1ª QUESTÃO
Chiavenato (2021) apresenta, na figura a seguir, cinco tipos de estilos de gestão de conflitos por meio de duas dimensões: a dimensão relacionada com a assertividade – tentativa de satisfazer seus próprios interesses –, e a dimensão relacionada com a cooperação – tentativa de satisfazer os interesses da outra parte. Os cinco estilos são conhecidos como: competição ou comando autoritário; colaboração ou solução de problemas; abstenção (evitação ou fuga); acomodação ou suavização; transigência ou compromisso.
Fonte: CHIAVENATO, I. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2021. p. 293.
Com base no texto e figura apresentados, assinale a alternativa que apresenta o estilo de gestão de conflito que reflete uma moderada porção de ambas as características de assertividade e cooperação:
ALTERNATIVAS
No estilo de evitação ou fuga, a existência do conflito é negada e oculta-se os verdadeiros sentimentos.
No estilo de acomodação ou suavização, o conflito é deixado de lado e busca-se a harmonia entre as partes.
No estilo de competição ou comando autoritário, uma solução é forçada e impõe a vontade de uma das partes.
No estilo de transigência ou compromisso, a negociação é feita para obter ganhos e perdas para cada uma das partes.
No estilo de colaboração ou solução de problemas, os envolvidos buscam uma solução que satisfaça as partes envolvidas.
2ª QUESTÃO
O conflito pode ser estritamente localizado e limitado, como também pode ser generalizado e se estender a toda a organização. Assim, existem vários níveis de abrangência do conflito, como organizacional, intergrupal, interpessoal e intraindividual. O organizacional, de modo geral, é motivado por normas de conduta ou por ações do gestor. Já o intergrupal, nas organizações, pode ocorrer entre departamentos ou entre níveis diferentes da organização. No conflito interpessoal, quando os autoconceitos das pessoas envolvidas são ameaçados, elas reagem, aumentando gradativamente o nível de conflito. Por fim, o intraindividual corresponde a um conflito pessoal e interno que provoca um colapso nos mecanismos decisórios normais, causando dificuldades na escolha entre várias alternativas de ação.
CHIAVENATO, I. Comportamento Organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2021. p. 290.
Com base no texto apresentado e em seus conhecimentos a respeito dos níveis de abrangência dos conflitos, examine as afirmações a seguir:
I. Os conflitos intraindividuais são autoestimulados.
II. O conflito interpessoal pode ser influenciado pelos interesses pessoais ou disputas de poder.
III. O conflito interpessoal e organizacional são conflitos interativos que ocorre entre duas ou mais pessoas.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
3ª QUESTÃO
Entre as abordagens da administração de conflitos nas organizações propostas por Chiavenato (2021), está a abordagem de processo dos conflitos. Esta abordagem procura reduzir os conflitos por meio de uma intervenção no episódio do conflito, e pode ser realizada de três maneiras diferentes: desativação do conflito, que ocorre quando uma parte reage cooperativamente, ao invés de agressivamente, ao comportamento de conflito da outra; reunião de confrontação ou acareação entre as partes; e colaboração, que é usada após ultrapassadas as oportunidades de desativação e de reunião de confrontação ou acareação.
CHIAVENATO, I. Comportamento Organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2021. p. 294.
Com base no texto apresentado e em seus conhecimentos a respeito das três abordagens quanto à administração de conflitos nas organizações, examine as afirmações a seguir:
I. A abordagem de colaboração e de acareação adotam a ação e reação cooperativa para levar uma das partes a ceder.
II. Na desativação do conflito, as partes trabalham juntas para solucionar problemas e identificar soluções do tipo ganha-ganha.
III. A abordagem de confrontação ou acareação entre as partes é adotada com o intuito de exteriorizar emoções para assim chegar a uma solução.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
4ª QUESTÃO
Uma situação conflituosa possui cinco estágios, sendo: estágio I, oposição potencial ou incompatibilidade; estágio II, cognição e personalização; estágio III, intenção; estágio IV, comportamento; e estágio V, consequências. A respeito dos três primeiros estágios, deve-se considerar que o primeiro passo do processo do conflito é o surgimento de condições que criam oportunidades para que ele se forme, sejam estruturais ou variáveis pessoais, por exemplo. As condições citadas no estágio I afetam negativamente os interesses das partes, mas o potencial de oposição ou de incompatibilidade se concretiza no segundo estágio, quando uma ou mais partes envolvidas se tornam conscientes da existência das condições anteriores.
ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2011. p. 439-444.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. As condições podem ser consideradas fontes ou causas dos conflitos, como ruídos na comunicação ou de personalidade.
PORQUE
II. Para que as condições antecedentes possam acarretar conflito, é necessário que o interesse de uma das partes seja afetado e que haja consciência disso.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.
5ª QUESTÃO
O conflito nas organizações pode apresentar diferentes níveis de abrangência, variando de macro a micro. O conflito organizacional, em geral, é motivado por normas de conduta ou por ações do gestor. O conflito intergrupal nas organizações pode ser horizontal, entre departamentos, ou vertical, entre níveis diferentes da organização. Já o conflito interpessoal afeta as emoções das pessoas envolvidas. Nesse tipo de conflito, quando os autoconceitos das pessoas envolvidas são ameaçados, as pessoas reagem, aumentando gradativamente o nível de conflito. Por fim, o intraindividual corresponde a um conflito pessoal e interno que provoca um colapso nos mecanismos decisórios normais, causando dificuldades na escolha entre várias alternativas de ação.
Fonte: CHIAVENATO, I. Comportamento Organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2021. p. 290-291 (adaptado).
Com base no texto e figura apresentados a respeito dos níveis de conflitos nas organizações, analise as afirmações a seguir:
I. O conflito intraindividual trata-se de um conflito generalizado.
II. O conflito interpessoal pode ocorrer entre uma pessoa e outra devido a objetivos ou interesses antagônicos.
III. O conflito organizacional compreende um nível macro de abrangência, sendo limitado e localizado em um departamento da organização.
IV. A existência de uma disputa entre a equipe de produção e a equipe de controle de qualidade, que gera um conflito horizontal, corresponde a um conflito de nível intergrupal.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
6ª QUESTÃO
Rodriguez e Serrano (1993, p. 97) consideram que o conflito “é o encontro entre duas ou mais linhas de força, com direções convergentes e sentidos opostos, resultando deste encontro a necessidade de uma gestão eficaz da situação, de modo a ser retirado algo positivo dela”. Assim, o conflito dentro de uma equipe não é necessariamente uma coisa negativa. Para alguns pesquisadores, as equipes totalmente isentas de conflitos tendem a se tornar estagnadas.
RODRIGUEZ, M.; SERRANO, G. Negociación en las organizaciones. Madrid: Endema, 1993. p. 97.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Durante o processo do conflito, as partes envolvidas veem-se como oponentes e concorrentes até que ocorra uma resolução.
PORQUE
II. O conflito surge quando existem interesses e visões antagônicas entre as partes envolvidas, gerando,
muitas vezes, sentimentos de estranheza e hostilidade entre as partes, até que a situação seja resolvida.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.
7ª QUESTÃO
A administração de conflitos dispõe de técnicas que facilitam o processo de resolução desses conflitos.
Essas técnicas de resolução possuem abordagens e objetivos diferentes, e sua escolha varia de acordo com o interesse das partes envolvidas. Robbins (2011) propõe as seguintes técnicas: resolução de problemas, por meio de discussão aberta; metas superordenadas e compartilhadas entre as partes; expansão de recursos para criar uma solução ganha-ganha; não enfrentamento, em que evita-se o conflito; suavização, que visa especialmente resolver os pontos de menor divergência e deixar os problemas maiores para depois; concessão, onde cada uma das partes abre mão de algo; comando autoritário, onde a negociação é centralizada na autoridade formal; alteração de variáveis humanas que possam ser trabalhadas para melhor o relacionamento; e alteração de variáveis estruturais, em que pode ser necessário um redesenho na estrutura, transferências ou reacomodações.
ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2011. p. 444.
Com base no texto apresentado e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que apresenta a técnica que o indivíduo pode sacrificar seus interesses em favor dos outros:
ALTERNATIVAS
Suavização.
Concessão.
Não enfrentamento.
Alteração de variáveis humanas.
Alteração de variáveis estruturais.
8ª QUESTÃO
O processo do conflito pode ser visto como composto por cinco estágios: oposição potencial ou incompatibilidade, cognição e personalização, intenções, comportamento e consequências. O estágio IV do processo do conflito é denominado como comportamento. Conforme Robbins (2011, p. 443), “quando a maioria das pessoas pensam em conflito, tendem a pensar no Estágio IV, pois é aqui que os conflitos se tornam visíveis. O estágio do comportamento inclui as declarações, ações e reações das partes envolvidas no conflito, geralmente tentativas explícitas por cada uma das partes conflitantes de implementar suas estratégias. Como resultado de cálculos errados ou de ações pouco habilidosas, os comportamentos explícitos às vezes são desviados de suas estratégias originais. Podemos pensar no Estágio IV como um processo dinâmico de interação. Por exemplo: você me faz uma exigência; eu respondo discutindo; você me ameaça; eu o ameaço de volta, e assim por diante.
ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2011. p. 443.
Com base no texto apresentado, é possível afirmar que o estágio de comportamento compreende o momento em que
ALTERNATIVAS
ocorre a decisão de agir de uma determinada maneira.
uma das partes envolvidas passa a sentir emocionalmente o conflito.
há o resultado final do conflito, podendo ser a melhora ou piora do desempenho do grupo.
a parte envolvida coloca em prática o que decidiu fazer para lidar com a oposição percebida.
uma ou mais partes envolvidas passam a estar conscientes da existência das condições anteriores ao conflito.
9ª QUESTÃO
Chiavenato (2021) apresenta um esquema visual com cinco tipos de estilos de gestão de conflitos por meio de duas dimensões: a dimensão relacionada com a assertividade – tentativa de satisfazer seus próprios interesses – e a dimensão relacionada com a cooperação – tentativa de satisfazer os interesses da outra parte. Os cinco estilos são conhecidos como: competição ou comando autoritário; colaboração ou solução de problemas; abstenção (evitação ou fuga); acomodação ou suavização; transigência ou compromisso.
Fonte: CHIAVENATO, I. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2021. p. 293.
Com base no texto e figura apresentados, assinale a alternativa que apresenta o estilo de gestão de conflito que reflete a assertividade para forçar uma solução que imponha seu próprio interesse:
ALTERNATIVAS
Estilo de evitação ou fuga.
Estilo de acomodação ou suavização.
Estilo de transigência ou compromisso.
Estilo de competição ou comando autoritário.
Estilo de colaboração ou solução de problemas.
10ª QUESTÃO
A administração dos conflitos conta com técnicas que facilitam o processo de resolução desses conflitos. As técnicas de resolução possuem abordagens e objetivos diferentes, e sua escolha varia de acordo com o interesse das partes envolvidas. Robbins (2011) propõe as seguintes técnicas: resolução de problemas, por meio de discussão aberta; metas superordenadas e compartilhadas entre as partes; expansão de recursos para criar uma solução ganha-ganha; não enfrentamento, em que evita-se o conflito; suavização, que visa especialmente resolver os pontos de menor divergência e deixar os problemas maiores para depois; concessão, onde cada uma das partes abre mão de algo; comando autoritário, onde a negociação é centralizada na autoridade formal; alteração de variáveis humanas que possam ser trabalhadas para melhor o relacionamento; e alteração de variáveis estruturais onde pode ser necessário um redesenho na estrutura, transferências ou reacomodações.
ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2011. p. 444.
Com base no texto apresentado e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que apresenta a técnica de resolução de conflitos que utiliza técnicas de modelagem comportamental para modificar atitudes e comportamentos que geram conflitos:
ALTERNATIVAS
Suavização.
Concessão.
Não enfrentamento.
Alteração de variáveis humanas.
Alteração de variáveis estruturais