Sobre as cidades modernas, sabe-se por relatos de historiadores, que na Europa de 1700 possuía dois agrupamentos urbanos principais: Flandres e o norte da Itália, este último acompanhado por índices de urbanização importantes. Na Europa Central e oriental, em razão da presença germânica na direção leste, foi possível assinalar a existência de um número elevado de grandes cidades, tais como, Praga, Viena, Breslau, Moscou, Belgrado, com pelo menos mais de quarenta mil habitantes. No extremo oposto, nas ilhas britânicas e na Escandinávia, a rede urbana encontrava-se ainda pouco desenvolvida, à exceção de Londres, Dublin, Estocolmo e Copenhague.
Fonte: https://gvcult.blogosfera.uol.com.br/2017/04/04/3020/?cmpid=copiaecola. Acesso em: 16 jul. 2024.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Sobre o período histórico conhecido como a Idade Moderna, a queda da cidade de Constantinopla, onde atualmente encontra-se a Turquia, consolidou o início da Idade Moderna pelo movimento Renascentista, pois o domínio da cidade para os otomanos mudou o comércio mundial para o oceano Atlântico.
PORQUE
II. A cidade de Constantinopla era, até o histórico momento de sua queda, uma das mais importantes no mundo, pois sua localização funcionava como ponte para as rotas comerciais que ligavam a Europa à Ásia por terra.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: