MAPA - RH - CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS - 53_2024
Pesquisa de Clima Organizacional
Bem-vindo (a).
Essa atividade, MAPA, propõe que você embarque em uma jornada de descoberta e compreensão do ambiente onde passamos grande parte do nosso tempo: o ambiente organizacional. A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta poderosa que nos permite analisar e compreender as nuances, percepções e sentimentos que permeiam o ambiente de trabalho.
Ao longo desta atividade, você terá a oportunidade de explorar os diversos elementos que compõem o clima organizacional. O objetivo é não apenas compreender o estado atual do clima organizacional, mas também identificar áreas de melhoria e oportunidades de crescimento.
Lembrem-se, esta é uma oportunidade para expressar suas opiniões de forma honesta e construtiva. Cada voz é importante e cada contribuição irá enriquecer sua análise.
Então, prepare-se para mergulhar nesta jornada de descoberta e reflexão sobre o clima organizacional.
Vamos começar!
Etapa 1: Introdução e Preparação
Objetivo: Compreender a importância do clima organizacional para uma gestão estratégica.
Atividades:
- Discorra sobre a definição e a importância do clima organizacional.
- Indique algumas formas de coleta de informações, acerca do clima organizacional.
- Escolha e informe qual grupo (mínimo 6 pessoas), será contemplado pela sua pesquisa (departamento onde trabalha, família, grupo de amigos, igreja, grupo de lazer etc.)
Etapa 2: Desenvolvimento do Questionário
Objetivo: Definir as variáveis organizacionais e elaborar um questionário que aborde os principais aspectos das variáveis escolhidas.
Atividades:
- Identifique e apresente as variáveis organizacionais (mínimo 6) a serem abordadas na pesquisa.
- Elabore e apresente as perguntas específicas (mínimo 4) para cada variável, garantindo que sejam claras, objetivas e relevantes. (Exemplo no link: https://forms.gle/4y8rKcn553SdkZKE7)
Obs* Esses são apenas alguns exemplos de perguntas que podem ser incluídas em um questionário de pesquisa de clima organizacional. É importante adaptar as perguntas de acordo com as variáveis escolhidas, que por sua vez, devem estar alinhadas com os possíveis gaps/problemas inicialmente observados.
- Revise o questionário para garantir que abranja todos os aspectos importantes e seja de fácil compreensão para os respondentes.
Etapa 3: Aplicação da Pesquisa
Objetivo: Coletar dados sobre o clima organizacional através da aplicação do questionário.
Atividades:
- Explique como você aplicará a pesquisa e coletará as respostas, incluindo a identificação dos respondentes (função), e garantia de anonimato na coleta de dados.
- Descreva como será a distribuição do questionário, seja em formato digital ou físico, explicando a importância da participação e garantindo a confidencialidade das respostas.
- Defina e apresente um prazo para a coleta das respostas e acompanhamento do progresso da pesquisa.
Etapa 4: Análise e Feedback
Objetivo: Analisar os dados coletados, e fornecer feedback para a equipe sobre os resultados da pesquisa.
Atividades:
- Faça uma compilação e análise dos dados coletados na pesquisa, e descreva quais são os pontos fortes e as áreas de melhoria.
- Descreva no mínimo dois principais pontos de melhoria, e apresente ações para que as melhorias sejam realizadas.
Orientações Importantes.
- Assista ao vídeo explicativo gravado pelo Professora da disciplina, com orientações para a realização da atividade.
- Utilize o Formulário Padrão, arquivo em formato Word disponível no ambiente da disciplina em "Material da Disciplina".
- Certifique-se de que esteja encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
- A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas! Arquivo em branco, corrompido ou incorreto não será atribuído nota.
- Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu Professor(a) Mediador(a) pelo Studeo no Fale com o Mediador.
Bons estudos!