ATIVIDADE 1 - PED - GESTÃO ESCOLAR E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO - 54_2024
As instâncias colegiadas, como conselhos escolares, grêmios estudantis e associações de pais e mestres, desempenham um papel crucial na gestão escolar, funcionando como canais de diálogo e participação democrática dentro da escola. Esses órgãos colegiados são fundamentais para garantir que as decisões tomadas pela administração escolar reflitam as necessidades e expectativas de toda a comunidade educativa. Ao integrar representantes de diferentes segmentos da comunidade escolar, as instâncias colegiadas permitem uma gestão mais transparente, inclusiva e responsiva, onde todos têm voz e a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento da escola. Por meio dessas instâncias, temas como a alocação de recursos, a formulação de políticas pedagógicas e a implementação de projetos escolares podem ser discutidos coletivamente, resultando em decisões mais equilibradas e alinhadas aos objetivos comuns da instituição. Além disso, as instâncias colegiadas promovem um senso de pertencimento e responsabilidade compartilhada entre todos os membros da comunidade escolar, fortalecendo a coesão e a colaboração.
A participação ativa das instâncias colegiadas na gestão escolar também tem um impacto significativo nos resultados educacionais e na qualidade do ambiente escolar. Quando essas instâncias são efetivamente envolvidas no processo de gestão, há uma maior chance de se identificar e resolver problemas antes que eles se tornem críticos, bem como de se implementar soluções inovadoras e adaptadas às realidades locais. As instâncias colegiadas funcionam como espaços de aprendizagem coletiva, onde os participantes podem desenvolver habilidades de liderança, comunicação e resolução de conflitos, que são essenciais tanto para a vida escolar quanto para a vida em sociedade. Além disso, ao promover uma cultura de participação democrática, as instâncias colegiadas ajudam a preparar os alunos para a cidadania ativa, ensinando-lhes a importância da participação, do diálogo e do respeito às opiniões alheias. Em última análise, a inclusão das instâncias colegiadas na gestão escolar não apenas fortalece a governança da escola, mas também contribui para a construção de uma comunidade escolar mais unida, engajada e comprometida com o sucesso de todos os seus membros.
JORGE, Welington Junior. Gestão escolar e organização do trabalho pedagógico na educação básica. Maringá - PR.: UniCesumar, 2021. (adaptado)
Desenvolva um texto de no mínimo 15, máximo 20 linhas discutindo a importância das instâncias colegiadas, como conselhos escolares e associações de pais e mestres, grêmio estudantil na gestão de uma escola. Em seu texto, aborde como essas instâncias contribuem para uma gestão mais democrática e inclusiva e qual é o papel da comunidade escolar na influência e no sucesso dessas práticas colegiadas. Lembre-se de considerar como a participação ativa da comunidade pode impactar positivamente as decisões tomadas e o ambiente escolar como um todo.
ORIENTAÇÕES OBRIGATÓRIAS:
- Assista ao vídeo explicativo da atividade, disponível na Sala do Café.
- Escreva seu texto contendo no mínimo 15 e no máximo 20 linhas.
- A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto, não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, bem como cópias indevidas de quaisquer textos e/ou websites.
- Lembre-se, caso faça citações e referências, siga as normas da ABNT (orientações na Sala do Café).
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua escrita antes de enviá-la.
- Seu texto deve ser escrito no próprio campo em branco abaixo da Atividade 1 (caixa de resposta).
- Caso esteja escrevendo a resposta pelo celular, considere o dobro de linhas, tendo em vista que a tela do celular é menor.
- Desconsidere espaçamentos entre linhas, tipo e tamanho de fonte e demais formatações (a caixa de resposta não permite formatações).
- ATENÇÃO! Após "Finalizar" a atividade, não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.