MAPA - COMEX - SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL - 54_2024
Olá, pessoal!
Chegou a hora de elaborarmos nossa atividade MAPA, da disciplina de Sustentabilidade e Responsabilidade Social.
Agora é o momento de colocar em prática aquilo que vimos, estudamos e discutimos na teoria. Isso mesmo, você irá aprender um pouco mais sobre como a sustentabilidade pode ser trabalhada nas organizações.
Então, vamos lá?
Não se esqueçam, qualquer dúvida, consultem os professores.
Atividade:
Os pilares da Responsabilidade Social.
Como vimos no material didático (livro e aulas conceituais), muitas empresas têm adotado práticas sustentáveis e de responsabilidade social, um exemplo é a empresa Patagônia. Vamos conhecê-la?
A Patagônia tem sido líder do setor em práticas sustentáveis, ativismo ambiental e defesa da proteção de terras públicas por mais de 45 anos. E esse domínio reflete muito a cultura organizacional e os valores estabelecidos na empresa, tendo como filosofia “construir o melhor produto, sem causar danos desnecessários e utilizar os negócios para inspirar e implementar soluções para a crise ambiental”.
Além disso, a empresa doou 100% de suas economias fiscais para o meio ambiente e, desde 1985, comprometeu 1% das vendas para a preservação e restauração do mesmo. Segundo a empresa, foram mais de US$ 140 milhões concedidos em dinheiro e doações em espécie para grupos ambientais de bases nacionais e internacionais que fazem a diferença em suas comunidades locais.
No começo dos anos 1980, a Patagônia investiu em uma iniciativa focada em seus colaboradores que daria o tom para toda a cultura da empresa com o passar dos anos. Em 1983, a Patagônia começou a oferecer creches no local para seus funcionários com o intuito de melhorar a moral da empresa. A iniciativa tem sido uma dos benefícios favoritos dos funcionários e, segundo dados publicados pela Fast Company, o turnover de funcionários é 25% menor quando os pais têm filhos que frequentam a instalação.
Dito isso, pouco depois que o depois que programa de assistência infantil foi introduzido, a Patagônia investiu em uma lanchonete para seus funcionários na unidade de Ventura. Seguindo os princípios da organização de sempre respeitar e cuidar de seus colaboradores do mesmo jeito que se preocupam com o planeta, as opções alimentares oferecidas eram saudáveis e orgânicas, promovendo a autenticidade e eficácia da marca também "em casa".
Ao fazer isso, a empresa não apenas utilizava o marketing para convencer os clientes de sua missão eficazmente, mas também iniciaram uma cultura organizacional incentivada a continuar crescendo em originalidade.
Durante a pandemia, a Patagônia continuou pagando seus funcionários e só falou sobre a responsabilidade coletiva de proteger reciprocamente do vírus. Em suma, a cultura organizacional na Patagônia claramente funciona sendo favorecida pelos funcionários. Segundo dados publicados pela Forbes, a empresa tem uma taxa de rotatividade de funcionários surpreendentemente baixa, de apenas 4% — a média nos Estados Unidos é cinco vezes maior.
Fonte: https://g4educacao.com/portal/case-patagonia
A partir do tema estudado e do caso acima apresentado, responda às questões a seguir:
1) Conforme consta na Unidade 4 do material didático, Carroll (1991) concebeu quatro dimensões ou pilares da RSE em uma pirâmide. Quais são essas quatro dimensões e, de que maneira, você as identifica no caso citado da empresa Patagônia?
2) Além das quatro dimensões citadas na questão anterior, sabemos que a Responsabilidade Social Empresarial, está pautada sob as dimensões Interna e Externa. Indique quais elementos da empresa Patagônia, se caracterizam na dimensão Interna e na dimensão Externa e quais influências exercem.
3) Agora é hora de colocar em prática o que você estudou e aprendeu sobre Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Para a realização da atividade, você deverá analisar uma organização. Assim, escolha 1 (uma) empresa que você tenha acesso, para realizar a atividade. Pode ser o local em que você trabalha, um comércio próximo à sua casa ou a empresa de um amigo, ou familiar, por exemplo.
Empresa |
Apresente, brevemente, um histórico da empresa no mercado, falando sobre seu tamanho, desenvolvimento e atuação no mercado/segmento. Elabore um texto de até 15 linhas. |
Identificação de dimensões da Sustentabilidade |
Converse com gestores e/ou funcionários da empresa e apresente quais dimensões da Sustentabilidade são identificadas na empresa. Elabore um texto de 10 a 15 linhas. |
4) Depois disso, é o momento de conhecer como os stakeholders (clientes, fornecedores, colaboradores, comunidade local) identificam práticas sustentáveis na empresa que você pesquisou. Assim, entreviste 3 (três) clientes da empresa, buscando compreender quais os motivos que a levam comprar um produto ou serviço da empresa. Assim, elabore um texto de 10 a 20 linhas, analisando a resposta apresentada pela empresa e por seus clientes. Em que você deverá indicar por que entende que é importante as organizações estarem atentas ao tema da sustentabilidade e os elementos que a compõe.
IMPORTANTE:
- Faça o download do arquivo Formulário Padrão MAPA, que está disponível na pasta "Material da Disciplina".
- Preencha o cabeçalho com as suas informações (nome, RA, curso e disciplina).
- Anexe o arquivo na área de envio da atividade MAPA.
- Verifique se enviou o arquivo correto antes de clicar em "Finalizar".