ATIVIDADE 1 - EDU - EDUCAÇÃO FÍSICA NA ED. INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS - 54_2024
O artigo, intitulado “A dança recri(a)ção: linguagens criativas e emancipatórias na educação física na infância” de Souza et al. (2020), relata que em um curso de extensão direcionado às crianças da Educação Infantil onde abordava a temática dança criativa e recreativa foram elaboradas possibilidades de aprendizagens significativas e não mecânicas por meio do brincar. Neste sentido, para desenvolver essa temática com as crianças, criaram “planejamentos e intervenções que possibilitassem a expressão livre dos corpos, a flexibilização ou ausência de regras, momentos de expressão da criatividade com movimentos livres e descontraídos, momentos de interação entre os indivíduos, observações e reflexões sobre as emoções expressadas no momento da vivência e diálogo constante” (SOUZA et al., 2020, p. 8).
WAGNER, V.; SOUZA, P. I. P. de; BARBOSA, R. de S.; CASTANHEIRA, D. R. C. A dança recri(a)ção: linguagens criativas e emancipatórias na educação física na infância. Revista eletrônica de Educação. V.14, p.1-13, jan./dez. 2020.
Diante disso, realize a leitura do referido artigo disponível em MATERIAL DA DISCIPLINA. Após a leitura e com base nesse material responda e explique, com suas próprias palavras, por que a recreação e a dança são importantes para o desenvolvimento infantil na percepção dos autores do texto.