ATIVIDADE 1 - PED - POLÍTICAS E O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 54_2024
O plano de aula é uma ferramenta essencial para o professor, possibilitando a organização antecipada das atividades que serão ministradas em sala de aula. Nele o professor descreve a temática e o conteúdo que serão abordados, os objetivos de aprendizagem, os recursos didático-metodológicos e os instrumentos avaliativos do processo de ensino-aprendizagem.
Portanto, ao elaborar o Plano de Aula, o docente precisa desenvolver estratégias de articulação entre a quantidade de aulas semanais e as atividades que deverá incluir, no processo educacional, todos os alunos da sala, com orientações que visem à aquisição de saberes e competências. As ações docentes devem assumir o compromisso com a diversidade e com a equalização de oportunidades, favorecendo, principalmente, a colaboração.
CARVALHO, T. C. Educação Inclusiva e Integração Social. Maringá: Unicesumar, 2020.
Levando em consideração o exposto sobre Plano de aula, reflita sobre os recursos que devem ser utilizados para atender os alunos do Público-Alvo da Educação Especial. Para elaborar essa atividade, utilize como base o tópico I da Unidade IV: Possibilidades da Atuação Docente na Educação Inclusiva: alguns direcionamentos. O texto deve ter de 20 a 30 linhas e seguir a seguinte questão:
Para elaborar um Plano de aula é necessário pensar que além dos alunos típicos, a turma provavelmente terá alunos atípicos e com especificidades distintas. Assim, siga as orientações básicas propostas no Tópico I da Unidade IV do livro didático, descreva enquanto professor, duas orientações importantes que deve levar em consideração para elaborar um Plano de aula, a necessidade de seguir essas duas orientações e a sua importância para atender os alunos do Público-Alvo da Educação Especial.
Atente-se às orientações:
- Para responder as questões é imprescindível que atente-se as Unidades do livro da disciplina referente ao abordado nesta atividade e assista às aulas conceituais.
- Não é necessário título.
- Elabore sua resposta de forma dissertativa.
- Assista ao vídeo explicativo da atividade, disponível na Sala do Café.
- Escreva sua resposta contendo no mínimo 20 e no máximo 30 linhas.
- A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web. Lembre-se de fazer o uso correto de citações e referências, conforme as normas da ABNT.
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua escrita antes de enviá-lo.
- Sua resposta dissertativa deve ser escrito no próprio campo em branco abaixo (caixa de resposta).