ATIVIDADE 1 - MAT - TÓPICOS ESPECIAIS EM MATEMÁTICA - 54_2024
No contexto da Educação Matemática, a simples transmissão de conteúdos não é suficiente para promover uma aprendizagem significativa. É fundamental que as sequências didáticas sejam cuidadosamente estruturadas para engajar os estudantes de maneira ativa, promovendo a construção do conhecimento de forma integrada e conectada com suas realidades e com seus conhecimentos prévios.
A Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) surge como uma metodologia eficaz nesse processo, pois permite que os alunos relacionem novos conhecimentos aos conceitos que já dominam, favorecendo uma aprendizagem mais profunda e duradoura. A imagem abaixo descreve as etapas para a elaboração de uma UEPS.
As etapas clássicas da UEPS começam pela definição do conteúdo a ser abordado e pela identificação dos conhecimentos prévios dos alunos. Em seguida, devemos propor situações-problemas que introduzam o tema de maneira significativa, permitindo que os alunos avancem progressivamente no conteúdo por meio de atividades desafiadoras e contextualizadas. A reconciliação integradora deve ser promovida para que os novos conhecimentos sejam efetivamente assimilados, conectando-se aos saberes prévios dos alunos. Por fim, a UEPS deve incluir uma proposta de avaliação contínua e focada na identificação de indícios de aprendizagem significativa.
Neste contexto, para esta atividade, a sua tarefa é estruturar uma UEPS a partir de um objeto de conhecimento escolhido da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a disciplina de Matemática no Ensino Fundamental - Anos Finais. O link abaixo te direciona para a BNCC para que você consiga identificar os diferentes objetos de conhecimentos e habilidades previstas para cada unidade temática de Matemática para o Ensino Fundamental.
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC EI EF 110518 versaofinal site.pdf.
A resolução dessa atividade deverá ser feita por meio de envio de anexo de um template disponível nos materiais da disciplina. Este arquivo deverá ser preenchido conforme as orientações descritas abaixo. A primeira parte, consiste em preecher a tabela conforme modelo abaixo com as informações específicas da sua UEPS com base na BNCC. Após o preenchimento, a descrição da sua UEPS deve ser feita em texto corrido com extensão entre entre 20 e 30 linhas, abordando de maneira coesa e fluida todas as etapas clássicas da UEPS utilizando essa proposta a partir do objeto de conhecimento que você selecionou.
Esta atividade vale 0,5 pontos e será avaliada com base nos seguintes critérios:
Clareza e Coesão (0,15 pontos): O texto deve ser claro e bem estruturado, apresentando uma linha de raciocínio coerente que permita compreender a proposta da UEPS.
Adequação às Etapas da UEPS (0,2 pontos): A proposta deve seguir fielmente as etapas da UEPS, desde a definição do conteúdo até a avaliação dos indícios de aprendizagem significativa. É esperado que cada etapa esteja bem articulada e justificada. Uso de
Recursos Tecnológicos (0,1 ponto): A incorporação de recursos tecnológicos deve ser relevante e complementar ao conteúdo abordado, mostrando criatividade e alinhamento com os objetivos de aprendizagem.
Originalidade e Criatividade (0,05 pontos): Será considerado o nível de inovação na criação das atividades e situações-problema, bem como na forma de promover a reconciliação integradora.
Bons estudos!