MAPA - CBIO - ANATOMIA HUMANA - 54_2024
O corpo humano constitui-se em um dos conteúdos a ser especificamente trabalhado no âmbito das ciências naturais, tendo em vista a necessidade de desenvolver no aluno a compreensão dos processos fisiológicos envolvidos na preservação da vida e da saúde (TALAMONI, 2017).
Considerando o conteúdo do sistema digestório, pode ser trabalhado pelas ciências naturais, preferencialmente durante os primeiros ciclos do ensino fundamental por contribuir para “(...) que os estudantes construam uma noção integrada do corpo humano, que o empodere a lidar de maneira sistêmica com seu meio natural e social" (Moraes & Guizzetti, 2016, p. 257).
Ao compreender os processos morfofuncionais envolvidos na digestão, oferecem subsídios para a elaboração, por parte dos alunos e de seus familiares, de novos e mais saudáveis hábitos alimentares, hábitos estes que perpassam não só a questão da necessária dieta equilibrada de nutrientes como também dos hábitos de comer impostos pelos “novos estilos de vida e estética corporal, impostas por sociedades industrializadas e consumistas" (Gonzalez & Paleari, 2006, p. 14).
Moraes, V. R. A., & Guizetti, A. R. (2016). Percepções de alunos do terceiro ano do Ensino Médio sobre o corpo humano. Ciência & Educação, 22(1), 253-270.
Gonzalez, F. G., & Paleari, L. M. (2006). O ensino da digestão-nutrição na era das refeições rápidas e do culto ao corpo. Ciência & Educação, 12(1), 13-34.
Talamoni, A. C. B., & de Andrade Caldeira, A. M. (2017). Ensino e aprendizagem de conteúdos científicos nas séries iniciais do ensino fundamental: o sistema digestório. Investigações em Ensino de Ciências, 22(3), 1-15.
Nesta atividade Mapa, vamos elaborar um modelo do sistema digestório que auxilie nas aulas como recurso didático. Desta forma, com os conteúdos assimilados durante as aulas e leitura do livro, para a confecção de um modelo didático apresentando o sistema digestório.
1ª parte: Elaborar o modelo didático:
Assista ao vídeo: <https://www.youtube.com/watch?v=WFWFGwH5Ztk>.
Lista de materiais:
-1 folha de sulfite A4
-1 canetão preto
-1 caixa de massa de modelar (6 cores, boca e esôfago podem ser da mesma cor)
-1 lápis
Marque e corte na folha sulfite A4 um corpo de perfil.
Com a massa de modelar, faça representações dos órgãos envolvidos no sistema digestório. Use o lápis para acrescentar detalhes estruturais.
Procure utilizar uma cor de massa de modelar para cada órgão construído.
Organize em seu modelo os órgãos, tais quais estão dispostos no corpo humano.
Com o modelo didático organizado, utilize a caneta ou canetão para indicar o nome de cada estrutura que você representou.
Seu modelo está pronto!
Você poderá utilizar esse modelo para explicar a Anatomia e Fisiologia do sistema digestório em suas aulas.
2ª parte: Responda:
-Por meio de um esquema, cite a ordem dos órgãos que o alimento segue;
-Descreva a posição anatômica de cada um dos órgãos envolvidos na digestão (boca, esôfago, estômago, fígado, intestino delgado e intestino grosso.
-Tire fotos: 1 foto em que você apareça confeccionando o modelo e 1 foto do modelo finalizado.
*Não faça alterações (como acrescentar ou diminuir slides) no arquivo formulário-padrão para responder atividade MAPA de Anatomia humana.
Procedimentos para realizar a atividade:
Inserir nos campos específicos do "FORMULÁRIO PADRÃO PARA RESPONDER ATIVIDADE MAPA DE ANATOMIA HUMANA" as fotos e respostas.
Como deve ser entregue?
Salvar o arquivo em formato PDF. (Clicar em Arquivo > Salvar como > em tipo, alterar para PDF).
Anexar o arquivo final em PDF no ambiente específico para envio do MAPA. Certificar-se do anexo correto do arquivo antes de finalizar e, então, clicar em "Finalizar Questionário".
ATENÇÃO!
Só finalize a atividade se tiver certeza de que anexou o arquivo correto, não é possível realizar a abertura do envio depois que o mesmo foi finalizado!