MAPA - GERON - GERONTOLOGIA SOCIAL - 52_2024
Prezado estudante!
O idadismo pode ser definido como a discriminação ou preconceito baseado na idade, envolvendo estereótipos, preconceitos e discriminação contra pessoas devido à sua idade, seja ela jovem ou idosa. Um exemplo de definição é a de Nelson e Dannefer (1992), que o definem como "qualquer atitude, ação ou instituição que sistematicamente subvalorize, estigmatize ou exclua qualquer indivíduo ou grupo com base na idade".
Diante da falta de cultura do envelhecimento populacional, os estudantes de serviço social são chamados a refletir como essa forma de discriminação afeta não apenas os indivíduos mais velhos, mas também a sociedade como um todo.
Nelson, T. D., & Dannefer, D. Idadismo: Estereotipagem e preconceito contra pessoas idosas. MIT Press, 1992.
Então, vamos conhecer as etapas do trabalho e pôr a mão na massa!!
PARTE I - Aplicar a ENQUETE a seguir junto a pessoas idosas (até 3 idosos), seja no âmbito familiar, igreja, centro de saúde, centro de convivência para idosos, praças, parques, entre outros. As perguntas podem ser encontradas em MATERIAIS DA DISCIPLINA > ENQUENTE PESSOA IDOSA.
PARTE II – Após a aplicação da enquete, com base nas respostas obtidas, elabore um texto dissertativo sobre o idadismo, de 1 (uma) página a partir dos parágrafos apresentados a seguir:
“A ausência de uma cultura que valorize o envelhecimento traz consequências prejudiciais em diversos aspectos”.
“Os estereótipos negativos e a discriminação contra os idosos, resulta em uma sociedade que não reconhece o valor e a contribuição dos idosos, privando-os de oportunidades e recursos que lhes permitiriam viver com dignidade e participar ativamente da comunidade”.
“É essencial que o serviço social promova uma cultura do envelhecimento que envolve o combate ao idadismo por meio da conscientização e educação, além do desenvolvimento e implementação de políticas e programas que promovam o envelhecimento ativo, saudável e participativo para todos os cidadãos”.
ATENÇÃO!! Informar as referências bibliográficas, caso utilize alguma.
ORIENTAÇÕES:
- A ENQUETE DEVE SER IMPRESSA E ENTREGUE A PESSOA IDOSA PARTICIPANTE PARA QUE RESPONDA;
- VOCÊ DEVE GRAVAR UM VÍDEO DE NO MÁXIMO 1 (UM) MINUTO APRESENTANDO O RESUMO DA ENQUENTE, CONFORME ORIENTAÇÕES ABAIXO.
Identificação – nome do estudante e nome da disciplina;
Tema da Enquete – Idadismo
Nº de idosos que participaram da enquete, faixa etária e sexo.
Resumir o resultado obtido sobre o preconceito em relação a idade, a percepção das políticas públicas para a pessoa idosa e o relacionamento com os jovens.
- O VÍDEO DEVE SER ENVIADO EM FORMATO DE LINK (PARA ISSO DEVE SER POSTADO EM UMA PLATAFORMA), JUNTO A RESPOSTA DA PARTE II NO FORMULÁRIO PADRÃO.
- VOCÊ IRÁ UTILIZAR AS RESPOSTAS PARA FORMULAR O TEXTO DA PARTE II.
- A PARTE II DEVE SER ENTREGUE EM FORMULÁRIO PADRÃO DA DISCIPLINA.
Bons estudos!!