Esse foi o maior aumento de consumo de energia registrado em 2023. Do total da energia utilizada, 43.091 MW médios foram direcionados para o mercado regulado, em que estão os consumidores residenciais e as pequenas e médias empresas atendidos pelas distribuidoras locais. Neste segmento, a demanda aumentou 8,2%.
O consumo no mês acabou sendo maior do que a estimativa do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) para a setembro, que era de uma alta de 5,8% na carga. Na 2ª quinzena do mês, as temperaturas ultrapassaram 40°C em algumas regiões do país.
Fonte: adaptado de: https://www.poder360.com.br/energia/onda-de-calor-faz-consumo-de-energia-crescer-62-em-setembro. Acesso em: 7 fev. 2024.
Figura 1 - Variação do consumo de energia nos estados
Fonte: adaptada de: https://www.poder360.com.br/energia/onda-de-calor-faz-consumo-de-energia-crescer-62-em-setembro. Acesso em: 7 fev. 2024.
Considerando as informações e a imagem apresentada sobre a intensa onda de calor e o consequente aumento no consumo de energia elétrica no Brasil, em setembro de 2023, apresente os possíveis impactos desse aumento na demanda de energia para a economia do país. Além disso, cite quais fatores podem ter contribuído para as variações no consumo de energia entre os estados, destacando possíveis motivos de baixas (e altas) variações.
Orientações importantes:
- Ao redigir sua resposta, atente-se à correção ortográfica e concordância verbal.
- Assista ao vídeo explicativo gravado pelo professor, disponível no Material da Disciplina.
- Não finalize a sua atividade antes de conferir se atendeu ao que está sendo solicitado.
- Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da Atividade de Estudo 1 (não é permitido anexar formulário).
- Qualquer dúvida, entre em contato com o seu professor mediador via Studeo.
Bons estudos!