Olá, caro estudante a atividade M.A.P.A. propõem o desafio de colocá-lo em uma situação próxima da sua futura atuação profissional que é a Avaliação em Gerontologia.
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, progressiva e ainda sem cura que afeta principalmente pessoas acima de 65 anos de idade, impactando a memória, linguagem e a percepção do mundo, resultando em diversos fatores que diminuem a qualidade de vida deste paciente como por exemplo o isolamento, a depressão e a dependência de cuidados. A doença provoca alterações no comportamento, na personalidade e no humor do paciente.O Relatório Mundial de Alzheimer divulgado em 2021 traz projeções na qual o número global de pessoas que vivem com demência triplique até 2050. No Brasil, cerca de 1,2 milhões de pessoas vivem com alguma forma de demência e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano. Em todo o mundo, o número chega a 50 milhões de pessoas. Segundo estimativas da Alzheimer’s Disease International, os números poderão chegar a 74,7 milhões em 2030 e 131,5 milhões em 2050, devido ao envelhecimento da população. Esse cenário mostra que a doença caracteriza uma crise global de saúde que deve ser enfrentada. Usando o slogam da campanha de 2023 no mês mundial do Alzheimer que é em Setembro “ Nunca é cedo demais, nunca é tarde demais ”, visando ressaltar o papel fundamental da identificação precoce da doença a proposta da atividade M.A.P.A será a aplicação do MINI EXAME DE ESTADO MENTAL (MEEM). Portanto vale a pena relembrar que dentro da avaliação geriátrica ampla (AGA) que é considerada um instrumento ouro na gerontologia temos o Mini Exame de Estado Mental (MEEM ) que é um instrumento de rastreio cognitivo breve mais empregado em situações clínicas e investigativas para transtornos cognitivos.
(Fonte: https://sbgg.org.br/wpcontent/uploads/2014/10/aula-aga.pdf / adaptado)
(Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/conhecer-a-demencia-conhecer-o-alzheimer-o-poder-do-conhecimento-setembro-mes-mundial-do-alzheimer/#:~:text=No%20Brasil%2C%20cerca%20de%201,casos%20s%C3%A3o%20diagnosticados%20por%20ano; adaptado).
Agora que você já entendeu a importância da AGA, vamos para as orientações sobre a aplicação prática da atividade proposta:
Etapa I (preparação para a realização da atividade):
a) Você escolherá uma pessoa idosa (60 anos ou mais) para aplicar especificamente o Mini exame de estado mental (MEEM);
b) Essa pessoa pode ser do seu convívio pessoal ou não (exemplo: família, amigo, vizinho, conhecido, cliente);
c) Prepare-se para este momento, leia, estude o material disponibilizado e leve com você uma cópia impressa da avaliação. Uma outra sugestão se possível é que você use um jaleco durante aplicação da avaliação.
Obs: o idoso não precisa ter diagnóstico de demência/ transtorno cognitivo.
Etapa II (avaliação):
a) Escolha um local tranquilo para esta avaliação onde não haja interrupções, barulhos que tire a atenção do idoso.
b) Realize a avaliação com calma e tranquilidade, anotando todas as respostas, tome cuidado para não "induzir " respostas.
c) Peça para alguém tirar duas (2) fotos durante a aplicação da avaliação sem expor o idoso
Observação sobre as fotos: Elas não precisam mostrar o rosto do idoso, o ideal é que a foto seja de perfil ou de costas (não mostrar o rosto). Entretanto obrigatoriamente a foto deverá mostrar vocês dois.
Etapa III (parte final):
a) Passe toda a avaliação (perguntas e respostas) para o formulário padrão da atividade M.A.P.A;
b) Insira as duas fotos ao final da avaliação;
c) E por fim após análisr o resultado da aplicação da avaliação, descreva três (3) orientações que você faria para a pessoa idosa considerando o que você observou na avaliação.
Dicas: Você encontrará o modelo do MEEM na pasta materiais da disciplina e na unidade I do seu livro didático nas páginas 31 a 35, ou neste link: https://www.geronlab.com/meem.html
Agora é mãos à obra, organize as etapas da sua atividade conforme orientações acima.
Caso tenha dúvidas assista a aula de orientação da atividade Mapa, lá você encontrará dicas para a execução da avaliação.