ATIVIDADE 1 - LET - LINGUÍSTICA II - 54_2024
Gerativismo: uma nova perspectiva ao estudo da linguagem
O gerativismo, teoria criada por Noam Chomsky, trouxe uma nova perspectiva aos estudos da linguagem, destacando-se por suas várias fases, desde a gramática transformacional, passando pela Gramática Universal (GU), até o Programa Minimalista. Cada fase buscou compreender e explicar a estrutura e o funcionamento das línguas naturais a partir de princípios e parâmetros universais. Chomsky argumenta que "a aquisição da linguagem é uma questão de crescimento e maturação de capacidades relativamente fixas, em condições externas adequadas" (Chomsky, 1972, p. 80). Além disso, ele afirma que "não se pode ensinar uma língua, mas apenas despertar no espírito" (Chomsky, 1972, p. 80), destacando a natureza inata da capacidade linguística humana.
Fonte: CUNHA, C.; CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008.
FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. C. F. de. Gramática universal. São Paulo: Contexto, 2013.
ROSA, A. M. da; SILVA, E. A. da. Teorias da linguagem. São Paulo: Scipione, 2009.
Questão para desenvolver:
A partir dessas premissas e do conteúdo que consta no Tema 1 do seu livro didático, explique (em até 30 linhas) a teoria gerativista de Noam Chomsky sobre a aquisição da linguagem, contrastando-a com a teoria do behaviorismo e destacando o conceito de Gramática Universal. Use exemplos e citações para ilustrar como essa teoria desafia as concepções tradicionais sobre o aprendizado de línguas.
Orientações para resposta:
- Introdução:
Apresente brevemente Noam Chomsky e a relevância de sua teoria na linguística.
Indique que a resposta explorará a teoria gerativista e o conceito de Gramática Universal, além de contrastá-la com a teoria do behaviorismo.
2. Desenvolvimento:
Explique o conceito de Gramática Universal e o dispositivo de aquisição da linguagem.
Discuta como a teoria gerativista argumenta que a capacidade de adquirir a linguagem é inata aos seres humanos.
Utilize exemplos práticos, como o desenvolvimento linguístico das crianças, para ilustrar a teoria.
Inclua citações de Chomsky para fortalecer a explicação.
3. Contraste com Outras Teorias:
Compare a teoria gerativista com teorias behavioristas, as quais consideram a aquisição da linguagem um processo de aprendizado mecânico.
Destaque as diferenças fundamentais, como a ideia de inatismo versus aprendizado por imitação e repetição.
4. Conclusão:
Resuma os principais pontos discutidos.
Reforce a importância da teoria gerativista na compreensão da aquisição da linguagem e sua contribuição para a linguística.