O grupo recebeu o nome de "Novo Cangaço" em alusão a Lampião e seu bando de cangaceiros, responsáveis por incontáveis assaltos e assassinatos em cidades do Sertão nordestino na década de 30, espalhando terror por onde passavam.
Segundo o delegado Filipe Caldas, Alagoas não registra esse tipo de crime desde 2019, mas bandidos do estado continuam se especializando em explosões e assaltos a bancos para atuar em outras regiões do país.
Os criminosos investem em veículos roubados, às vezes blindados, armamento pesado, planejamento estratégico, com reconhecimento do município alvo, aluguel de chácaras em zonas rurais vizinhas, estudo das rotas de fuga, etc.
A Polícia Civil reconhece a atuação do "Novo Cangaço" porque os criminosos costumam atuar de modo semelhante por onde passam, sempre com muita violência e sem a menor preocupação em chamar atenção.
Furam pneus de viaturas da PM, incendeiam ônibus ou caminhões para bloquear a saída dos militares, sitiam a cidade, muitas vezes sequestrando civis como reféns, enquanto explosivistas atuam nos cofres das agências. Quando não são usados explosivos, os criminosos agridem os funcionários do banco e ameaçam familiares, no interesse de subtrair o numerário.
Além de bancos, carros fortes, transportadoras de valores também são alvo dos criminosos. Para chegar ao objetivo eles roubam veículos, adulteram sinais identificadores, falsificam documentos, compram armas longas e munições de grosso calibre no mercado clandestino, entre outros ilícitos.
A Polícia Civil reforça que tem atuado para combater esse tipo de prática violenta no estado e identificar os criminosos que atuam fora, para que sejam localizados e presos.
FONTE: GONÇALVES, Heliana. 'Novo Cangaço': bandidos de AL migram para cometer crimes em outros estados do país: G1. Publicado em 23 de outubro de 2023. Disponível em: < 'Novo Cangaço': bandidos de AL migram para cometer crimes em outros estados do país | Alagoas | G1 (globo.com)>. Acesso em: 07 de março de 2024.
O nosso livro didático, as aulas, bem como o texto acima, poderão auxiliar na realização dessa atividade. Assim, com base no texto acima e nos conteúdos estudados do livro segurança empresarial, patrimonial, bancária e transporte de valores, verificamos a importância da segurança privada e da atividade de inteligência em segurança privada no Brasil.
Dessa forma a atividade MAPA consiste em você, como um gestor de inteligência em segurança privada, discorrer a resposta das questões, com base nos seguintes elementos:
- a) O que é a atividade de inteligência em segurança privada (ISP)?
- b) Qual o contexto que impulsiona a crescente importância da Inteligência em Segurança Privada (ISP), para organizações que necessitam de segurança?
- c) O que são dados, informações e conhecimento, e como esses três itens possuem ligação direta com da atividade de Inteligência em Segurança Privada (ISP)?
- d) Quais as ameaças que o Novo Cangaço oferece a atividade de segurança privada no Brasil e a sociedade?
- e) Como a atividade de inteligência em segurança privada (ISP), pode auxiliar organizações na implementação de melhores políticas de segurança e em tomada de decisões importantes?
ORIENTAÇÕES:
Realize uma leitura cuidadosa do livro da disciplina;
Assista ao vídeo explicativo gravado pelo professor;
Realize pesquisas complementares sobre o caso apresentado no corpo dessa atividade;
Realize pesquisas complementares sobre planejamento e implementação da segurança;
Ao realizar pesquisas, não faça cópia fiel e insira as devidas referências;
Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão que está disponível para download no Material da Disciplina;
Se certifique de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de Finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.