- Para realizar essa atividade MAPA, você deve usar a cidade que você reside como mercado da empresa de Cibele e, assim, realizar a coleta de informações necessárias para a segmentação de mercado. Começaremos entendendo o mercado no qual a empresa Sol e Praia atua. Pesquise o mercado local, procurando entender os possíveis concorrentes da marca e como está o segmento de atuação da empresa. Em seguida, preencha a tabela a seguir com base nas informações solicitadas:
Mercado Local (pesquise e apresente 2 possíveis concorrentes da empresa Sol e Praia. Defina nome, produtos vendidos, valores, canais de comunicação e localização) |
CONCORRENTE 1
(Apresente aqui as informações coletadas) |
CONCORRENTE 2
(Apresente aqui as informações coletadas) |
Público-Alvo da Empresa (pesquise o perfil do público das empresas concorrentes apresentadas anteriormente) |
CONCORRENTE 1
(apresente informações referentes a idade, gênero, perfil e hábito de consumo dos consumidores desse concorrente) |
CONCORRENTE 2
(apresente informações referente a idade, gênero, perfil e hábito de consumo dos consumidores desse concorrente) |
Fonte: a autora.
- Agora é hora de colocar em prática o que você aprendeu sobre Segmentação de Mercado e auxiliar Cibele a definir o público de sua empresa. Analise o estudo de caso apresentado, estude o mercado local, seus concorrentes e o perfil dos possíveis consumidores da marca Sol e Praia. Em seguida, preencha a tabela a seguir:
SEGMENTAÇÃO DEMOGRÁFICA |
(apresente o perfil do público da empresa Sol e Mar, com base na segmentação demográfica – idade, gênero, renda, entre outros). |
SEGMENTAÇÃO GEOGRÁFICA |
(apresente o perfil do público da empresa Sol e Mar, com base na segmentação geográfica – localização do público-alvo). |
SEGMENTAÇÃO PSICOGRÁFICA |
(apresente o perfil do público da empresa Sol e Mar, com base na segmentação psicográfica – personalidade e estilo de vida). |
SEGMENTAÇÃO COMPORTAMENTAL |
(apresente o perfil do público da empresa Sol e Mar, com base na segmentação comportamental – ocasião de compra, benefícios esperados, fidelidade a marca). |
Fonte: a autora.
Você pode, e deve, usar o material da disciplina como apoio, na Unidade 4, para compreender os pontos que devem ser analisados em cada um dos tipos de segmentação. Elabore textos para definir e explicar o perfil do público.
- Para finalizar, é hora de apresentar à Cibele o perfil de seu público. Assim, elabore um texto, entre 7 e 15 linhas, apresentado e definindo o perfil do público-alvo da empresa Sol e Praia, sugerindo 1 (uma) ação de comunicação e marketing que pode ser realizada pela empresa com base no perfil do público definido. Não é preciso descrever a ação, apenas sugerir e justificar o porquê de sua escolha. A ação deve ser escolhida com base na Unidade 2, páginas 82 a 96, Gestão do Composto de Marketing – Promoção.
Orientações para realização da Atividade MAPA:
- Realize uma leitura do Livro da Disciplina.
- Responda todas as ETAPAS solicitadas na Atividade MAPA.
- A falta do cumprimento de algum requisito obrigatório acarretará em perda de nota.
- Para essa atividade, é obrigatória a utilização do Formulário Padrão do Word (doc.), disponível no ambiente da disciplina > Material da disciplina.
- Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de Finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
- A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas.
- Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu Professor Mediador, pelo Studeo, no Fale com o Mediador.
Bom trabalho!