Responda as seguintes questões: 1º Anexe no formulário padrão da atividade MAPA 2 duas imagens da série histórica de 20 anos. 2º Cite e descreva pelo menos 4 QUATRO exemplos na sua análise demonstrando onde ocorreram aumento ou suprimento da vegetação,expansão urbana ou rural, adensamento de pavimentação, entre outros que julgar importante. 3º. Por fim,realize uma análise e argumente o que mudou, onde mudou e quais as análises ambientais sobre essa mudança. Ver conteúdo
Sendo assim, nossa atividade de MAPA será realizada com base em uma sequencia histórica da sua cidade. Para isso, vamos precisar: Instalar o Google Earth Pro – ele é on line, gratuito e pode ser utilizado em qualquer computador ou ceular. Faça o download do Google Earth Pro em https://www.google.com.br/earth/versions/#earth-pro 2. Clique duas vezes no arquivo e siga o processo de instalação. 3. Para abrir o Google Earth Pro, clique em Iniciar Programas. Google Earth Pro. Depois, clique em "Google Earth Pro" 4. Localize a sua cidade ou a cidade mais próxima. 5. Mude a barra da série histórica para uma imagem de pelo menos 20 anos atrás. 6. Salve as imagens dos 2 períodos – atual e passado Ver conteúdo
Contextualização Atualmente o google pode ser considerada uma empresa que realiza geoprocessamento com base em sensoriamento remoto. Basicamente ele imagens de satélite globais, atuais e históricas, e usa as ferramentas do SIG – Sistema de Informação Geográfica com alta potência computacional necessárias para analisar e coletar esse enorme volume de dados. Pelo Google Earth Pro você pode observar a mesma área há décadas e realizar estudos ambientais de alto índice de análise espacial, principalmente com enfoque ambiental. Ver conteúdo
MAPA - GAMB - GEOPROCESSAMENTO APLICADO A ESTUDOS AMBIENTAIS - 52_2024 Olá, estudante! Seja bem-vindo(a) à atividade MAPA da disciplina de GEOPROCESSAMENTO APLICADO A ESTUDOS AMBIENTAIS Inicialmente apresentaremos uma contextualização sobre a temática da atividade, posteriormente o desenvolvimento da atividade e, por fim, instruções gerais sobre a entrega da atividade. Bom trabalho! Ver conteúdo
-4 Além da extração consciente, quais outras soluções alternativas? ( Cite e descreva pelo menos 2 EXEMPLOS). Ver conteúdo
-2 Quais os aspectos sociais diretos e indiretos? ( Cite e descreva pelo menos 3 EXEMPLOS). Ver conteúdo
Lembre-se que esta atividade tem o objetivo de integrar os aspectos ambientais, sociais e de gestão à luz da mineração de lítio. Responda às seguintes questões: -1 Quais os efeitos negativos da extração de lítio? ( Cite e descreva pelo menos 2 EXEMPLOS). Ver conteúdo
A extração de materiais para baterias de carros elétricos está em expansão, deixando um rastro de mineração com impactos ambientais e sociais. Nos desertos do Chile, na região árida australiana e nas planícies da República Democrática do Congo, a terra está sendo escavada e a água sugada por causa dos minerais necessários para satisfazer a demanda global por carros elétricos. No coração do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, uma das regiões mais pobres do país, chamada por muito tempo de "vale da miséria", localizada na região do semiárido, moram cerca de um milhão de pessoas, as quais vivem a expectativa de mudança pela abundância de lítio. Cerca de 85% das reservas do Brasil, quinto produtor mundial de lítio, estão nesta região. A partir deste contexto, é importante que você, como futuro gestor ambiental, esteja preparado para os aspectos que englobam esta temática. O desafio é responder sobre as perguntas abertas a seguir. Ver conteúdo
No entanto, mesmo que a atividade de mineração desempenhe um papel importante no desenvolvimento econômico do Brasil e do mundo, estamos vivenciando a transição energética, de matrizes não renováveis e poluidoras para para matrizes energéticas renováveis e não poluidoras, ou limpas. Nesse sentido, para essa transição, necessitamos dos “metais de transição” como lítio, cobalto, cobre, grafite, magnésio e níquel. Dentre os minérios, o lítio é capaz de armazenar energia de forma mais eficiente e por mais tempo. Mais de 90% do mercado de baterias é dominado pelo lítio. Em especial, na produção de carros elétricos. Você já se perguntou quão problemática é a mineração de lítio para os carros elétricos? Ver conteúdo
Os minerais desempenham um papel significativo na nossa sociedade, sendo essenciais para diversas atividades e produtos. Sua formação ocorre por processos inorgânicos e são definidos como sólidos de ocorrência natural com arranjo atômico altamente ordenado e composição química homogênea, embora não fixa. A utilização de recursos minerais remonta a muitos séculos atrás, com exemplos de pigmentos naturais usados em pinturas de cavernas há cerca de 40 mil anos. A história da humanidade também é marcada por diferentes eras, como a Idade da Pedra, do Cobre, do Bronze e do Ferro, cada uma relacionada aos materiais predominantes na época. Ver conteúdo
É importante que você apresente um único texto, de no mínimo 20 e no máximo 40 linhas, e que contenha essas informações. Faça uma introdução, argumente as respostas e em seguida, conclua o assunto. Lembre-se de que saber fazer uma análise crítica de determinados documentos e relatórios é fundamental para sua formação docente e para a seleção adequada de materiais e recursos didáticos e tecnológicos a serem utilizados em sala de aula. Ver conteúdo
Clique em: CONHEÇA O MAPBIOMAS depois selecione o tópico PRODUTOS e depois abra o mapa que esá nomeado: MAPAS DE USO E COBERTURA DA TERRA. Em seguida, faça uma análise textual desse arquivo, levando em consideração temas como: Serviços ecossistêmicos. Recursos naturais e energia. Economia ambiental e Instrumentos de controle ambiental. Por fim, para sequencia textual, conside responder os seguintes questionamentos: 1- Qual é o uso do Geoprocessamento nos mapas apresentados? 2- Qual é objetivo dos mapas neste documento? 3- De maneira generalizada, qual conclusão é possível chegar com a leitura dos mapas? Ver conteúdo
Para realizar este trabalho científico e que utiliza o Geoprocessamento como ferramenta fundamental para elaboração de mapas temáticos de base para análise, o uso do sensoriamento remoto ficou marcado após contrato com a Google que gerou um termo de cooperação técnica para desenvolver a iniciativa, tendo como base a plataforma Google Earth Engine. Especificamente, o projeto teve início em julho de 2015 com um treinamento da equipe do MapBiomas sobre o Google Earth Engine em Mountain View, Califórnia. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - GAMB - GEOPROCESSAMENTO APLICADO A ESTUDOS AMBIENTAIS - 52 _2024 Contextualização O MapBiomas é uma iniciativa do SEEG/OC (Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima) e é produzido por uma rede colaborativa de co-criadores formado por ONGs, universidades e empresas de tecnologia organizados por biomas e temas transversais, que tem como propósito “revelar as transformações do território brasileiro por meio da ciência, com precisão, agilidade e qualidade, e tornar acessível o conhecimento sobre a cobertura e o uso da terra, para buscar a conservação e o manejo sustentável dos recursos naturais, como forma de combate às mudanças climáticas.” Fonte: MapBiomas. Disponível em: https://mapbiomas.org/# Ver conteúdo
Elabore um texto com, aproximadamente, 25 linhas. Referências: https://www.cartacapital.com.br/opiniao/quao-limpas-e-renovaveis-sao-as-energias-que-chamamos-de-limpas-e-renovaveis/. Acesso em: 23 abr. 2024. https://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/fontes-de-energia. Acesso em: 23 abr. 2024. https://fia.com.br/blog/energia-limpa/. Acesso em: 23 abr. 2024. Ver conteúdo
1. Percentual de geração de energia elétrica atual. Percentual de emissão de gases de efeito estufa. Impacto e perdas ambientais antes, durante e após a implantação do empreendimento. Populações e comunidades afetadas antes, durante e após a implantação do empreendimento. Matéria-prima e insumos utilizados na construção da infraestrutura física e os gases de efeito estufa. Ver conteúdo
Agora que você está contextualizado sobre o tema, o desafio é escrever um texto discursivo sobre: quão limpas e renováveis são as energias que chamamos de limpas e renováveis? Desenvolva um texto discursivo sobre cinco matrizes energéticas consideradas renováveis e limpas: hidroeletricidade, biocombustíveis, energia eólica, energia solar e hidrogênio. Seu texto deve abranger cada característica a seguir sobre cada matriz considerada renovável e limpa: Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - GAMB - ECOLOGIA APLICADA E A GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS - 52_2024 Leia o trecho a seguir: O Brasil emerge como um protagonista em potencial no enfrentamento às mudanças climáticas, apresentando vantagens comparativas que o diferenciam de outras nações. A diversidade da matriz energética surge como um fator de destaque, com uma presença significativa de fontes renováveis. Essa configuração reflete a importância do país em aproveitar os recursos naturais disponíveis para estabelecer uma infraestrutura energética mais sustentável. Ver conteúdo