3 – Agora é o momento de conhecer de que maneira as empresas de e-commerce atraem a atenção de seus consumidores, levando-os a compra. Usando o e-commerce escolhido anteriormente, apresente uma ação de comunicação e promoção realizada pela empresa, visando aumentar suas vendas e levar seus consumidores à compra. Apresente imagens e/ou link com a ação e, em seguida, explique como a ação foi realizada (foi feita em um período de datas comemorativas? Foi para atender um cliente específico? Etc). Ver conteúdo
2) Agora é hora de colocar em prática o que você estudou e aprendeu sobre o Comportamento do Consumidor e E-commerce. Para a realização do item 2 (dois) você deverá escolher 1 (um) E-commerce existente no mercado (não pode ser usada a empresa apresentada no exemplo na atividade). Em seguida, realize uma pesquisa sobre o e-commerce escolhido e preencha a tabela a seguir com as informações Ver conteúdo
1) Antes de realizar qualquer venda online ao consumidor é preciso conhecer os benefícios que esses procuram em um e-commerce. Assim, comece revisando o material da disciplina, no Tema de Aprendizagem 8, quando se discute uma lista de benefícios para os consumidores que compram pelo e-commerce. Em seguida, analise os benefícios apresentados, sendo estes os de: (1) 24 horas, (2) Sem Fronteiras, (3) Comodidade, (4) Opções de Produtos, (5) Acompanhamento de Vendas, (6) Flexibilidade, (7) Igualdade, (8) Custo, (9) Monitoramento, (10) Competitividade e (11) Interação. Escolha 5 (cinco) desses benefícios e elabore um texto contendo entre 7 e 15 linhas, explicando tais benefícios no contexto do e- commerce. Ver conteúdo
Segundo informações coletadas no site da Shopee (online, 2024), os produtos mais comprados e procurados pelos consumidores brasileiros no ano de 2023 foram: “Analisando o que as pessoas mais buscaram na Shopee em 2023, tênis e botas femininas ficaram no topo da lista por mais de 100 dias. Papetes femininas e materiais escolares também foram bastante buscados, marcando presença por cerca de 50 dias. Por fim, os ventiladores ganharam destaque este ano, uma novidade em relação ao ano passado, estando entre os cinco itens mais procurados” (SHOPEE, online, 2024). Além disso, o Pix apresentou um aumento de 60% nas compras online realizadas na plataforma, o que indica uma alteração na forma como o consumidor paga sua compras online. Você obtem mais informações sobre as vendas da Shopee pelo link: https://shopee.com.br/blog/produtos- mais-buscados-na-shopee/#quais-foram-os-produtos-mais-buscados-na-shopee Agora é sua vez de entender e colocar em prática o estudo sobre o Comportamento do Consumidor, buscando analisar o e-commerce durante seu processo de decisão de compra. Vamos lá? Para realizar a atividade MAPA responda as questões a seguir. Não se esqueça de usar o formulário padrão da atividade, disponível a você na pasta "Material da Disciplina" e/ou "Sala do Café". Ver conteúdo
Nas informações citadas anteriormente você pôde compreender que o e-commerce está crescendo e se desenvolvendo cada dia mais no mercado. E que, além disso, os consumidores estão optando por essa forma de compra devido aos seus diferenciais e facilidades. Então, que tal analisarmos mais um exemplo prático, e que envolve o e-commerce, no comportamento de compra do consumidor? A Shopee é uma empresa de Singapura, fundada no ano de 2015, sendo uma plataforma de comércio eletrônico. Sua plataforma se adapta à região em que atua, buscando oferecer a seu público uma experiência única de compra online fácil, segura e rápida. Ver conteúdo
Atividade: E-commerce e consumidor. O desenvolvimento de mercado e, consequentemente, o da tecnologia, levaram as empresas a oferecem seus produtos não apenas em lojas físicas, mas também no meio virtual. Apesar dos receios e medos dos consumidores em comprarem pela internet, a venda pelo e-commerce vem crescendo cada dia mais, e sendo algo necessário para a sobrevivência das empresas no mercado. Segundo site Ecommerce Brasil, no ano de 2023 as vendas on-line atingiram uma marca de R$ 185,7 bilhões, apresentando um crescimento de mais de 10% em relação ao ano de 2022. Ver conteúdo
MAPA - GFAR - GESTÃO DA EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR - 52_2024 Olá pessoal, chegou a hora de elaborarmos nossa atividade MAPA, da disciplina de Gestão da Experiência do Consumidor. Agora é o momento de colocar em prática aquilo que vimos, estudamos e discutimos na teoria. Isso mesmo, você irá aprender um pouco mais sobre como o consumidor se comporta no mercado. Então vamos lá? Não se esqueçam, qualquer dúvida, consultem os professores mediadores e enviem perguntas durante as aulas ao vivo. Ver conteúdo