d) Descreva de que forma a empresa deve construir programas de conscientização ambiental no local/município onde ela está inserida, programas estes que serão formas de fortalecer a logística reversa com a coleta, transporte e processamento adequados dos materiais descartados. Ver conteúdo
c) Desenvolva uma pesquisa na sua cidade ou na internet e faça um levantamento de empresas que já realizam ações voltadas para a logística reversa dos resíduos pós-consumo urbano. Escolha uma dessas empresas, especifique que tipo de produto ou serviço ela vende, assim como a cidade a qual está localizada. Descreva como essa organização consegue promover um ecossistema capaz de reaproveitar o que é descartado por outros. Informe se a empresa promove programas de coleta seletiva, incentivo à separação adequada de resíduos e ações voltadas à educação sobre a logística reversa. Você pode inserir imagens que julgue importantes para descrever sua resposta. Ver conteúdo
b) Após realizar a pesquisa sobre logística reversa em sua cidade, identifique se existem cooperativas de reciclagem e outras empresas relacionadas ao mercado financeiro. Explique como essas cooperativas, se presentes, participam do trabalho de logística reversa em seu município. Caso não haja cooperativas de reciclagem, busque alternativas ou iniciativas que possam contribuir para práticas de sustentabilidade, reciclagem ou gestão de resíduos, mesmo que não sejam modelos tradicionais de cooperativas de reciclagem. Ver conteúdo
a) Realize uma pesquisa na sua cidade e faça um breve resumo sobre as condições econômicas da cidade e de que forma isso impacta na produção de lixo. Realize um levantamento se existe a destinação adequada de resíduos no município que você reside, informe se são utilizados lixões e/ou aterros sanitários controlados como forma de disposição de resíduos ou se existem outras formas do lixo ser descartado após o consumo urbano. Ver conteúdo
A Logística Reversa é uma área crucial da gestão de resíduos, envolvendo o movimento de produtos e materiais do consumidor de volta para o ponto de origem, seja para reciclagem, remanufatura ou descarte adequado. Para a nossa atividade de aprendizagem prática, o Mapa, vamos desenvolver um estudo de caso, exploraremos os desafios enfrentados no Brasil em relação à gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU) e como a logística reversa pode ser uma solução para mitigar esses problemas. Ver conteúdo
MAPA - LOG - LOGÍSTICA REVERSA - 52_2024 Logística Reversa avança, mas é preciso ampliar ações de reaproveitamento de resíduos. Ao se pensar no planeta como casa, o “jogar fora” não existe. Todo resíduo produzido pela humanidade vai parar em algum lugar, seja nos aterros, seja nos lixões. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), cada pessoa produz, em média, 343 quilos de lixo, por ano no país: cerca de 80 milhões de toneladas. Muito desse material tem capacidade de ser reaproveitado e o ciclo de vida de um produto pode se estender além do seu uso. Ver conteúdo
MAPA - LOG - LOGÍSTICA REVERSA - 52_2024 Logística Reversa avança, mas é preciso ampliar ações de reaproveitamento de resíduos. Ao se pensar no planeta como casa, o “jogar fora” não existe. Todo resíduo produzido pela humanidade vai parar em algum lugar, seja nos aterros, seja nos lixões. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), cada pessoa produz, em média, 343 quilos de lixo, por ano no país: cerca de 80 milhões de toneladas. Muito desse material tem capacidade de ser reaproveitado e o ciclo de vida de um produto pode se estender além do seu uso. Ver conteúdo
Com base nos dados apresentados na Tabela 1, calcule e preeencha a tabela a seguir: a) Valor consumido. b) Valor consumido acumulado. c) % individual. d) % acumulado. Ver conteúdo
MAPA - LOG - LOGÍSTICA DE PRODUÇÃO E SERVIÇOS - 52_2024 Nesta atividade, você embarcará em uma jornada empolgante para desvendar os produtos e serviços de maior relevância para a empresa. Equipado com a ferramenta Histograma, você classificará cada item em três classes: A, B e C. Essa classificação estratégica permitirá que você analise: qual é o produto que tem maior relevância para a empresa? Se o produto faltar, quanto impacta no faturamento anual da empresa? Para serviços, as perguntas são as mesmas? Essas perguntas devem ser feitas para que se estabeleça planos de ação para priorizar produtos de baixa saída e baixo valor agregado. E como identificar esses produtos ou serviços? Nesse caso, utilizamos a ferramenta chamada de “Histograma”. Ver conteúdo
Partindo do contexto apresentado e dos estudos sobre a disciplina, desenvolva um texto explicando o que é ciclo aberto e ciclo fechado, apresente pelo menos dois exemplos de materiais de cada ciclo. Orientações para realização da Atividade de Estudo 1: - Realize uma leitura atenta no livro da disciplina para compreender a temática desta atividade. - Assista ao "Vídeo Explicativo AE1" disponibilizado no Fórum da disciplina. - Antes de finalizar sua atividade, verifique se sua resposta está completa, pois não haverá outra oportunidade de editar e/ou reenviar após a finalização. - Em casos de dúvidas, entre em contato com o seu professor mediador pela página inicial do Studeo > Fale com Mediador. Bom trabalho! Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - LOG - LOGÍSTICA REVERSA - 52_2024 Alerta Global: lixo eletrônico cresce a passos largos, enquanto reciclagem patina O relatório mais recente da Organização das Nações Unidas (ONU) trouxe à tona uma realidade alarmante que não podemos mais ignorar: a humanidade produziu, em 2022, a impressionante cifra de 62 milhões de toneladas de lixo eletrônico. Essa quantidade equivale a mais de 7,7 quilos para cada habitante do planeta, e, ainda mais preocupante, menos de um quarto desse volume foi reciclado. A tendência indica um aumento de 33% até 2030, com a reciclagem declinando para alarmantes 20% (Nicolau, 2024). Ver conteúdo
De acordo com o exposto, responda: 1- Explique a diferença entre o MRP e o MRP II. 2- Cite ao menos três tipos de informações fornecidas pelo MRP II. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - LOG - LOGÍSTICA DE PRODUÇÃO E SERVIÇOS - 52_2024 O mercado globalizado, associado ao desenvolvimento tecnológico, proporcionou às empresas o aumento da produção devido às demandas. No entanto, o controle dos processos passou a ser mais exigidos, pois a quantidade de matéria-prima, subprodutos, peças, partes, entre outros, também aumentaram. Assim, podemos citar o MRP, o MRP II como ferramentas para auxiliar no processo de gestão da cadeia de suprimentos. Ver conteúdo