Etapa 3 - Monte um Diagrama de causa e efeito (Diagrama de Ishikawa), para que seja identificado, as possíveis causas que tem provocado, atraso na entrega e defeitos no produto final. Etapa 4 - Apresente as melhorias que devem ser feitas para que a empresa consiga obter melhores resultados. Ver conteúdo
Etapa 2 - Desenvolva uma folha de verificação, para que consiga fazer um levantamento de todos os problemas que tem provocado falhas no setor de produção, colocando a quantidade de cada um deles, e os totais desses problemas. Após e identificação e quantidade de cada problema por meio da folha de verificação, utilize o sistema da Matriz GUT, para que consiga identificar se maior índice de problema encontrado, precisa ser resolvido com base na Gravidade, Urgência e Tendência. Ou seja, pegue a situação com maior número de problema e responda as perguntas que segue a baixo: Gravidade (G): Caso não seja resolvido, o que acarretará em médio e longo prazo? Urgência (U): Isso pode esperar? Tendência (T): Se eu não resolver isso hoje, o problema vai piorar aos poucos ou bruscamente? Ver conteúdo
18 – Transporte do produto final ao cliente: Tem ocorrido atraso devido falhas no processo de produção e problemas com a transportadora contratada. Mês de janeiro 6 reclamações de atrasos por parte dos clientes. Mês de fevereiro 12 reclamações de atrasos, por parte dos clientes Fim Ver conteúdo
16 – Embalar o produto: Nesta etapa a camiseta é passada, dobrada e colocada na embalagem; 17 - Armazenagem: Local onde é estocado a camiseta até a entrega ao cliente Ver conteúdo
15 - Inspecionar e Retirada de linhas: Nesta etapa é feita a inspeção da camiseta e retirada de linhas em excesso caso necessário; muitas peças ao ser retirada a linha tem feito um pequeno corte no tecido da peça pronta. Mês de janeiro 14 peças chegou com defeito ao cliente Mês de fevereiro 36 peças chegou com defeito ao cliente Ver conteúdo
11- Costurar mangas; 12- Costurar laterais; 13 - Fazer a barra da camiseta; 14 - Transporte da seção de costura para seção de Inspeção; Ver conteúdo
9 – Unir um ombro: Ainda na máquina Overloque é costurada um ombro da camiseta, 10- Passar o viés da gola: Na máquina Overloque é feita a etapa de passar o viés da gola. Nessa atividade tem dado problema, e o produto tem saído com defeito, visto que, a peça do viés da gola, tem vindo menor. Mês de janeiro 12 camisas com defeito na gola. Mês de fevereiro 38 camisas com defeito na gola. Ver conteúdo
7-Transporte do setor de corte para o setor de costura: O tempo gasto para transportar um lote de camisetas até a área de costura. 8- Fixar etiqueta na camisa: Na máquina Overloque é fixada a etiqueta, e nessa atividade, tem ocorrido atraso, visto que a máquina de overloque referente a etiqueta, tem dado problema. Mês de janeiro a máquina parou 5 vezes Mês de fevereiro a máquina parou 8 vezes. Ver conteúdo
6- Enfestar o tecido e cortar: A empresa faz o alinhamento das folhas de tecido na mesa de corte. O número de folhas depende da quantidade a ser produzida e da capacidade da máquina de corte, que é de 17 folhas de tecido e 55 folhas para as máquinas pequena e grande respectivamente; Mês de janeiro, 120 peças tiveram defeitos devido ao processo de enfestar e cortar. Mês de fevereiro, 69 peças tiveram defeitos devido ao processo de enfestar e cortar. Ver conteúdo
4- Receber os insumos para o processo de produção: Devido a correria do dia a dia da empresa, os colaboradores não tem conseguido realizar a conferencia/ inspeção da matéria prima recebida. 5- Estocagem da matéria prima recebida Ver conteúdo
3- Entrar em contato com o fornecedor em caso de atraso da entrega de insumos. É necessário entrar em contato, visto que, não ocorreu no momento da compra a negociação de preços e prazos de entrega. Mês de janeiro – Ocorrência de 3 situações de atraso no recebimento de matéria prima. Mês de fevereiro – Ocorrência de 1 situações de atraso no recebimento de matéria prima. Ver conteúdo
Inicio 1- Planejamento e controle da Produção. 2- Contato com o fornecedor para fazer pedidos de matéria – prima: A empresa não possui uma lista de fornecedores, para todos os seus insumos, e não há uma pesquisa de como anda a matéria prima de seus fornecedores. Mês de janeiro – Devolução para o fornecedor de 4 caixas de botões com defeitos Mês de fevereiro – Devolução para o fornecedor de 2 caixas de botões Mês de fevereiro – Devolução para o fornecedor de 3 lotes de fardo de tecido (cor diferente do pedido). Ver conteúdo
Etapa 1 – Monte um fluxograma da organização, conforme processo descrito. No fluxograma não precisa colocar as falhas do processo, somente o fluxo da atividade. Ver conteúdo
Com relação ao argumento apresentado, considere que você seja o Gestor(a) da Qualidade responsável por uma empresa de confecção de camisas, e precisa desenvolver algumas melhorias no processo de produção, utilizando algumas ferramentas da qualidade. Você irá iniciar a melhoria por meio das seguintes etapas. Ver conteúdo
Sabemos que, para a organização obter um processo adequado, uma gestão eficiente, e obter resultados positivos, é necessário controlar cada etapa do processo organizacional, e manter uma administração eficiente de todos os recursos da empresa. Sendo assim, é necessário que o gestor(a) da qualidade tenha esse conhecimento de controle dos processos, e conheça as ferramentas e métodos da qualidade, saber analisar dados, para assim gerar resultados positivos para a organização, conquistar e manter seus clientes, e se manter no mercado competidor. Ver conteúdo
O pleno domínio e controle do processo de produção da empresa, a eficiência na utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros, e a eficácia no alcance dos objetivos, são os resultados esperados com a implantação da Qualidade Total, resultados que garantem a satisfação dos clientes e a perenidade da empresa, além de viabilizar a governança corporativa, ponto de convergência entre os interesses dos proprietários e as decisões dos gestores do negócio. Ver conteúdo
MAPA - GQ - FERRAMENTAS DA QUALIDADE E SEIS SIGMA - 52_2024 O termo Qualidade Total representa a busca da satisfação, não só do cliente, mas de todos os stakeholders e também da excelência organizacional da empresa. A Qualidade Total consiste em um conjunto de Programas, Ferramentas e Métodos, aplicados no controle do processo de produção das empresas, para obter bens e serviços pelo menor custo e melhor qualidade, objetivando atender as exigências e a satisfação dos clientes. Ver conteúdo
c) Além dos defeitos na linha de produção, a empresa fabricante de bobinas de papel recebeu o resultado da Pesquisa de Satisfação de Clientes, na qual foi constatado que mais de 50% dos clientes encontram-se insatisfeitos com o prazo de entrega. Dessa forma, você, gestor da qualidade, foi convocado para apresentar na próxima reunião gerencial um Diagrama de Ishikawa, a fim de identificar ao menos três causas que possam estar resultando no atraso das entregas. Ver conteúdo
b) Dentre os defeitos levantados está a gramatura fora de padrão. A gramatura pode ser compreendida como a quantidade de papel em gramas contido em um metro quadrado de papel (g/m²). Para a realização do teste de gramatura, é de extrema importância que a balança utilizada esteja devidamente calibrada e que seu erro sistemático seja conhecido. Dessa forma, para a avaliação do erro sistemático de leitura da balança utilizada para medir a gramatura, um bloco-padrão de 50 g foi usado como padrão de referência. Foram coletadas 12 medidas de massa, conforme a tabela a seguir, por um mesmo operador, por meio do uso da balança em questão. Dessa forma, calcule o erro sistemático da balança. Ver conteúdo
ATENÇÃO: para a realização do Gráfico de Pareto, considere os dados disponíveis no experimento do laboratório virtual da Algetec, disponível em seu Studeo (ícone Laboratórios Laboratórios Virtuais Gráfico de Pareto). Todos os dados estão disponíveis dentro do experimento e, além da indicação do defeito que deve ser priorizado, sua resposta deve conter dois prints: - O primeiro print deve conter a tabela com os dados referentes à contagem de ocorrências de cada problema, o percentual que representa e o somatório dos percentuais. - O segundo print deve conter o Gráfico de Pareto que foi gerado pelo próprio laboratório da Algetec. Ver conteúdo
Com base nos dados levantados, você deverá: a) Indicar qual o defeito que deve ter a solução priorizada. Para isso, você deverá estruturar e apresentar um Gráfico de Pareto que trata dos defeitos encontrados. Ver conteúdo
MAPA - GQ - CONTROLE DA QUALIDADE E METROLOGIA - 52_2024 Uma empresa fabricante de bobinas de papel tem recebido muitas reclamações de seus clientes com relação à qualidade dos produtos vendidos. Para entender a situação e priorizar as ações de melhoria, você, gestor da qualidade, fez um levantamento dos defeitos que vêm ocorrendo na linha de produção. Dentre os defeitos encontrados, cinco se destacaram. Os defeitos foram registrados por itens, conforme descrito a seguir: Item A: baixa resistência ao teste de esmagamento do anel. Item B: absorção de água fora do padrão. Item C: baixa resistência ao teste de Arrebentamento. Item D: gramatura fora do padrão. Item E: umidade fora do padrão. Ver conteúdo
c) Identifique e descreva os sete passos necessários que podem maximizar a qualidade e produtividade da comunicação empresarial. Ver conteúdo
ATIVIDADE/AVALIAÇÃO: A partir dos textos apresentados como material extra, bem como o livro da disciplina, considere as discussões e os conceitos a respeito da eficiência e eficácia da comunicação empresarial e responda as questões a seguir: Ver conteúdo
MAPA - GQ - COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO - 52_2024 M.A.P.A. A comunicação, por sua própria origem e finalidade, é um instrumento pertencente às organizações, o que permite o compartilhamento de informações e é um dos fatores que trazem impactos e desafios no cotidiano das instituições. A literatura ressalta ainda que a comunicação é uma ferramenta útil dentro da organização, contribuindo para o controle, a manutenção, o desenvolvimento e para a durabilidade da empresa. A comunicabilidade perpassa toda a existência e as atividades da empresa, assim, sem essa ferramenta, todas as relações seriam inviáveis, sejam elas comerciais, de trabalho ou afetivas. Assim, a comunicação empresarial amplia a sua visão e deixa de ser um simples conjunto de atividades, desenvolvidas de maneira fragmentada, para constituir-se em um processo integrado que orienta o relacionamento da empresa ou entidade com todos os seus públicos de interesse. Ver conteúdo
Vamos lá iniciar sua pesquisa, você poderá utilizar, artigos científicos e o próprio livro da disciplina, lembrando da importância de referenciar de onde retirou as informações. Após a realização você irá explicar o que é, e qual o objetivo, de algumas ferramentas no processo institucional, ferramentas estas como: Fluxograma, Diagrama de causa e efeito, Folha de verificação, Histograma, Diagrama de dispersão e Cartas (gráfico) de controle. Ver conteúdo
Você sendo gestor da qualidade, irá promover na empresa uma semana de conscientização, sobre qualidade, no qual irá demostrar aos colaboradores da empresa, o quanto trabalhar com as ferramentas da qualidade é importante para atingir resultados positivos. Para isso, precisará explicar algumas ferramentas da qualidade e sua finalidade para o processo organizacional. Sendo assim, você precisará pesquisar algumas ferramentas. Ver conteúdo
Além de proporcionar a organização a possibilidade de avaliar a satisfação do cliente, com o intuito de melhorar a qualidade nos serviços e produtos. Sendo assim, caso a empresa trabalhe comas ferramentas e programas da qualidade poderá promove a confiabilidade e produzir consideráveis vantagens à empresa em relação aos seus concorrentes. As ferramentas básicas da qualidade são: Fluxograma, Brainstorming, Diagrama de causa e efeito ou Diagrama Ishikawa (Espinha de peixe), Cinco porquês, Folha de verificação, Diagrama de Pareto, Histograma, Diagrama de dispersão e Cartas de controle, além da matriz GUT, 5W2H e do ciclo PDCA. Ver conteúdo