MAPA - LET - LINGUÍSTICA II - 54_2024
Desvendando a Análise do Discurso
Proposta inicialmente por Michel Pêcheux no final da década de 1960, a Análise do Discurso (AD) nos desafia a olhar além das palavras e frases, buscando entender como os discursos são produzidos e como eles influenciam e são influenciados pelo contexto social e histórico.
A Análise do Discurso é uma teoria do campo da Linguística fundada por Michel Pêcheux em 1969, na França, com sua tese "Analyse Automatique du Discours" (AAD). Como Fernandes (2005) e Orlandi (2001a) apontam, a AD se preocupa não apenas com a língua ou a gramática, mas com o discurso – a palavra em movimento, impregnada de ideologias e contextos sociais.
Segundo Fernandes (2005), o discurso, para a AD, não é a língua, o texto ou a fala, mas algo que necessita de elementos linguísticos para existir. Ele está imerso no social e envolve questões de natureza não estritamente linguística. Como Fernandes (2005) afirma, “o discurso implica uma exterioridade à língua, encontra-se no social e envolve questões de natureza não estritamente linguística.”
Orlandi (2001a) sugere que a AD trata da língua no mundo, com maneiras de significar, com homens falando, considerando a produção de sentidos enquanto parte de suas vidas e histórias. Pêcheux (2009) complementa afirmando que “a língua é o lugar material onde se realizam os efeitos de sentidos”.
Vamos exemplificar como o discurso se manifesta no uso cotidiano das palavras “ocupação” e “invasão” em reportagens sobre os movimentos dos trabalhadores rurais Sem-Terra. Fernandes (2005) observa que “ocupação” é usado por apoiadores dos Sem-Terra para designar a utilização de terra obsoleta, enquanto “invasão” é usado por opositores para designar um ato ilegal, refletindo diferentes discursos e posições ideológicas.
Em síntese, a AD nos permite desvelar as camadas de sentido ocultas nas palavras, revelando as ideologias e contextos que moldam nossa compreensão do mundo. Como futuros professores de Letras, vocês têm a oportunidade de aprofundar essa prática, incentivando seus alunos a questionar e refletir criticamente sobre os discursos que encontram.
Referências de Apoio
Orlandi, E. P. (2001a). Discurso e Texto: Fórmulas e Fórmulas.
Fernandes, C. O. (2005). A Análise do Discurso: Uma Introdução.
Pêcheux, M. (2009). Análise Automática do Discurso.
Desenvolvimento
Convidamos você, prezado(a) acadêmico(a), a produzir um ARTIGO sobre Análise do Discurso: da teoria à prática, seguindo as orientações propostas e compartilhando suas descobertas e reflexões. Seu artigo não poderá ultrapassar 40 linhas.
ORIENTAÇÕES
- Introdução: Apresente o tema e a relevância da Análise do Discurso.
- Desenvolvimento: Descreva, explique e exemplifique os conceitos teóricos.
- Proposta Prática: Sugira um texto e uma abordagem de análise para alunos do ensino médio; pode ser um texto contemporâneo, como uma notícia, propaganda ou discurso político; explique por que esse texto é relevante para a análise de discurso e descreva quais aspectos da análise do discurso você abordaria com os alunos, como a escolha lexical, efeitos de sentido, contexto social e histórico.
- Conclusão: Reforce a importância da AD e convide os leitores a explorar mais sobre o tema.
- Citações e Referências: Utilize citações diretas do material de estudo para fundamentar suas argumentações; inclua uma lista de referências bibliográficas ao final do artigo.
ORIENTAÇÕES COMPLEMENTARES
- Leia a unidade IV do material de estudos.
- Amplie seu aprendizado por meio de leituras complementares.
- Assista as aulas conceituais e ao vivo.
- Sua resposta deve ser enviada em formato de texto no Formulário padrão da atividade MAPA disponível no ambiente da disciplina, na pasta MATERIAL DA DISCIPLINA.
- Mantenha a formatação do formulário: letra Arial ou Times, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas e alinhamento das margens justificado.
- Na utilização de citações, siga as normas da ABNT para citações e referências e informe a referência completa do material pesquisado ao final do seu MAPA, mesmo que seja do livro da disciplina (ainda que apresente as referências, é necessário elaborar o texto com suas próprias palavras).
- Cópias indevidas de colegas, da internet ou de outros autores serão zeradas.