MAPA - TEAT - DRAMATURGIA TEATRAL - 52_2024
Olá, caro(a), aluno(a)! Você como estudante e futuro(a) professor(a) de Teatro já parou para refletir sobre seu trabalho como artista e sobre como a sua vivência criativa pode contribuir com a formação de seus alunos? Nesta atividade, vamos experienciar o processo de escrita dramatúrgica e traçar estratégicas pedagógicas para mediar a escrita de jovens e adolescentes no ambiente escolar.
Para começar, vejamos a percepção de José Eduardo Vendramin (2003, p. 45) sobre a escrita dramática:
A criação de um texto teatral implica – entre muitos outros assuntos – dois grandes procedimentos: imaginação e organização. O primeiro deles, pouco dominável (porém passível de desenvolvimento), confunde-se muitas vezes com o próprio ‘fazer artístico’, com o próprio ‘ser artista’. O segundo, mais obediente à vontade, é o conjunto de atitudes que filtra, seleciona e estrutura o material fornecido pela imaginação. Sem imaginação, o autor não tem material para trabalhar. Sem organização, por mais rico que seja, o material não se transformará em peça de teatro.
VENDRAMINI, José Eduardo. Sobre criação dramatúrgica e encenação. Sala Preta, v. 3, p. 45-51, 2003.
Diante disso, o desafio da atividade MAPA da disciplina de Dramaturgia Teatral é, justamente, propiciar a pesquisa e a experimentação dramatúrgica considerando sua atuação tanto como professor(a) quanto como artista de teatro
Sendo assim, a atividade será dividida em duas etapas:
1.Prática de criação artística
2.Desenvolvimento de uma proposta de ensino
Ambas as etapas serão baseadas no argumento de Vendramini, considerando sobretudo os procedimentos de imaginação e organização. Entenda cada etapa da atividade a seguir:
- Prática de criação artística
Esta proposta de escrita dramática se baseia em um processo desenvolvido pela Adélia Aparecida da Silva Carvalho durante o seu doutorado. A mesma toma o exercício de escrita de cartas como estímulo criativo para a escrita dramática.
DA SILVA CARVALHO, Adélia Aparecida. Casas dramatúrgicas: material criativo para ensino de dramaturgia. 2021.
COMO FAZER?
Primeiramente, na fase criativa – da imaginação – você deve escrever uma Carta de uma personagem da sua infância
“Orientações: Escolha alguma personagem (real ou fictícia) que povoe suas lembranças de infância e que você gostaria que te contasse, ou respondesse algo, e escreva uma carta dela para você. Para preparar seu texto pense/imagine: - Quem é essa personagem? - Quais as características dela? - Como essa personagem se expressaria em uma carta? Como ela escreveria? - Sobre o que você gostaria que ela te escrevesse? O que ela teria a te responder ou contar? - Como, ao te escrever, ela deixa entrever características dela e da relação entre vocês?” (Da Silva Carvalho, 2021, p. 70)
Em seguida – na fase da organização – você deve usar os elementos que apareceram na carta que você elaborou e estrutura-los no formato de um texto dramático: para esta escrita, vamos tomar como referência o formato tradicional de texto dramático, contendo diálogos, cenas e rubricas.
ORIENTAÇÕES PARA ESCRITA DO TEXTO DRAMÁTICO:
- a) Comece identificando qual ou quais são os personagens que aparecem na sua carta. Destaque-os
- b) Faça o mesmo com os lugares mencionados. Exemplo: o quarto, o parque, a rua vazia. 3) Organize os acontecimentos em uma linha narrativa, contendo início, meio e fim. Não é necessário seguir uma linha de 03/06/2024, 12:42 Unicesumar - Ensino a Distância about:blank 2/4 tempo linear. Pode ser que a sua história comece a ser contada no futuro e termine no passado, e tudo bem. Apenas destaque esse percurso na sua linha narrativa.
- c) Divida as cenas de acordo com a quebra de acontecimentos ou a mudança abrupta de lugares, sempre se baseando nos acontecimentos que aparecem na sua carta. Exemplo: Cena 01- a menina brinca de boneca no seu quarto/ Cena 02- a menina, já crescida, volta para o seu quarto de infância/ Cena 03- a menina faz a refeição na sala de jantar na companhia de sua mãe.
- d) Desenvolva os diálogos de cada cena informando o nome da personagem antes de cada fala. Caso haja apenas um personagem, você terá um monologo. Isso também está permitido.
- e) Use rubricas para descrever os lugares e as intenções das falas. Rubricas são textos breves que descrevem os ambientes, situações ou emoções presentes na cena. Exemplo:
“Cena 01
Um quarto vazio, pequeno, com marcas de giz e canetinhas pelas paredes. Três caixas posicionadas ao canto, lacradas com fita, onde se lê “para doação”. As janelas estão abertas e o vendo frio do entardecer toma conta desse espaço vazio. Marta se aproxima do quarto, olha com tristeza para as caixas, vai até a janela e fecha. Ainda com as mãos na janela e com a voz trêmula diz:
MARTA: se eu tivesse a chance, faria tudo diferente.”
Ao final desse exercício, você deverá ter produzido um texto dramático, com no mínimo 1 e no máximo 3 laudas do Word, considerando fonte Arial 12 e espaçamento 1,5. Não se esqueça de escolher um título para o seu texto.
Em seguida, você realizará a segunda etapa da atividade MAPA:
- Desenvolvimento de uma proposta de ensino
A partir do exercício de escrita dramática que você realizou acima, você irá elaborar uma proposta de ensino de escrita dramática a ser realizada com estudantes do ensino fundamental ou médio no ambiente escolar.
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA DE ENSINO:
- a) Estipular o período escolar e o tempo de aula destinado a essa atividade. Exemplo: Alunos do 9º ano - Ensino Fundamental II. A atividade será realizada em duas aulas de 45 minutos cada. b) Organizar a sua atividade de ensino considerando uma etapa de imaginação e uma et
- c) Elaborar um plano de aula contendo o objetivo de aprendizagem, a descrição do desenvolvimento das atividades, os recursos utilizados para a aula, e as referências que você utilizou no planejamento da aula.
O QUE PRECISA SER ENTREGUE?
Pronto! Para entregar a atividade MAPA você deve utilizar o Formulário Padrão MAPA inserindo suas produções nos locais identificados conforme a organização pré-estabelecida no próprio formulário.
-A carta que você produziu na etapa
1 -O texto dramático resultante da etapa
1 -O plano de aula da etapa
2 -As referências utilizadas na etapa 2
(Obs.: Caso você opte por utilizar imagens, áudios ou vídeos no seu plano de aula, anexe todos eles no arquivo final. No caso de áudios e vídeos, opte por links abertos do youtube ou drive).