No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS), organizado por meio do estabelecimento das Redes de Atenção à Saúde (RAS), busca qualificar a atenção por meio da ampliação do acesso e longitudinalidade do cuidado, tendo como objetivo o alcance da integralidade. Nas RAS, a população, a estrutura operacional e os modelos de atenção devem ser definidos de modo a responder prontamente aos eventos agudos, como também manejar as condições crônicas de saúde.
PEITER, C. C.et al. Redes de atenção à saúde: tendências da produção de conhecimento no Brasil. Escola Anna Nery, [S.l], v. 23, n. 1, p. 1-10, 2019.
Logo, a organização das RAS, para ser feita de forma efetiva, eficiente e com qualidade, tem de estruturar-se com base nos seguintes fundamentos: economia de escala, disponibilidade de recursos, qualidade e acesso; integração horizontal e vertical; processos de substituição; territórios sanitários; e níveis de atenção. Considerando as informações apresentadas no texto, selecione a alternativa que responde corretamente quais são os três elementos que constituem as RAS.