Esse impacto pode ter vários desfechos. A análise dessas influências não é fácil e a conclusão de que houve ou não prejuízo depende do ponto de vista. Desastres naturais, como enchentes, desmoronamentos, até doenças que não existiam e passam a ocorrer, são exemplos de consequências que podem impactar essa tríade (Conass, 2022).
O conceito de Saúde Única, ou One Health, é uma abordagem em consolidação integrando diferentes áreas e equipes para a busca de respostas aos problemas mais relevantes da sociedade e do ambiente, especialmente, após a ocorrência da epidemia global do SARS-CoV-2 (Embrapa, 2022).
Trata-se de uma abordagem colaborativa, multissetorial e transdisciplinar — nos níveis local, regional, nacional e global — com o objetivo de alcançar resultados de saúde ideais, reconhecendo a interconexão entre pessoas, animais, plantas e seu ambiente compartilhado (FAO, 2024).
A Saúde Única é essencial no sentido de antecipar, prevenir, detectar e controlar doenças que se propagam entre animais e humanos, combater a resistência de microrganismos, garantir a segurança alimentar e prevenir ameaças à saúde humana e animal relacionadas ao meio ambiente (Embrapa, 2022).
A partir desse contexto, é importante que você, como profissional da Educação e de Ciências Biológicas, esteja preparado e informado para identificar situações que conectam a saúde humana, animal e ambiental e atuar por meio de ações e práticas educativas e multidisciplinares.
O desafio é desenvolver um texto discursivo sobre o tema Saúde Única e as doenças infecciosas e parasitárias. Seu texto deve trazer pontos como: o que é Saúde Única? Qual é o objetivo da Saúde Única? Quais são as bases da Saúde Única? Riscos e resultados da interação negativa entre seres humanos, meio ambiente e animais. Exemplos positivos de conexões e estratégias entre saúde animal, saúde humana e saúde ambiental.
Lembrando que nossa missão é social, e nossa atuação profissional precisa considerar os aspectos sociais e de vulnerabilidades de minorias, envolvidos nessas discussões.
O seu texto deve ter entre 30 e 40 linhas.
Deixo algumas leituras para orientar sua busca e construção textual. Lembre-se: a pesquisa e leitura de informações em fontes de rigor cientifico e com confiabilidade fazem parte de sua formação e atuação como educador. Não se restrinja a essas leituras indicadas. Use de sua autonomia e busque mais, sempre mais.
https://seer.ufrgs.br/index.php/biodiverso/article/view/124398/87348
https://www.icc.fiocruz.br/extensaodivulgacaocientifica/wp-content/uploads/2023/08/Saude-Unica.pdf
Referências
ELLWANGER, J. H; CHIES, J. A. B. Saúde Única (One Health): uma abordagem para entender, prevenir e controlar as doenças infecciosas e parasitárias. Revista Bio Diverso, Porto Alegre, v. 2, n. 1, 2022.
Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/biodiverso/article/view/124398/87348. Acesso em: 29 abr. 2024.
Disponível em: https://www.conass.org.br/saude-unica-a-interconexao-entre-diferentes-elementos-da-saude-global/. Acesso em: 29 abr. 2024.
Disponível em: https://www.icc.fiocruz.br/extensaodivulgacaocientifica/wp-content/uploads/2023/08/Saude-Unica.pdf. Acesso em: 29 abr. 2024.
Disponível em: https://www.embrapa.br/visao-de-futuro/integracao-de-conhecimentos-e-de-tecnologias/sinal-e-tendencia/abordagem-de-saude-unica-na-pesquisa. Acesso em: 29 abr. 2024.
Disponível em: https://www.fao.org/one-health/en/. Acesso em 25/04/2024.