MAPA - ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO - 53/2023
“Conhecer as atividades da empresa, suas particularidades, como elas funcionam e se relacionam. Eis aí o ponto de partida para a criação de um Planejamento e Controle da Produção (PCP). O PCP deve facilitar a integração entre os setores produtivos e de vendas, ou seja, deve equilibrar os trabalhos internos (com processos adequados e pessoas qualificadas) e externos da empresa (conectando-a com o mercado). Para tanto, deve ser assumido por profissionais qualificados e neutros (sem tendências para o setor de vendas ou produtivo).”
Fonte: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/planejamento-e-controle-devem-integrar-todos-os-setores,86ac438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD
Atuar na área da administração da produção e operação das empresas requer flexibilidade e agilidade nas tomadas de decisão, ainda mais o administrador e o tecnólogo em processos gerenciais que lida com diversas variáveis e recursos, conhecer cada um deles direciona esse gestor ser mais assertivo em suas decisões e na busca da geração de novas oportunidades.
Esse cenário revela uma grande significância da nossa disciplina de Administração da Produção. Por meio de um planejamento se reduz os riscos e evidencia o melhor proveito dos recursos numa empresa na área industrial e operacional. Aplicar os conceitos da administração da produção possibilita que o negócio que você atuará ou está atuando tenha um futuro desejado e planejado por meio da organização dos recursos alinhados com objetivos empresariais, onde a empresa quer estar.
Bom, e que tal experimentar um caso prático da adaptação de uma indústria mediante um planejamento, é ainda melhor, concorda?! Sendo assim, lhe convido a assistir o vídeo do link abaixo.
Vamos experimentar esse caso e aprender!!!
Gostaria de levar você a uma reflexão. Em um período recente muitas empresas fizeram uma adaptação muito mais acelerada. Ou as empresas mudaram, ou foram mudadas. Pense em quais exemplos você conhece de empresas na área industrial que precisaram se adaptar e mudaram seus planejamentos.
No nosso próprio livro didático de Administração da Produção estudamos e aprendemos sobre conceitos que direcionam para realizar um planejamento e controle da produção.
“O planejamento e o controle da produção (mais conhecido como PCP) significa determinar os objetivos da produção, escolhendo os meios que serão utilizados para alcançar esses objetivos, gerenciando as atividades de produção e realizando o controle, de modo que a produção ocorra eficazmente e produza produtos e serviços adequados para atender a demanda dos consumidores.”
CARNEIRO, R. A.; PAIÃO, L. S. Administração da produção. Maringá: Unicesumar, 2019, p. 136.
Chegou o momento mais esperado em sua atividade Mapa, aquele em que você irá colocar a mão na massa, e partir para a Ação.
Nesta atividade Mapa você será convidado a escolher um negócio de uma empresa na área industrial e realizar diretrizes para o seu planejamento e controle da produção.
Você terá algumas etapas para atingir o seu objetivo nesta atividade Mapa, vamos para cada um deles.
Etapa 1 – Escolhendo a Empresa na Área Industrial
Você deverá escolher uma empresa que você já atuou, ou está atuando obrigatoriamente na área industrial, se não tiver essa oportunidade poderá então ser escolhida uma empresa da sua cidade ou região.
Ah, caso não queira citar o nome da empresa na área industrial, poderá ser citado o seguimento dentro da área industrial que ela atua. Nesta etapa além de escolher, você deverá fazer um breve descritivo do que essa empresa faz.
Etapa 2 – Iniciando o Planejamento na Área Industrial
Nesta etapa você deverá iniciar um planejamento na área industrial da empresa escolhida. E para isso é fundamental conhecer e saber o que o gestor tem em suas mãos, ou seja, o que será necessário para se ter algo no processo produtivo, e um caminho para isso é ter com clareza como é o seu ambiente de transformação.
Portanto, detalhe em seu início de planejamento o modelo de transformação da empresa escolhida nos seguintes tópicos:
2.1 – Principais recursos de entrada (input)
2.2 – Processo de transformação (descreva ou mapeie como ocorre o processo de transformação)
2.3 – Principais Saídas de produtos ou serviços (output)
Nesta etapa você terá mais clareza do modelo de transformação da sua empresa na área industrial escolhida.
Etapa 3 – Controlando e Acompanhando a Produção na Área Industrial
Após finalizado o planejamento inicial, a próxima etapa é definir como serão realizados os controles e acompanhamentos da produção.
Como gestor na área industrial da empresa escolhida é necessário observar com atenção o processo de transformação (Etapa 2.2), é neste processo de transformação que estarão os controles e acompanhamentos da produção.
Portanto, no processo de transformação da empresa escolhida identifique e explique no mínimo dois tipos de controles/acompanhamento para a produção da empresa, você deverá elaborar um texto dissertativo explicando como serão os controles/acompanhamentos.
Etapa 4 – Integrando a Produção na Área Industrial
Por fim, em sua última etapa para realizar um bom planejamento é necessário integrar informações com vários departamentos de uma empresa. Sendo assim descreva nesta etapa quais serão os departamentos e informações que serão integradas com a área industrial na empresa escolhida
ENTREGAS
O seu desafio nesta atividade é entregar um material com as respostas às questões das quatro etapas descritas anteriormente, será disponibilizado um modelo de arquivo no Material da Disciplina que você deverá utilizar para inserção das respostas às questões.
Esse material é o que constitui a entrega da atividade Mapa, que deve ser realizada individualmente. A equipe de professores mediadores está à sua disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo. Aproveite essa ferramenta!
Orientações importantes:
- Assista ao vídeo de orientações gravado pelo professor
- Utilize o formulário padrão em Word disponível no ambiente da disciplina>Materiais>Material da disciplina.
- Certifique-se de que esteja encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização. Arquivos em branco ou incorretos não serão atribuídos nota.
- A atividade será aceita somente pelo Studeo. Após o prazo de encerramento, não haverá mais como realizar a atividade.
- Em caso de dúvidas, entre em contato com o(a) seu(sua) Professor(a) Mediador(a) pelo Studeo, no Fale com o Mediador.
Uma ótima atividade a todos.
MAPA - ADM - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR - 53/2023
Olá pessoal, chegou a hora de elaborarmos nossa atividade MAPA, da disciplina de Comportamento do Consumidor.
Agora é o momento de colocar em prática aquilo que vimos, estudamos e discutimos na teoria. Isso mesmo, você irá aprender um pouco mais sobre como o consumidor se comporta no mercado.
Então vamos lá?
Não se esqueçam, qualquer dúvida, consultem os professores mediadores e enviem perguntas durante as aulas ao vivo.
Atividade: Riscos Analisados pelo Consumidor.
Quando o consumidor realiza uma compra, quais pontos e aspectos são levados em consideração? Preço, qualidade, forma de pagamento?
É preciso entender, que além desses fatores os consumidores avaliam os riscos que podem enfrentar durante seu processo de compra. Isso mesmo, o consumidor se depara com alguns riscos que podem lhe causar medo, receio, e até levar a não compra.
Veja o exemplo a seguir. As Americanas, no ano de 2023, enfrenta dificuldades de mercado, devido a problemas financeiros e que foram informados pela mídia massiva a sociedade. Tal situação levou os consumidores a analisarem os riscos e apresentarem medos e receios quanto a suas compras no e-commerce da marca.
Fonte: AMERICANAS. Site Americanas. Disponível em: https://www.americanas.com.br/. Acesso em 22 abr. 2023.
Além disso, segundo o site Diário do Comércio (online, 2020):
“Um total de 81,4% dos consumidores têm o hábito de comprar no varejo virtual, e apenas 18,6% afirmaram que não costumam fazer esse tipo de compra. O que chama a atenção, porém, é que 46,3% dos que não consomem evitam fazê-lo por medo de fraudes. Outros 25,5% dos entrevistados se afastam desse tipo de compra por não confiarem nos sites”.
LIGNELLI, Karina. Medo de fraudes afasta consumidores do e-commerce. Diário do Comércio, 11 fev. 2020 [online]. Disponível em: https://dcomercio.com.br/publicacao/s/medo-de-fraudes-afasta-consumidores-do-e-commerce. Acesso em: 22 abr. 2023.
O que interfere e acaba sendo fator de escolha, nesse momento de compra do consumidor, está relacionado, além de suas necessidades e desejos de consumo, aos riscos que pode enfrentar.
E como o consumidor se comporta em suas escolhas? Quais são os principais riscos analisados na escolha de suas marcas, produtos e/ou serviços?
Conhecer e gerir esses riscos, dentro do comportamento do consumidor, auxiliam as organizações em suas ações e estratégias de mercado.
É isso que vamos trabalhar, estudar e discutir agora nessa atividade MAPA. Vamos começar?
Na realização dessa atividade, você deve realizar uma pesquisa junto a consumidores, para verificar os principais riscos analisados durante a realização de suas compras on-line. E para isso, você deve:
1) Agora é o momento de entender como esses riscos interferem nas escolhas do consumidor e na gestão das marcas das empresas. Nesse momento pesquise, junto ao material da disciplina, quais são os possíveis riscos analisados pelo consumidor na compra de um produto ou serviço. Essa discussão e explicação deve ser apresentada em um texto entre 5 e 10 linhas.
2) Agora vamos entender esses riscos, analisados pelos consumidores, na prática. Tendo como foco somente as compras online, realize uma pesquisa, com 5 (cinco) consumidores (que tenham o hábito de realizar compras pelo e-commerce). Primeiramente vamos conhecer o perfil desses entrevistados, e para isso, preencha a tabela a seguir com as informações coletadas.
3) Agora é o momento de questionar os consumidores entrevistados sobre os riscos que enfrentam em suas compras. Para isso, preencha a tabela a seguir.
4) Com todas as informações em mãos, realize uma análise das informações coletadas. Em um texto, entre 7 e 15 linhas, apresente as respostas de seus entrevistados. Ao apresentar os riscos levantados pelos consumidores, relacione-os a teoria estudada na disciplina, informando qual ou quais riscos foram apresentados, justificando sua análise.
ORIENTAÇÕES GERAIS:
1. Leia o livro da disciplina.
2. Assista às aulas conceituais e ao vivo.
3. Baixe o "Formulário Padrão do MAPA", disponível no ambiente Studeo, na pasta “Material da Disciplina”, e preencha corretamente todos os campos solicitados.
4. Anexe seu “Formulário Padrão do MAPA” respondido, no espaço específico da atividade MAPA.
5. Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação.
6. Caso utilize materiais de outros autores, não se esqueça de referenciar corretamente, pois o uso de trechos ou textos não referenciados será considerado plágio.
7. A equipe de professores mediadores está à sua disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo. Aproveite essa ferramenta!
Bons estudos, Sucesso!
MAPA - ADM - GESTÃO DA QUALIDADE - 53/2023
Olá, estudante! Chegou o momento de desenvolvermos nossa atividade MAPA.
Para iniciarmos, reflita: quais são as interferências da qualidade nos produtos fornecidos por uma empresa?
Empresas que não estabelecem um sistema para gerir a qualidade de seus produtos tendem a perder mercado ao longo dos anos. A qualidade, embora subjetiva, não pode ser estabelecida para produtos ou serviços sem que haja uma gestão para identificar os problemas e estabelecer um plano de ação para sanar o problema. Entretanto, a questão é: como fazer a Gestão da Qualidade da empresa? Você saberia qual é a melhor ferramenta a ser utilizada?
A Gestão da Qualidade é um universo que tem à sua disposição diversas ferramentas que podem ser utilizadas no dia a dia das empresas. O tipo de informação que o gestor procura determinará qual ferramenta trará as informações com maior precisão, pois a tomada de ação dependerá do resultado da análise dos dados fornecidos. Por esse motivo, é muito importante que o gestor conheça as ferramentas que utilizará para a coleta, organização e análise dos dados.
Muito bem, agora, é hora de você pôr a mão na massa!
Imagine a seguinte situação: uma empresa fabricante de produtos de limpeza está em expansão e precisa melhorar o controle de seus produtos. Nesse caso, após analisar o seu currículo, o empresário optou por contratar você para o cargo de gestor da qualidade da empresa. Sua tarefa é avaliar os produtos e identificar os pontos a serem melhorados para que o cliente se sinta satisfeito ao utilizar os produtos.
Nesse primeiro momento, você toma a decisão de fazer uma pesquisa de satisfação com 20 clientes sobre a qualidade do produto nos quesitos: praticidade na utilização, qualidade do produto e se tornaria a utilizar o produto. A pontuação do cliente é de um a cinco para cada quesito, sendo que: (1) Muito ruim; (2) Ruim; (3) Bom; (4) Muito bom; (5) Excelente.
Após realizar a pesquisa, você obteve os seguintes dados apresentados no Quadro 1:
Quadro 1 - Resultado da pesquisa de satisfação
CLIENTE | PRATICIDADE NA UTILIZAÇÃO | QUALIDADE DO PRODUTO | TORNARIA A UTILIZAR O PRODUTO |
1 | 3 | 3 | 1 |
2 | 4 | 3 | 5 |
3 | 3 | 1 | 1 |
4 | 1 | 5 | 1 |
5 | 1 | 4 | 5 |
6 | 2 | 4 | 4 |
7 | 3 | 5 | 3 |
8 | 4 | 2 | 5 |
9 | 4 | 2 | 1 |
10 | 5 | 5 | 2 |
11 | 5 | 4 | 5 |
12 | 3 | 1 | 4 |
13 | 1 | 1 | 2 |
14 | 4 | 2 | 5 |
15 | 1 | 1 | 1 |
16 | 2 | 5 | 4 |
17 | 5 | 5 | 5 |
18 | 2 | 2 | 4 |
19 | 2 | 1 | 5 |
20 | 3 | 5 | 1 |
Fonte: o autor.
Diante dos dados apresentados no Quadro 1, responda:
1. De acordo com a pontuação estabelecida no enunciado da atividade, preencha o Quadro 2 respondendo as informações para cada quesito:
Quadro 2 - Pontuação de satisfação do cliente
CLIENTE | PRATICIDADE NA UTILIZAÇÃO | QUALIDADE DO PRODUTO | TORNARIA A UTILIZAR O PRODUTO |
Quantas pessoas marcaram (1) | | | |
Quantas pessoas marcaram (2) | | | |
Quantas pessoas marcaram (3) | | | |
Quantas pessoas marcaram (4) | | | |
Quantas pessoas marcaram (5) | | | |
Fonte: o autor.
2. Qual é o valor percentual de percepção dos clientes para cada um dos quesitos? Preencha o Quadro 3 com os valores obtidos.
Quadro 3 - Percentual de satisfação do cliente
CLIENTE | PRATICIDADE NA UTILIZAÇÃO | QUALIDADE DO PRODUTO | TORNARIA A UTILIZAR O PRODUTO |
Muito ruim | | | |
Ruim | | | |
Bom | | | |
Muito bom | | | |
Excelente | | | |
Fonte: o autor.
3. Considerando as informações apresentadas no Quadro 3, gere um gráfico de Pareto.
4. De acordo com os dados apresentados, como você avalia a qualidade dos produtos da empresa? Para sua resposta, faça uma análise para cada um dos três quesitos considerados, isto é, praticidade na utilização, qualidade do produto e se tornaria a utilizar o produto. Você tomaria alguma ação para melhorar a aceitação do mercado consumidor? Justifique a sua resposta.
Orientações gerais:
- Para esta atividade, você deverá utilizar o formulário padrão que está disponível no ícone Material da Disciplina.
- Considere as orientações para a atividade MAPA, acessando o link do vídeo explicativo.
- Não se esqueça de que este é um trabalho acadêmico, assim, observe as Normas ABNT.
- Atenção: se identificado plágio (cópia indevida de textos pesquisados ou cópia textual entre colegas), a atividade poderá ser zerada.
- Anexe o arquivo no campo de resposta da atividade MAPA, clicando sobre o botão Selecionar arquivo.
- Após anexar o arquivo, certifique-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após Finalizar o Questionário, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
- Tendo dúvidas, não deixe de encaminhá-las por meio do Fale com o mediador.
Boa atividade!
MAPA - INTRODUÇÃO AO DIREITO PÚBLICO E PRIVADO - 53/2023
Olá, estudante!
Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos apreendidos na disciplina, realizando a atividade M.A.P.A. - Material de Avaliação Prática de Aprendizagem. Esta atividade propõe que você analise um caso hipotético e, com base no atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD e sua relação não só com o Direito do Consumidor, mas também Civil e Penal, responda às questões propostas.
Leia atentamente o Texto de Apoio, o conteúdo da Unidade 2 do livro, o material extra (Cartilha LGPD, disponível no Material da Disciplina) e assista à Aula Conceitual 2.
Analise atentamente o caso hipotético da atividade.
Realize a atividade proposta, respondendo às questões 1 e 2.
Vamos lá?
LGPD e o uso de dados
Uma emenda constitucional, recém aprovada, guindou a proteção de dados pessoais à condição da garantia individual, aumentando a importância da LGPD e a pressão sobre as empresas sobre o seu cumprimento.
No entanto, existem muitas empresas que estão preocupadas com a LGPD, e outras nem tanto, porém criando-se uma sensação de que é impossível atendê-la. Não é verdade.
A LGPD serve para assegurar que o tratamento de dados pessoais será feito, sempre, respeitando a privacidade e intimidade das pessoas. A lei não proibiu que as empresas façam tratamento de dados pessoais. Em verdade, a lei quer que as empresas, quando armazenarem ou usarem dados pessoais, o façam de maneira que os titulares desses dados saibam exatamente para que e como os seus dados serão usados, sempre de forma segura.
Empresário 1: "Não faço tratamento de dados pessoais porque meu negócio não é digital e não tenho vendas por canais digitais. Não preciso cumprir a LGPD".
Errado. Este talvez seja o maior engano da maioria das pessoas. O tratamento de dados pessoais não é apenas a coleta ou armazenamento de dados por meios digitais. Realiza-se tratamento de dados em situações simples, bem próprias do mundo analógico. No consultório do dentista, por exemplo, usam-se fichas impressas com todos os dentes do paciente, indicando detalhes de cada dente. Assim, o dentista está fazendo tratamento, não só dos dentes, mas dos dados pessoais do paciente também. Notem que aquela ficha vai para um fichário, que fica em uma gaveta. Em termos de segurança de dados pessoais é necessário refletir sobre quem pode ver o fichário, como se garante que apenas as pessoas que têm autorização para ver aquele fichário tenham acesso a ele, se existem chaves que tranquem a referida gaveta e se estas chaves ficam em poder somente de quem tem autorização para acessar as fichas. Isto é, é preciso assegurar a privacidade e a preservação da intimidade do paciente.
Empresário 2: "Não faço nenhum cadastro de clientes e, por isso, não tenho tratamento de dados pessoais".
Muitas empresas não têm qualquer cadastro de clientes e, por conta disso, creem que não fazem tratamento de dados pessoais. Como vendem suas mercadorias ou serviços ali no balcão e recebem os valores devidos por meio de cartão de débito, acham que não fazem tratamento de dados pessoais. Esquecem-se de que o cartão de débito que acabaram de "passar" na máquina contém o nome do titular, o número do cartão, da conta corrente e, eventualmente, foi digitada uma senha pessoal. Ao coletarem tais informações, repassando-as ao banco ou administradora de cartões, acabaram de realizar atividades de tratamento, o que as submetem à dinâmica da LGPD.
Fonte: https://www.migalhas.com.br/depeso/363086/lgpd-e-o-uso-de-dados-pessoais. Acesso em: 21 jun. 2023.
Segunda etapa: análise do caso hipotético
Você trabalha em uma empresa de grande porte da sua cidade como Data Protection Officer (encarregado de dados), sendo responsável por uma equipe de dez colaboradores que deve cuidar dos dados inseridos no sistema da empresa no momento em que os clientes fazem o cadastro com suas informações, para análise e pedido de cartão de crédito. Além disso, a mesma equipe é responsável pela inserção dos devedores no SCPC/SERASA quando o usuário/cliente deixa de efetuar o pagamento dentro do prazo de 60 dias, conforme o contrato firmado entre as partes. Após uma listagem encaminhada, para que a sua equipe fizesse a inserção no SCPC/SERASA, e confiando que todos foram treinados e capacitados, você não fez nenhuma conferência. Como os dados dos clientes são considerados sensíveis segundo a LGPD, um dos colaboradores da equipe, descontente com esta, vendeu tais dados a uma concorrente. Além de prejudicar a empresa, ele acredita que você acabará sendo responsabilizado pelo ocorrido.
Terceira etapa: agora é com você!
A partir do texto citado, dos estudos sobre LGPD, Civil e Penal, análise do caso hipotético apresentado, faça o que se pede:
Questão 1: argumente (em até 10 linhas) se você, enquanto Data Protection Officer (DPO) (encarregado de dados), pode ser responsabilizado pelas atitudes do colaborador com relação à venda dos dados dos clientes (vazamento de dados pessoais). Responda conforme a LGPD, mencionando se sua Responsabilidade Civil é Objetiva ou Subjetiva, segundo o Código de Direito Civil.
Questão 2: elabore um informativo, em forma de texto, com recomendações de como os colaboradores da empresa devem realizar suas atividades, a fim de não cometerem nenhuma irregularidade com relação à LGPD. O informativo deve ter, no mínimo, cinco orientações, com o direcionamento de como devem ser tratados os dados dos clientes, cuidados com as documentações compartilhadas, e por quanto tempo os recibos e documentos devem ser mantidos pela empresa.
IMPORTANTE:
1. Assista ao vídeo explicativo gravado pela Professora Formadora, disponível no ambiente da disciplina.
2. Utilize o Formulário Padrão MAPA, arquivo em Word, disponível no "Material da Disciplina", para responder à atividade.
3. Certifique-se de que esteja encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
4. A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas! Arquivos em branco, corrompidos ou incorretos não terão nota.
5. Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu professor(a) mediador(a) pelo Studeo no "Fale com Mediador".
Bons estudos. Sucesso!
MAPA - PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E DISRUPÇÃO - 53/2023
Olá, estudante! Para realização da atividade MAPA da disciplina Produção de Conhecimento Científico, Tecnológico e Disruptivo, proponho considerar a aprendizagem e discussões realizadas ao longo dos conteúdos. Nesta atividade você terá o desafio de elaborar um Projeto de Pesquisa relacionado com a sua área de atuação.
Para isso, você deverá:
Ler atentamente o contexto inicial
Pensar um projeto de pesquisa na sua área
Realizar e enviar a atividade solicitada
Leitura do contexto:
A pesquisa científica é um processo complexo que começa com a escolha de um tema, seguida pela formulação de um problema, com base no raciocínio científico e o entendimento do estado da arte sobre esse problema. Este conhecimento inicial surge a partir do estudo e verificação de pesquisas já existentes relacionadas ao mesmo tema.
Uma vez estabelecido o tema, o pesquisador começa a traçar possíveis soluções, também conhecidas como hipóteses. Estas são baseadas em conhecimentos prévios e serão posteriormente confirmadas ou refutadas durante o processo de pesquisa. O pesquisador pode formular uma ou várias hipóteses, no entanto, é crucial lembrar que cada hipótese apresentada deve ser investigada e concluída como verdadeira ou falsa.
A partir dessa estruturação inicial, o pesquisador passa para a fase de problematização da pesquisa científica. A problematização é expressa em forma de uma pergunta, que se torna o problema central de pesquisa.
A pesquisa científica deve ter dois tipos de objetivos: o geral e os específicos. O objetivo geral descreve de forma mais abrangente a intenção da pesquisa e o que se busca resolver com a problemática. Trata-se de uma descrição do conhecimento que a pesquisa vai proporcionar. Os objetivos específicos, por outro lado, são ações investigativas mais detalhadas que visam alcançar o objetivo geral. Eles não são meras etapas metodológicas, mas sim direções de investigação que se alinham ao objetivo geral.
Por fim, na justificativa da pesquisa científica, o pesquisador deve descrever a importância e relevância do tema estudado, apresentando as razões que justificam o desenvolvimento de uma pesquisa sobre a problemática em questão. Este é o momento de realçar as contribuições da pesquisa para possíveis respostas ao problema de pesquisa e, por isso, deve ser apresentado com grande cuidado e detalhe.
Agora que você já se inteirou sobre o assunto, pense em um projeto de pesquisa dentro de sua área.
Atividade:
Após ler os conteúdos disponíveis e refletir sobre um projeto de pesquisa em sua área, vamos colocar as mãos na massa.
1) Elabore um projeto de pesquisa, contendo: tema, problema, objetivo geral, objetivos específicos e justificativa.
Orientações importantes:
1. Leia o livro da disciplina.
2. Assista às aulas conceituais e ao vivo.
3. Baixe o "Formulário Padrão do MAPA", disponível no ambiente Studeo, na pasta “Material da Disciplina”, e preencha corretamente todos os campos solicitados.
4. Anexe seu “Formulário Padrão do MAPA” respondido, no espaço específico da atividade MAPA.
5. Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação.
6. Caso utilize materiais de outros autores, não se esqueça de referenciar corretamente, pois o uso de trechos ou textos não referenciados será considerado plágio.
7. A equipe de professores mediadores está à sua disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo. Aproveite essa ferramenta!
Bons estudos, sucesso!
Boa Atividade!