MAPA - LET - LITERATURAS EM LÍNGUA INGLESA I - 51/2024
ETAPA 1 – Leitura.
Para o senhor Bennet, uma vida tranquila é altamente recomendável. Para a senhora Bennet, encontrar maridos elegíveis para suas cinco filhas é o mais importante dos deveres de uma mãe. Para Elizabeth, casar-se sem afeto é impensável. Mas, para todos eles, a vida está prestes a mudar quando um jovem bonito e rico passa a residir nas proximidades. Desde seu sucesso imediato em 1813, Orgulho e preconceito continua sendo um dos romances mais populares da língua inglesa. Jane Austen chamou este trabalho de seu filho querido e sua heroína vivaz, Elizabeth Bennet, de a criatura mais encantadora que já apareceu na imprensa. A atração irresistível que ela retrata entre a brilhante e independente Elizabeth Bennet e o solenemente austero senhor Darcy está entre as maiores, mais românticas e mais engraçadas histórias de amor já contadas. O confronto romântico entre Elizabeth e o senhor Darcy é uma esplêndida atuação de luta civilizada. A sagacidade radiante de Jane Austen transborda enquanto seus personagens dançam uma delicada quadrilha de flerte e intriga, tornando este livro a mais excelente comédia de costumes da Regência da Inglaterra.
FONTE: AUSTEN, Jane. Orgulho e Preconceito, 1813. Disponível em: <https://www.cirandacultural.com.br/produto/orgulho-e-preconceito-74430>. Acesso em 05 mar. 2024.
NOTA: “Pride and Prejudice” (ou “Orgulho e Preconceito”) é um romance da escritora britânica Jane Austen.
ETAPA 2 – Reflexão e pesquisa.
Foi-se o tempo em que a figura do professor estava atrelada a um mero transmissor de conhecimentos. Sabemos, na atualidade, que não basta “saber fazer para conseguir ensinar”, como diz a tradição popular: é preciso ir muito além disso. Cabe ao professor, além de dominar sua própria ciência, conhecer e desenvolver metodologias e estratégias que o ajudem a ministrar os conteúdos necessários de forma efetiva.
Dentro dessa perspectiva é possível afirmar que o trabalho do professor contemporâneo envolve sensibilidade para buscar compreender o universo de seus estudantes e também criatividade para criar ou executar dinâmicas de aprendizagem verdadeiramente eficientes.
Sabendo disso, imagine que você é um professor ou professora do ensino básico e que escolheu trabalhar a obra “Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen, em suas aulas. Para aproximar o conteúdo do universo de seus estudantes, você decidiu adaptar a obra ao contexto atual transformando as personagens principais em adolescentes de aproximadamente 16 anos do século XXI.
ETAPA 3 – Escrita.
Como seria o final de “Orgulho e Preconceito” se os dois apaixonados fossem adolescentes dos tempos atuais? Com base nesse questionamento, crie um final diferente para Elizabeth Bennet e Mr. Darcy imaginando que são jovens com as mesmas vivências de seus estudantes. Seja criativo: pesquise e procure utilizar elementos que de fato dialoguem com o universo de seus estudantes, como a linguagem, os memes, as gírias e as referências artísticas (músicas, filmes, séries e etc.), entre outros. Utilize a atividade para colocar em prática e aprimorar suas habilidades como docente. Sua resposta deve ser apresentada em formato de texto narrativo, tal como o romance Orgulho e Preconceito, com extensão máxima de 30 linhas.
Bons estudos!