Falar de Governança Urbana, atualmente, e ainda mais considerando o horizonte futuro que se avizinha, é fazer uma espécie de chamamento para que diferentes atores (institucionais e não institucionais) possam se unir em função de interesses, propósitos e objetivos comuns a partir da ativação de recursos, competências, capacidades e habilidades diversas com vistas a intervir na complexidade da sociedade, de uma forma geral; e nas políticas urbanas e metropolitanas, de maneira particular (Ferreira, 2024).
Fonte: https://www.brasildefatopb.com.br/2024/02/07/governanca-urbana-e-preciso-estar-atento-e-forte. Acesso em: 16 de julho 2024.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Sobre a governança urbana, segundo o Banco Mundial, a definição geral de governança é a maneira de exercer autoridade, controle e poder de governo na administração dos recursos sociais e econômicos de um país, estado ou, município, visando o desenvolvimento.
PORQUE
II. A governança urbana implica na capacidade dos governos e autoridades de planejar, formular e implementar políticas e cumprir funções, englobando na gestão urbana o desenvolvimento sustentado, que incorpore ao crescimento econômico, equidade social e também direitos humanos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: