MAPA - CBIO - QUÍMICA GERAL E ORGÂNICA - 54_2024
Atividade MAPA
Olá, estudante, como vai? Espero que esteja bem!
Na unidade 2 do nosso livro, foi abordado o conceito de funções inorgânicas: ácidos, bases e sais. Segundo o químico sueco Svante Arrhenius, ácidos são substâncias que liberam, em solução aquosa, íons H+, responsável por suas características, como o sabor azedo e a capacidade de reagir com bases. Por sua vez, as bases liberam, também em solução aquosa, íons OH⁻. São esses ânions, chamados de hidroxila, que conferem as bases suas propriedades típicas como o sabor adstringente e a capacidade de reagir com ácidos (Bigatão, 2016). A reação entre um ácido e uma base tem o nome de neutralização e apresenta como produtos sal e água.
Os ácidos e as bases estão comumente presentes em nosso dia a dia na forma de alimentos, cosméticos, produtos de higiene e limpeza. O ácido acético (CH3COOH), por exemplo, é o principal componente do vinagre, amplamente utilizado na culinária. Já o ácido carbônico (H2CO3) está presente da fabricação do refrigerante e é responsável por realçar o sabor e aparência do produto. Em relação às bases, podemos citar o hidróxido de sódio (NaOH), usada na produção de sabão e o hidróxido de amônio (NH4OH), utilizado na produção de produtos de limpeza e alisantes de cabelo.
A acidez ou a basicidade de uma solução é definida pelo pH, uma escala logarítmica inversamente proporcional a concentração de cátions H+ que varia de 0 a 14. Quanto mais alto o valor do pH, mais básica é a solução.
Podemos determinar o pH de uma solução a partir de aparelhos, como o pHmetro ou através de indicadores. Os indicadores são substâncias que tem a capacidade de alterar sua estrutura e, consequentemente, sua coloração na presença dos cátions H+ ou ânions OH- livres em solução e, dessa forma, indicar se a substância é ácida ou básica. Moléculas orgânicas do grupo das antocianinas, presentes no repolho roxo, apresentam essa característica e podem ser usadas para determinar o pH de algumas soluções.
Fonte: BIGATÃO, D. M. M. M. Química Geral e Inorgânica. Maringá: Unicesumar, 2016.
Nessa atividade, você deverá determinar o pH de algumas substâncias utilizadas no nosso cotidiano por meio do suco do repolho roxo. Para tanto, siga atentamente as instruções fornecidas a seguir.
1ª parte Prática: Determinação do pH das substâncias através do suco de repolho roxo.
Materiais:
- Liquidificador.
- Coador.
- Copos de vidro ou plástico.
- Etiqueta ou marcador.
- Colher.
- Repolho roxo.
- Água.
- Vinagre.
- Bicarbonato de sódio.
- Sabão em pó.
- Água Sanitária.
- Detergente.
- Açúcar.
- Leite.
- Sal amoníaco.
- Soda Cáustica.
- Luvas - EPI.
- Máscara -EPI.
Procedimentos:
a.Vista os equipamentos de proteção individual (luvas e mascara).
- Adicione 5 folhas de repolho roxo no liquidificador.
- Adicione 1 litro de água no liquidificador.
- Ligue o liquidificador por aproximadamente 1 minuto.
- Coe o conteúdo com o auxílio de uma peneira.
f.Reserve o conteúdo coado em uma jarra de plástico.
- Adicione aproximadamente 20 mL da solução de repolho roxo em 10 recipientes de plástico.
- Adicione aproximadamente 50 mL da solução no recipiente 11.
- Enumere, com etiqueta ou marcador, todos os recipientes do 1 ao 11.
- Adicione uma pequena quantia de diferentes substâncias nos recipientes na seguinte ordem:
Soda (1)
Água sanitária (2)
Sabão em pó (3)
Sal amônico (4)
Bicarbonato de sódio (5)
Açúcar (6)
Leite (7)
Detergente (8)
Vinagre (9)
Suco de limão (10)
k.Não adicione nenhuma substância no recipiente 11. Ele será utilizado para fins de comparação;
l.Agite cuidadosamente, com auxílio de uma colher limpa, cada um dos recipientes.
2ª parte: teórica (construção da tabela, discussão da prática e 2 fotos)
Observe e anote a cor obtida e compare com as tonalidades da escala de pH (Figura 1).
Figura 1: Cores da faixa de pH
Fonte: o autor.
-Complete a tabela 1, a seguir, com as colorações representando a escala de pH com base nos resultados obtidos e comparados com os dados da tabela 1 para as amostras analisadas.
Tabela 1: Coloração observada nas substâncias após a inserção do indicador natural de repolho roxo e seu provável pH.
Substância |
Cor observada |
pH provável |
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|
|
-Identifique e discuta as limitações da prática realizada e possíveis fatores interferentes que possam ter impactado os resultados.
-Documente os resultados de cada amostra por meio de fotografias (capte imagens das amostras antes e depois da mistura) e forneça uma explicação detalhada sobre os mesmos.
*Tire fotos com qualidade e iluminadas.
Orientações:
-É obrigatória a utilização do formulário padrão, disponível em Material da disciplina.
-Esta é uma atividade individual. Caso identificado cópia de colegas, o trabalho de ambos sofrerá decréscimo de nota.
-Utilizando este formulário, realize sua atividade, salve em seu computador, renomeie e envie em forma de anexo.
-Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa, referencie conforme as normas da ABNT.
-Consulte o vídeo explicativo da atividade na Sala do café.
Procure argumentar de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina.