Para isso, a instituição solicitou que você entregue um projeto de uma oficina educacional, que contenha os seguintes pontos: a) Ano ou série que a oficina será aplicada. b) Unidade Temática, Objetos de Conhecimento e Habilidades que serão desenvolvidas (informações que serão retiradas da Base Nacional Comum Curricular – BNCC). c) Filme sobre a Grécia Antiga que será exibido (nome e ano de estreia). d) Encaminhamento (passo a passo de como a oficina ocorrerá). e) Qual o tema principal a ser observado no filme para discussão com os alunos. f) Espaço que a oficina será realizada. g) Quanto tempo será necessário para a aplicação da oficina. h) Avaliação aplicada aos alunos. i) Referências que foram consultadas ou que serão necessárias para a elaboração e execução da oficina. Ver conteúdo
Caro(a) estudante, pensando nessa temática e os usos dos filmes no contexto educacional, assuma o papel de um professor de história e resolva o seguinte desafio: Uma instituição, que oferta o Ensino Fundamental II e Ensino Médio, lhe contratou como professor de história. Nas primeiras semanas de orientação sobre suas funções, foi-lhe apresentado que todas as turmas que tiveram os conteúdos de Grécia Antiga demonstraram desinteresse pelo conteúdo, e que você ficaria à frente de um projeto de ensino que estimulasse os alunos, de uma das turmas, a se interessarem pelo conteúdo. Ver conteúdo
Isto é, os filmes são documentos históricos ricos, que podem render informações como: a sociedade contemporânea em que foi produzida e a mentalidade dessa sociedade sobre determinado período histórico. Atualmente, no que diz respeito aos filmes de temática grega antiga, somamos uma lista considerável de filmes, tais quais, 300 (2006), Percy Jackson (2010), Hércules (2014), Tróia (2004), Fúria de Titãs (2010), entre inúmeros outros títulos. Entre eles, podemos notar que o interesse atual pela Grécia Antiga se liga à fantasia, aos deuses e heróis, isto é, temas que possam interessar também aos adolescentes e jovens que compõem grande parte dos estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Ver conteúdo
“O filme estaria nos contando uma outra história. Isto é o que ele denomina de ‘contrahistória’, que nos possibilita realizar uma contra análise da sociedade. Dessa forma, nas produções cinematográficas estariam revelados, por trás das imagens, aspectos da realidade que expressam a ideologia de uma sociedade. Devemos nos lembrar dos diversos elementos que compõem um filme, e que por isso podem nos dizer mais sobre a mentalidade de uma nação do que outro meio artístico, como o fato deles não serem produzidos apenas por um indivíduo, mas que a produção cinematográfica possui um caráter coletivo durante seu processo de criação; e que os filmes são direcionados e interessam às multidões anônimas.” Ver conteúdo
MAPA - LHIST- HISTÓRIA ANTIGA - 52_2024 Quando pensamos em filmes de temáticas das Antiguidades, é comum nos recordarmos daqueles que utilizam a Grécia Antiga de pano de fundo, sobretudo no que se refere à mitologia ou os feitos bélicos. Todavia, devemos nos lembrar que: Ver conteúdo
Perspectiva crítica e reflexão pessoal: finalmente, ofereça uma perspectiva crítica sobre a globalização, dissertando sobre suas próprias experiências e pontos de vista. Pondere sobre questões éticas, como desigualdade global, perda de identidade cultural e impactos ambientais, e discuta possíveis maneiras de mitigar os efeitos negativos da globalização (disserte no mínimo 20 e no máximo 30 linhas sobre este assunto). Ver conteúdo
Comparação geográfica: compare os efeitos da globalização em diferentes regiões do mundo. Considere as disparidades econômicas, culturais e sociais entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, bem como as estratégias adotadas por cada um para lidar com os desafios e oportunidades da globalização. Utilize mapas e imagens que ilustrem essa comparação e apresente uma pequena legenda explicando as imagens escolhidas e o motivo pelo qual elas se enquadram no que foi solicitado. Ver conteúdo
Contextualização histórica: considere o desenvolvimento histórico da globalização, identificando marcos importantes e eventos-chave que moldaram sua evolução. Com base nessas informações, elabore uma linha do tempo contendo estes marcos e disserte sobre como esses eventos históricos continuam a influenciar a globalização contemporânea (disserte no mínimo 15 e no máximo 20 linhas sobre este assunto). Ver conteúdo
Com base nessas informações, elabore o seu MAPA conforme o que é solicitado a seguir: Análise multidimensional: escolha pelo menos duas áreas específicas (por exemplo, economia, cultura, política, meio ambiente) e analise como a globalização influenciou cada uma delas. Explore os efeitos positivos e negativos, bem como as interconexões entre essas áreas (disserte no mínimo 20 e no máximo 30 linhas sobre este assunto). Ver conteúdo
MAPA - HIST - GEOGRAFIA APLICADA A HISTÓRIA - 52_2024 Considere a notícia a seguir: Fonte: https://www.estadao.com.br/emais/comportamento/loja-alema-tira-produtos-importados-do-estoque-para-alertar-sobre-xenofobia. Acesso em: 8 mar. 2024. A globalização é um fenômeno complexo que permeia diversos aspectos da vida contemporânea, desde a economia até a cultura. Nesta atividade, você será desafiado a analisar criticamente os múltiplos impactos da globalização em diferentes contextos geográficos e históricos. Para compreender melhor os diversos aspectos da globalização, pesquise e estude sobre o tema por meio de diferentes materiais (artigos acadêmicos, relatórios de organizações internacionais, estudos de caso etc.). Ver conteúdo
Orientações: - Verifique o vídeo explicativo na Sala do Café. - Leia a Unidade 2 do livro da disciplina. - Disserte de forma objetiva e nítida sobre o tema enunciado. - Seu texto deverá conter no mínimo 15 e no máximo 30 linhas. - Ao finalizar o texto, releia-o e verifique se sua argumentação é coerente. - Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo. Ver conteúdo
Considerando as informações apresentadas acima e o que você aprendeu sobre cartografia nessa disciplina, compare as representações cartográficas, identifique e disserte sobre o período histórico de cada uma, as semelhanças, as diferenças e as possíveis tendências que cada uma traz. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - HIST - GEOGRAFIA APLICADA A HISTÓRIA - 52_2024 MAPA DA EUROPA EM 1571 MAPA DA EUROPA EM 1815 Ver conteúdo
Assim, com base em uma riqueza cultural e econômica, o Renascimento italiano produziu uma arte que buscava reviver a grandeza do passado clássico ao mesmo tempo em que enfatizava o valor humano. Este legado está perfeitamente expresso em obras como "A Primavera" de Botticelli. Ver conteúdo
Ainda, a obra "A Primavera" de Sandro Botticelli mostra perfeitamente os elementos do Renascimento. Apresentando figuras mitológicas como Vênus e Mercúrio em um jardim que representa o renascimento da natureza, a pintura reflete a união do humanismo com a mitologia clássica. O ideal de beleza e harmonia inspirado na antiguidade está sublinhado pela atenção de Botticelli aos detalhes da natureza, ao uso equilibrado de cores e à expressão das emoções humanas através de figuras divinas. Ver conteúdo
Além disso, o retorno aos ideais clássicos e o foco na perspectiva, proporção e representação humanística do world e dos indivíduos caracterizam a arte do Renascimento. O humanismo renascentista valorizou o estudo das línguas clássicas e dos textos antigos, uma tradição fortalecida por figuras como Petrarca e Dante, e refletida nas obras de artistas como Giotto e, mais tarde, Botticelli. Ver conteúdo
Nesse sentido, a Itália dos séculos XIII e XIV era um mosaico de cidades-estado e repúblicas, como Veneza, Florença e Gênova. Essas cidades prosperaram graças ao comércio e à indústria, e sua posição estratégica entre o Oriente e o Ocidente lhes permitiu prosperar. O terreno acidentado da região impediu a agricultura e o comércio marítimo. Isso aumentou a economia dessas cidades e criou uma população urbana educada & culturalmente engajada. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - HIST- HISTÓRIA ANTIGA - 52/2024 Primeiramente, pode-se dizer que o Renascimento italiano, que durou dos séculos XIV a XVI, é um período de grande revalorização das artes, cultura e intelectualidade, inspirado pelos ideais da antiguidade clássica. Este movimento se destacou por sua inovação artística, bem como pelo contexto econômico e político da Itália da época, que ajudou a desenvolvê-lo. Ver conteúdo
1- Mencione o nome do patrimônio e a cidade. 2- Envie uma foto do patrimônio. 3- Faça uma descrição do patrimônio (estética/estrutura). 4- Pesquise e descreva como surgiu este patrimônio (intencional ou não intencional) 5- Função primária – para que surgiu este patrimônio? Ver conteúdo
O fenômeno da crescente patrimonialização de “bens” culturais, que se assiste nas últimas décadas, tem suscitado entre historiadores e cientistas sociais, de modo geral, intensa reflexão. Na esteira do que Nora (1993) denominou de “lugares de memória”, a onda patrimonialista foi tema de reflexão de historiadores como François Hartog (2003; 2006), que se dedica a refletir sobre o tempo e o patrimônio, para sinalizar que este fenômeno pode ser compreendido no interior da onda presentista assistida na contemporaneidade, e que talvez este fervor seja indício de um novo regime de historicidade. É no bojo dessas questões, portanto, que vale a pena tecer uma reflexão sobre o lugar que o historiador tem ocupado nesse debate, como tem se posicionado diante da crescente patrimonialização da memória e história. É certo que não se trata de questões meramente retóricas, pois colocam o exercício da história em um debate ético e político ao qual não podemos nos furtar. Ver conteúdo
Tendo isso em vista, sugerimos a seguinte atividade: 1) Leia os seguintes materiais: ENSINANDO HISTÓRIA COM GAMIFICAÇÃO, de Leandro Rezende da Silva e Carlos Edinei de Oliveira: https://www.perspectivas2020.abeh.org.br/resources/anais/19/epeh2020/1605212757_ARQUIVO_f0f2051e7b0b37ba88e6162299dfcccf.pdf Ver conteúdo
Dentro dessa discussão um tema importante de ser estudado e abordado é a gamificação. Tendo em vista que a gamificação desempenha um papel crucial na transformação do ambiente educacional, tornando-o mais atrativo e eficaz. A história, muitas vezes percebida como uma disciplina densa e distante, pode se beneficiar enormemente da aplicação de métodos inovadores. Ao incorporar tecnologias educacionais e abordagens criativas, os educadores conseguem envolver os alunos de maneira mais profunda, estimulando o interesse e a participação ativa. Ver conteúdo
Na atividade MAPA da disciplina de História Contemporânea, sempre busco temas que sejam importantes para a formação dos nossos estudantes enquanto professores e não apenas historiadores. Para isso, todos os anos trago temas que estão em debate na atualidade, e hoje muito se fala sobre as tecnologias e inovação. Ver conteúdo