O SUS sofre resistências de profissionais de saúde, cujos interesses não foram contemplados pelas políticas de gestão do trabalho e educação em saúde. Além da crítica sistemática e oposição da mídia, o SUS enfrenta grandes interesses econômicos e financeiros ligados a operadoras de planos de saúde, a empresas de publicidade e a indústrias farmacêuticas e de equipamentos médico-hospitalares.
PAIM, J. S. Sistema Único de Saúde (SUS) aos 30 anos. Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, n. 6, p. 1723-1728, 2018.
De acordo com a lei 8.080, já abordada anteriormente, os objetivos do SUS são: a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde; a formulação de políticas de saúde; a assistência às pessoas por intermédio de ações
de promoção, proteção e recuperação da saúde, com realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.
Com base no exposto e diante dos nossos estudos na disciplina, analise as asserções abaixo avaliando a relação entre elas:
I. No SUS, universalidade supõe que todos os brasileiros tenham acesso igualitário aos serviços de saúde e respectivas ações, sem qualquer barreira de natureza legal, econômica, física ou cultural.
PORQUE
II. O princípio da equidade busca suprir a necessidade de assistência de saúde de acordo com a igualdade de condições.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: