Stilo Camisas (fictícia) é uma fábrica de camisas de porte pequeno, com dois sócios e 25 colaboradores, que vão desde o designer de estampas até o empacotador. Sempre conseguiram entregar seus produtos no prazo e com excelente qualidade.
Este ano, porém, fecharam contrato com uma grande concessionária de veículos, para produção de camisas de uniforme, sendo elas masculina e feminina, de manga longa e manga curta. Para atender essa demanda, eles precisaram fazer um investimento e aumentar a mão de obra, matéria prima e equipamentos, visando também alcançar mais clientes futuramente.
Porém, durante os primeiros 30 dias, na produção do primeiro lote de 800 camisas, foram identificadas várias inconformidades em peças confeccionadas.
Assumindo, você, o papel de responsável pelo setor de qualidade, o primeiro passo foi listar em uma tabela os defeitos e a frequência, conforme disposto a seguir:
Fonte: Elaborado pelo autor, 2024.
A fim de encontrar soluções para o problema e garantir que a fábrica volte a entregar produtos de qualidade, você poderá, utilizando o controle estatístico do processo, ter embasamento para a tomada de decisão. Dessa forma, é necessário que:
1) Construa um gráfico de Pareto com base nos dados fornecidos.
2) Identifique a categoria de defeitos mais frequente que a fábrica deve priorizar para resolver seus problemas de qualidade nas camisas.
3) Elabore um diagrama de Ishikawa com as possíveis causas que podem ter acarretado esse defeito.
4) Sugira soluções para as causas do defeito identificado.
Atenção: revise o seu trabalho antes de enviar, para evitar que a avaliação seja incompleta.
Bons estudos!