Violência em escolas: reflexões
Entre o final de março e início de abril de 2023, duas situações de violência ocorreram em escolas. Na primeira, em uma Escola Estadual de Educação Básica, na cidade de São Paulo, uma professora foi morta, outras pessoas foram feridas e um menino, adolescente de 13 anos, tornou-se réu por homicídio, agressão, porte de faca e ameaça. Nove dias depois, outro ato violento se deu, agora em uma escola de Educação Infantil na cidade de Blumenau, Santa Catarina: um homem matou quatro crianças e feriu outras quatro.
O fato desses eventos ocorrerem em escolas merece atenção. A escola é, em nossa sociedade, espaço de transmissão do legado humano, de cuidado e formação das novas gerações e de manutenção da cultura humana. Quando se ataca uma escola são esses princípios que estão sendo destruídos. A escola é nossa resposta social à barbárie; um ataque à escola serve à barbárie.
Fonte: https://sites.usp.br/psicousp/violencia-as-escolas-reflexoes. Acesso em: 16 abr. 2023.
Considerando o texto apresentado e a temática violência no contexto escolar, responda, utilizando até 10 linhas, aos itens a seguir:
1. Explique, utilizando ao menos dois argumentos, o que motivou o aumento de casos de violência no contexto escolar.
2. Classifique a resposta do estado para situações de violência no contexto escolar.
3. Apresente três sugestões de como frear casos de violência escolar e desenvolver uma cultura de paz.