Outras Justiças
A Justiça do Trabalho, responsável por 12% do total de processos, concentra temas sobre rescisões de contrato e suas verbas (4,1%). O padrão é o mesmo quando analisado separadamente no primeiro e no segundo grau.
Já na Justiça Federal, a maioria dos processos se refere ao auxílio-doença previdenciário (cerca de 1%). O Direito Previdenciário, aliás, domina todos os cinco principais assuntos da JF. Em segundo e terceiro lugar, por exemplo, vêm questões sobre aposentadoria por invalidez e por idade.
O auxílio-doença também é o segundo tema mais recorrente especificamente no segundo grau — perde apenas para questões de sucumbência. Já no primeiro grau a dominância é do Direito Tributário, especialmente temas sobre contribuições corporativas e sociais.
Nos juizados especiais, que concentram a maior parte das ações da JF, volta a se destacar o Direito Previdenciário, o que também ocorre nas turmas recursais. Na lista dos cinco maiores assuntos dos JEFs está também o auxílio emergencial, instaurado devido à crise de Covid-19.
Nos tribunais superiores, onde os números são sempre menores, os temas são mais equilibrados. Destaca-se o Direito Processual Civil e do Trabalho, com questões de sucumbência, partes e procuradores, liquidação, cumprimento, execução etc.
Já na Justiça Eleitoral, as principais questões levantadas envolvem cargos, candidatos e prestação de contas.
Fonte: Higído, José. Obrigações, contratos e relações de consumo são as mais comuns na Justiça. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2021-out-02/obrigacoes-contratos-sao-assuntos-recorrentes-justica/
Enunciado e comando indicando a ação esperada
Com base no texto acima, você pôde observar que o Direito das Obrigações é extremamente importante para a prática jurídica, sendo um dos assuntos mais presentes nos Tribunais brasileiros. Diante disso, explique como uma relação obrigacional é formada e indique algum problema que pode surgir que ger a necessidade de uma demanda no judiciário.