Lembre-se de construir um esquema visual, com pouco texto, focando mais em palavras-chave e que imagens são muito bem-vindas! Ver conteúdo
A proposta dessa atividade é que você, futuro professor, elabore um mapa mental cujo tema é VERTEBRADOS. A partir desse tema, construa um mapa mental que aborde as cinco classes de vertebrados, citando as principais características de cada um desses grupos (por exemplo: controle de temperatura corporal, reprodução, respiração, anexos corporais etc.) e cite um exemplo de representante para cada uma dessas cinco classes. Ver conteúdo
MAPA - CBIO - ZOOLOGIA II - 52_2024 Uma ferramenta muito utilizada por professores é a construção de mapa mental, o qual consiste em uma estrutura visual cujo objetivo é organizar ideias, pensamentos ou conceitos mais complexos. O diagrama parte de uma ideia central e, a partir dela, criam-se ramificações (linhas de conexão) para assuntos relacionados ao núcleo central. Tais ramificações com ideias ou características ligadas ao tema podem vir acompanhadas de frases curtas ou tópicos. A ideia do mapa mental é organizar, de forma leve e visual, os conceitos, as classificações e as características de um tema central mais complexo, desencadeando uma linha de raciocínio. A utilização de cores, formatos, escritas de diferentes tamanhos e inserção de imagens é incentivada, pois facilita a memorização e a síntese das informações de forma criativa. Ver conteúdo
Considerando que você é um dos docentes que atendem essa turma, elabore uma intervenção que contemple temas como comunicação interpessoal, empatia, tolerância e diversidade. Para tanto, você deverá sistematizar as seguintes etapas: Defina, a partir de Minucucci, sensibilidade social e flexibilidade de comportamento. Explique os tipos de comunicação interpessoal proposto pelo autor. III. Elabore um plano de ação elencando um dos temas citados, propondo uma intervenção, que pode ser desde um debate a dinâmicas de grupo, no qual você descreva o tema selecionado, objetivos, metodologia e resultados esperados. Ver conteúdo
Na reunião, então, ficou evidente que não se tratava de uma questão disciplinar e sim de manejo das relações interpessoais estabelecidas naquele contexto e demandava dos profissionais atuantes junto a turma trabalharem os conflitos que estavam surgindo em decorrência da dificuldade de convivência ali posta entre os discentes. Ficou deliberado, então, que cada docente iria elaborar uma atividade que visasse o desenvolvimento das habilidades sociais de resolução de conflito, destacando a capacidade de comunicação interpessoal dos discentes em um projeto interdisciplinar. Ver conteúdo
Desta forma, proponho a você que analise a situação descrita a seguir: Durante a reunião pedagógica de uma escola pública a equipe diretiva se queixa, junto aos professores, que uma turma de 9º ano tem apresentado problemas recorrentes de indisciplina e a conduta dos docentes tem sido a retirada da sala de aula sem averiguação do que está acontecendo para desencadear tal comportamento por parte dos discentes. Após o burburinho entre os docentes, um professor se posiciona e relata que dois alunos tem intimidado sistematicamente um grupo de alunos por se tratarem de refugiados africanos. Ver conteúdo
Ao longo de sua atuação profissional irá se deparar com inúmeras ocorrências de conflitos entre discentes dos quais terá que se posicionar e propor soluções para a sua resolução. Tendo como princípio que o papel de educador transpassa a função de transmitir o conhecimento cientifico específico de sua área ao tomar como objetivo da educação o desenvolvimento integral dos sujeitos, saber manejar conflitos e conduzir os discentes em seu processo de desenvolvimento psicossocial é fundamental compreender o papel da sensibilidade social e flexibilidade comportamental proposta por Minicucci (apud GARCIA, 2021). O exemplo do bullying aqui trazido com finalidade de impacto para sensibilizar o profissional da educação no que tange o desenvolvimento das relações interpessoais, uma vez que, ao ser manejado situações de conflito conforme surjam no ambiente educacional, as chances da situação agravar é muito menor. Ver conteúdo
MAPA - CBIO - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 52_2024 Christian Dunker, renomado psicanalista e professor da Universidade de São Paulo – USP, trouxe uma discussão significativa sobre um dos principais problemas que ocorrem no ambiente escolar em seu programa Falando Nisso, disponível no YouTube em 07 de março de 2024: Bullying. O psicanalista traz um dado alarmante ao sinalizar que 54% dos autores de bullying afirmam que nunca receberam uma orientação adequada sobre o comportamento que estão praticando. Ver conteúdo
Elabore um texto dissertativo citando e definindo quais são as características diagnósticas dos Cordados responsáveis por separar esse filo dos demais filos de animais existentes. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - CBIO - ZOOLOGIA II - 52_2024 Os animais cordados são classificados dentro do Filo Chordata e compartilham características evolutivas exclusivas do grupo, ou seja, que são encontradas apenas nesse filo e estão presentes em todos os indivíduos do Filo em algum período do seu desenvolvimento. O filo Chordata é composto por três subfilos, são eles: Urochordata, Cephalochordata e Vertebrata, sendo o último o mais estudado, pois abrange 98% dos representantes cordados. Ver conteúdo
Pois bem, os temas elencados evidenciam justamente algumas temáticas abordadas nesta disciplina, que se constitui como fundamental para o exercício do profissional da educação de uma forma consciente e efetiva. Desse modo, proponho que sistematize em, no mínimo 10 e no máximo 15 linhas, qual o objetivo da Psicologia da Educação e a sua importância na práxis do profissional da educação. Ver conteúdo
Ao se depararem com tal questionamento atentavam-se para a angústia desencadeada pelos alunos que não aprendiam conforme o esperado, as dificuldades disciplinares enfrentada no manejo de turmas, a suposta falta de interesse e comprometimento dos discentes com seus compromissos escolares. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - CBIO - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 52_2024 Em minha experiência profissional como psicóloga escolar e professora universitária para os cursos vinculados à educação sempre fui questionada pelos profissionais desta área sobre os motivos pelos quais era necessário aprenderem sobre os fundamentos da Psicologia da Educação. O qual sempre devolvi com a seguinte pergunta: no exercício da sua profissão, o maior obstáculo é desenvolver metodologias de ensino-aprendizagem ou manejo com os indivíduos atendidos? Ver conteúdo
Considerando o excerto exposto, utilizaremos esta atividade MAPA para criarmos um modelo lúdico representativo do sistema respiratório para uso em sala de aula. Desta forma, você deverá utilizar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Fisiologia Humana para criar o modelo e explicar seu funcionamento, relacionando com as estruturas do sistema respiratório humano. Ver conteúdo
A Fisiologia Humana tenta explicar características e os mecanismos específicos do corpo humano que fazem dele um ser vivo. Dentre as nossas necessidades para o funcionamento correto do organismo, estão as trocas gasosas, entre oxigênio e dióxido de carbono, que ocorrem nos pulmões. O sistema respiratório começa no nariz e na boca e continua pelas vias aéreas e pulmões. Ver conteúdo
Caro estudante! Seja bem-vindo(a) à atividade de MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) da disciplina de Fisiologia Humana. A Fisiologia Humana tenta explicar características e os mecanismos específicos do corpo humano que fazem dele um ser vivo. Dentre as nossas necessidades para o funcionamento correto do organismo, estão as trocas gasosas, entre oxigênio e dióxido de carbono, que ocorrem nos pulmões. Ver conteúdo
Instruções: - Para realizar este trabalho, você deverá apresentar, pelo menos, dois teóricos presentes no material da disciplina. - Sua apresentação deve conter, no mínimo, cinco slides e, no máximo, dez. - Deverá seguir a ordem: introdução; filósofos que contribuíram com o pensamento científico; as relações entre Filosofia e ciência; as implicações do pensamento filosófico e científico nos dias de hoje; e referências bibliográficas. Ver conteúdo
Diante disso, a proposta para sua ATIVIDADE MAPA da disciplina de Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação é elaborar uma apresentação de slides apontando as relações entre Filosofia e ciência. Ver conteúdo
Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/filo.... Acesso em: 9 fev. 2023. Compreender o método científico também implica conhecer como a Filosofia desenvolveu o pensamento racional ao longo do tempo. É possível estabelecer uma relação entre Filosofia e ciência, em que a Filosofia ocupa um cargo de “mãe” das ciências, por ser a primeira a questionar o conhecimento de mundo e buscar respostas mais tradicionais. Ver conteúdo
[Assim,] enquanto a ciência ocupa-se com seu objeto específico de estudo, a filosofia ocupa-se com tentar entender se esse objeto é corretamente estudado, além de tentar aprimorar os modos do fazer científico, a fim de proporcionar à ciência a maior validade racional possível.” Ver conteúdo
“A filosofia surgiu muito antes das ciências. Enquanto as ciências, como as conhecemos hoje, datam do período da Modernidade, mais ou menos no século XVI, enquanto a filosofia teria surgido no século VI a.C. O que há em comum entre essas duas áreas é a busca por um conhecimento que seja válido, racional, que fuja do senso comum e que seja passível de validação, seja pela razão (no caso da filosofia), seja pelas demonstrações e pesquisas empíricas (no caso da ciência). Ver conteúdo