SEGUNDA ETAPA: ANÁLISE - Situação Problema
Quando se estuda a história, necessário se faz uma abordagem teórico-metodológica para explicar um determinado tema. Gilberto Freyre fez uma análise antropológica da formação de nossa sociedade. Para este autor a beleza de nossa sociedade está na convivência entre os diversos povos que aqui fincaram raízes. A miscigenação é a síntese da beleza do Brasil, seja ela nas características físicas ou culturais.
TERCERIA ETAPA: AÇÃO - Realização da atividade
Objetivo: Refletir sobre a formação da sociedade brasileira a partir das características da colonização portuguesa, compreendendo os elementos que contribuíram para a estrutura social, econômica e cultural do Brasil contemporâneo.
Instruções:
Leitura e Análise: Após a leitura atenta do texto sobre a colonização portuguesa do Brasil, identifique os principais elementos que caracterizaram essa colonização.
Desenvolvimento da Dissertação:
Introdução: Apresente brevemente o contexto da colonização portuguesa do Brasil, destacando a importância de compreender suas características para analisar a formação da sociedade brasileira.
Desenvolvimento:
Explique como a estrutura agrária e escravocrata influenciou as relações sociais e econômicas no Brasil colonial.
Discuta a importância da miscigenação (união do português com a mulher indígena e, posteriormente, a incorporação do negro) para a formação da identidade cultural brasileira.
Analise o papel do exclusivismo religioso e do espírito político e econômico na consolidação da sociedade colonial brasileira.
Conclusão: Reflita sobre como essas características da colonização portuguesa ainda influenciam a sociedade brasileira atualmente. Considere aspectos como a diversidade cultural, as desigualdades sociais e econômicas e os desafios para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Entrega: A dissertação deve ser entregue no formato de texto, com extensão descrita abaixo. Utilize citações do texto base para fundamentar seus argumentos.
Nota: Encoraje-se a realizar pesquisas complementares para enriquecer sua análise, sempre citando as fontes consultadas.
Essa atividade visa não apenas compreender aspectos históricos, mas também estimular a reflexão crítica sobre como o passado colonial se reflete na realidade brasileira atual, promovendo uma compreensão mais profunda dos desafios e potencialidades da sociedade brasileira.
IMPORTANTE:
1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais >> Material da Disciplina;
2. Disserte a respeito do tema, seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente. Obs: seu texto deve conter no mínimo 15 linhas e no máximo uma lauda (página).
3. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina.
4. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
5. Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar.
6. Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zerada. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
7. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
8. Procure sanar suas dúvidas junto a mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
9. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software, etc. e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao seu Professor(a) Mediador(a)