isso, você utilizará a planta baixa da residência, Figura 1, que será executada em um novo loteamento da cidade de Maringá-PR.
Primeiramente, você deverá determinar:
Qual será a o sistema de alimentação predial da residência? Calcule o volume para um reservatório comercial (Anexo I).
ETAPA 2
Para esta segunda etapa, inicialmente você Engenheiro(a) conhecedor(a) das propriedades hidráulicas e dos fatores que influenciam as perdas de carga em tubulações, irá resolver um problema de falta de pressão em um chuveiro da residência.
Para o melhor funcionamento das peças hidráulicas, o projetista deve projetar a pressão de abastecimento para as peças e componentes mais desfavoráveis hidraulicamente, em termos gerais aquelas peças de utilização que estão mais afastadas do reservatório ou que em seu caminho perca muita pressão (como veremos em aula). Sendo assim, geralmente teremos os chuveiros como peças de utilização com maiores perdas de pressão, devido ao desnível geométrico e as perdas de cargas localizadas.
Tendo um banheiro com problemas de menores pressões no chuveiro, que categoriza uma baixa saída de água, você deverá realizar intervenções técnicas para resolver este problema.
Responda:
- a) Indique três (3) alternativas técnicas para aumentar a pressão de saída do chuveiro demonstrado no desenho isométrico do banheiro na Figura 2.
Figura 2 – Desenho Isométrico do banheiro.
ETAPA 3
Após determinação do reservatório de água fria, você Engenheiro(a) também deverá determinar o volume do boiler (reservatório de água quente) para a residência. Para o sistema de aquecimento você projetista definiu que utilizará o sistema de aquecimento solar.
Agora, pede-se para que você determine:
Determine o volume do boiler comercial de uma residência com 4 pessoas.
Para determinar o boiler comercial, a partir do volume de água quente de consumo diário dimensionado, verifique o catálogo em anexo II.
Qual a área coletora dos aquecedores solares necessária para possibilitar o aquecimento da água do boiler? Após determinação do volume comercial do boiler, determine a área de coleta dos aquecedores solares, verifique a catálogo em anexo II.
OBS: Você poderá escolher entre os dois modelos indicados para seu projeto, escolha um valor faixa estabelecida.
ETAPA 4
Após resolvermos as questões relacionadas a água fria e quente, agora você Engenheiro(a) deverá garantir que seu cliente não tenha o problema citado.
Seu cliente, ao solicitar o projeto, o questionou sobre alguns problemas que está tendo em sua atual residência, e que este problema causa grande transtorno diário na família.
Você Engenheiro(a) deverá garantir que em seu novo projeto, seu cliente não tenha os seguintes problemas: Caso a cota da rede de esgoto passe acima das instalações prediais de esgoto da residência, quais são as alternativas para solucionar este problema?
Um dos fatores questionados pelo cliente é o mal cheiro nos banheiros de sua residência, em seu projeto, quais são as soluções técnicas para isso?
Outro questionamento é a quebra do piso para realizar manutenção nas tubulações, diante disso, o que você faria para amenizar essa possível questão futura?